Honrar traz sucesso

Honra o próximo!

Minha oração é que ninguém leia estas sete mensagens e permaneça o mesmo. O meu pedido a Deus é que cada pessoa possa subir de nível de abençoado para bênção. E quem já se sente uma bênção desça sobre ele a porção dobrada do que ele é. Sabe duma coisa? A vida de muita gente está parada porque todo mundo quer ser abençoado e ninguém quer ser uma bênção. Todos na expectativa de receber algo da parte de Deus, ninguém disponível para ser quem faz a entrega.

Mais grave do que isso, os poucos que se disponibilizam para ser uma bênção nas nossas vidas são esses de que falamos mal deles. Nesta semana especial sob o tema “Honrar traz sucesso”, quero falar hoje sobre o segredo de honrar o próximo.

Vamos ler Romanos 12:10 “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. E respondendo a pergunta “Quem morará no teu santo monte?” feita em Salmos 15:1, o Salmos 15:4 diz “aquele a cujos olhos réprobo [odiado] é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.”

Um doutor da lei certa vez perguntou a Jesus “quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29) e Jesus contou-lhe a parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37). Sendo Jesus um judeu e trazendo para parábola um samaritano fazendo o bem, Jesus estava mostrar para nós que o nosso inimigo também é nosso próximo. É preciso lembrar que judeus e samaritanos não se entendiam; se preferir, judeu e samaritano não conseguiam se “engolir” (João 4:9).

Jesus estava a dizer: aquela pessoa que você não fala com ela porque é muçulmano, também é seu próximo; aquela pessoa que você não fala com ela porque é católico ou evangélico, também é seu próximo; aquele pastor que você chama de falso profeta ou curandeiro religioso também é seu próximo; mesmo aquela pessoa que não é crente, também é seu próximo. Este é o evangelho de Jesus Cristo! O evangelho onde o inimigo é bem-vindo a casa (Mateus 5:44). O evangelho onde se fala bem do inimigo!

Estava primeiro a tentar ajudar alguém a saber quem é o próximo. Entrando para mensagem, Apóstolo Paulo chama-nos em Romanos 12:10 a preferirmo-nos em honra uns aos outros. E Davi pelo espírito por meio de uma lista de coisas que dá para ser um verdadeiro cidadão do Reino dos Céus, fez constar a honra. Ou seja, ser uma pessoa que honra os outros é uns dos requisitos para Deus olhar para nós como verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

Estudando a Palavra de Deus, sobretudo Mateus 5 e Salmos 15, encontramos duas dimensões de honrar o próximo. A primeira dimensão está no falar bem dos outros e a outra está no comportar-se como crente de verdade (Salmos 15:4; Mateus 5:44).

Uma das ordens de Jesus é que nós temos de assumir publicamente que nós seguimos a Ele (Mateus 10:32-33). Você não pode esconder que você é crente. A bíblia indica o que deve ser feito em oculto e o que não deve ser oculto. Por exemplo, dar esmola aos pobres e jejuar são coisas que são feitas em segredo (Mateus 6:1-18), mas não deve ser segredo que você é crente e segue Jesus.

Quando comecei a frequentar a universidade eu era o tal que dizia que “Deus não existe, isso é coisa das vossas cabeças”. Mas depois da madrugada de 21 de Março de 2017, fiz questão de pôr no facebook para todos colegas lerem: essa coisa de ajoelhar orar funciona; Ele é; Ele existe; Ele faz, Ele faz…

No dia 21 de Março de 2017, eu ajoelhei-me para orar no meu quarto, à madrugada, e de repente uma camada de ar saiu do meu corpo e voou, espontaneamente comecei aplaudir a Deus e agradece-Lo. E por volta das 3:00 horas da manhã, após eu subir à cama e cobrir-me com a minha manta para dormir, desceu uma camada e cobriu-me. Não perguntem nada sobre isso, eu também não sei o que significa; a única coisa que sei é que a partir daquele dia nunca mais duvidei que Deus é Deus e para Ele nada é impossível. Seguir Jesus é uma coisa nobre, você não pode esconder isso.

