Honrar traz sucesso

Honra o seu parceiro

Vamos dar continuidade à nossa semana especial sob o tema “Honrar traz sucesso”. Neste segundo dia o assunto é “honra o seu parceiro”. A bíblia por si mesma reconhece que o relacionamento amoroso entre duas pessoas é um grande mistério (Efésio 5:31-32). No entanto, desafia particularmente a cada uma das partes a praticar certos princípios, prometendo um relacionamento saudável com tais práticas. E é sobre isso que vamos tratar hoje.

Vamos ler a bíblia em I Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. Efésios 5:33 diz “Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”.

Para entendermos o negócio de marido como cabeça da mulher (Efésios 5:23) é necessário estudarmos Cristo como cabeça da igreja. Jesus como cabeça da igreja é uma figura de referência, um espelho de exemplaridade (I Pedro 2:22). Quando a igreja quer se inspirar em alguém encontra Ele em primeiro lugar.

Como cabeça da igreja, Jesus é também alguém que se oferece como “bode expiatório” da igreja. Ele toma sobre si as falhas, os erros da igreja e entrega-se como escudo para defender a Sua igreja de qualquer um que queira utilizar as falhas e os erros da igreja como pretexto para atacá-la. Ele defende a igreja com a sua própria vida (Efésios 5:25; João 10:11).

Ainda como cabeça da igreja, Jesus é um Mestre, pois ensina a igreja como proceder para ser irrepreensível. A ideia de Jesus como Mestre não é fazer com que os outros não tenham por onde repreender a igreja… Não, não. A ideia de Jesus é ensinar a tal ponto de Ele mesmo não ter por onde repreender, é por isso que Efésios 5:27 diz “para a apresentar a si mesmo…”.

Jesus não é aquele tipo de Homem que adorna a sua esposa para todo mundo ver que ela é bonita. Jesus é aquele parceiro que adorna a sua esposa por dentro e por fora para apresentar a si mesmo uma esposa bonita e gloriosa (Efésios 5:27). A ideia de Jesus é exibir para si mesmo. Se o mundo vê tudo bem, mas a intenção dEle é exibir para si mesmo.

Continuando, Jesus como cabeça da igreja é governador da vida da igreja. A bíblia diz que Ele é o Senhor (João 13:13). Mas Ele não forçou a igreja a olhar para Ele como cabeça, Jesus foi construindo esse reconhecimento por meio das Suas obras, submetendo-se ao Deus Pai (Filipenses 2:6-11).

Quando o Homem decide desempenhar o seu papel como cabeça da mulher como Cristo desempenhou o papel de cabeça da igreja, tudo acaba desaguando na transmissão para a mulher do que Jesus transmitiu para a igreja. Tudo desagua na transmissão do amor e da glória.

Ao dizer “coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher” (I Pedro 3:7), o apóstolo Pedro leva-nos a entender como Jesus coabitou connosco, desempenhando o Seu papel de cabeça da igreja. Ou seja, fala do dar honra como Jesus fez, transmitindo-nos uma série de coisas que nos tirou da posição de rebeldia para gente de honra.

Jesus Cristo não tirou a igreja da rebeldia com violência nem com mão forte. Há homem que bate na sua esposa. Há homem que fala mal da sua esposa. Heiii! Se alguma coisa não está bem, faz como Jesus. Ele não violentou nem obrigou, Jesus resolveu o problema da igreja resplandecendo, e a igreja seguiu-Lhe.

Mas a bíblia não só desafia o homem. A Palavra de Deus desafia também a mulher. E para o caso da mulher é ainda mais desafiador. É que apesar de reconhecer que a mulher é o vaso mais fraco, a bíblia desafia a mulher a reverenciar o seu esposo, ainda que este não esteja a posicionar-se correctamente como cabeça da mulher (I Pedro 3:1).

É preciso entender que para Deus, a posição da mulher não é atrás do homem; não é ao lado do homem; não é a frente do homem; não é em cima do homem; nem é embaixo do homem. Para Deus, a posição da mulher é diante do homem (Génesis 2:18). A posição de mulher na vida de um homem é diante do homem.

Vou escrever “rasgado” para todos entenderem. Mulher diante do homem é aquela posição do beijo. Deus quando fez a mulher, fez para ficar naquela posição. Deus fez a mulher para ficar diante do Homem. O seu lugar mulher não é detrás de um grande homem…não não não… o seu lugar mulher é diante dele [risos…].

Deus sobrecarregou a mulher a esse ponto de se submeter mesmo que homem não obedeça a palavra, por entender que quando a mulher ocupa a sua posição de direito (diante do homem) e reverencia o seu marido, este por causa do procedimento da sua esposa é ganho sem palavras (I Pedro 3:1). A mulher reverencia o seu marido posicionando-se diante dele sendo mansa (bom trato/dócil) e quieta (I Pedro 3:4).

Isso não significa que a mulher não tem voz no lar. Para entendermos melhor sobre reverenciar o marido é preciso irmos a Génesis para estudarmos Sara, a esposa de Abraão (I Pedro 3:6).

Em Génesis 16:1-2, vemos Sara falando com o seu esposo, dizendo a Abraão para relacionar-se sexualmente com a sua serva, porque ela era estéril e ela acreditava que o filho da promessa viria por meio do ventre de outra pessoa. E Abraão seguiu o conselho da esposa. Aqui nós vemos Sara com voz no lar. Atenção que Sara é considerada o exemplo de mulher submissa na bíblia (I Pedro 3:6).

Em Génesis 20, vemos que Abraão negociou com Sara para dizer que não é esposo dela, mas sim irmão. Tinham medo de morrer. E Sara por ser submissa ao esposo aceitou. Não fosse a intervenção de Deus, Sara quase que iria relacionar-se sexualmente com o Rei Abimeleque, sendo esposa de Abraão. Só para você ter uma ideia de quão submissa era Sara.

Mas a passagem que nos mostra nitidamente que o facto de ser submissa não tem a ver com falta de voz no lar, está em Génesis 21:10. Depois de Sara desamamentar Isaque, Abraão deu um grande banquete e o filho de Agar zombou. Sara se levanta e disse a Abraão “Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque” (Génesis 21:10).

Alguém pode perguntar onde está a submissão de Sara nesta colocação? Sara era esposa de Abraão podia pessoalmente expulsar a serva Agar (até porque servia a ela [cf. Génesis 16:2]), mas foi falar com o marido para ele expulsar. Isso é coisa de alguém que reverencia o marido. Abraão endureceu o coração, mas Deus disse faça o que tua esposa está dizer (Génesis 21:12).

Ó mulher, não tema reverenciar ao seu marido! A reverência ao seu esposo não te faz perder espaço de participar das decisões do lar. O que a reverência traz é você diante do seu esposo participar das decisões da casa, agindo com mansidão e sossego (I Pedro 3:4). Isto é participar com sabedoria.

Já terminei! Por hoje é tudo. Guarda esta mensagem no seu coração. Amanhã tem mais. A nossa semana especial continua e vamos falar amanhã sobre como honrar o próximo. Espero por si. Se você ainda não é cristão e quer dar o primeiro passo clica aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top