Ao assumirmos Jesus, temos de nos comportar como cristãos de verdade. Quando não nos comportamos como tal, desonramos os nossos irmãos na fé. No Salmos que lemos, o que Davi está dizer é: ainda que a sociedade te despreze por você procurar seguir as instruções bíblicas para levar a vida, você não pode recuar, porque ao recuar você está desonrar aos que temem a Deus.

Quando você decidiu seguir Jesus, você tornou-se membro de um corpo. Então todo escândalo que você faz, mexe com a reputação dos outros membros do corpo de Cristo. O que Davi está dizer em poucas palavras é que você não pode ser uma vergonha para a igreja de Cristo.

A nossa reputação pode não ser nada para nós, mas é muito importante para Deus. Ao orarmos dizemos “santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9). A nossa reputação como crentes é que coloca a reverência “santificado seja o teu nome” em prática. Quando a nossa reputação como crentes é má, nós estamos a blasfemar o caminho do Senhor Deus de Israel (I Pedro 2:2).

O compromisso com Cristo em algum momento pode prejudicar-te, mas você não deve mudar de caminho. Quando você se assume como crente e depois começa a “varrer” sexualmente as meninas do bairro, você está desonrar os que temem ao Senhor; quando você mulher anda deixar homens te “provarem”, você está desonrar os que temem ao Senhor; quando você é político, crente em Cristo, e anda governar mal, você está desonrar os que temem ao Senhor.

Acompanha a pergunta de Davi: Quem morará no teu santo monte Deus? Aqueles que ainda desprezados honram aos que temem ao Senhor (Salmos 15:1,4). Deixa falarem que você é matreco e que você é um 365 dias sem prazer; enquanto eles contam as suas experiências sexuais em pecado, você conta as suas experiências com a glória de Deus. No tempo da colheita, saber-se-á quem foi sábio e quem foi tolo.

Quanto à outra dimensão, meus irmãos, é terrível o que acontece nas igrejas hoje. A igreja da mão estendida está a desaparecer. A igreja que amplia a voz de Cristo dizendo “eu vim para salvar e não para condenar” está a desaparecer. A igreja de Cristo está a virar lugar de murmurar e falar mal do outro.

Meu irmão e minha irmã, quando Deus quiser te abençoar, Ele vai utilizar pessoas. Ele vai tocar coração de pessoas. Não é por acaso que a bíblia diz que não é possível amar Deus sem amar o próximo (I João 4:20). Os Céus estão programados para manifestar o Seu amor pelo Homem através do próprio Homem (Mateus 25:40).

Para Deus amar o Homem de tal maneira, primeiro teve de fazer o Verbo tornar-se carne (João 1:14). Jesus teve de aniquilar-se e fazer-se semelhante aos homens para manifestar o Seu amor (Filipenses 2:7). Deus podia manifestar Sua misericórdia de outra forma sem precisar do Verbo tomar a forma do Homem (Lucas 1:37), mas Jesus veio porque os Céus estão programados para manifestar o amor através do Homem.

A honra ao próximo é alimentada pelo amor ao próximo, por isso apóstolo Paulo começa por dizer em Romanos 12:10 “Amai-vos cordialmente uns aos outros…”. Dar honra ao próximo sem amá-lo é atitude mecânica.

Cada Homem é vaso de Deus para manifestação do amor dos Céus. O Senhor Jesus Cristo está nos Seus discípulos (Mateus 10:40). E discípulos de Jesus são todos aqueles que escolheram a Palavra de Deus e adoptaram-na como sua maneira de viver (João 8:31). É daqui que há uma necessidade de você honrar o seu próximo. Ele pode não ser de nada, mas o que ele carrega pode mudar a sua história (Atos 3:1-8).

Maldizer e invejar o próximo não vai te levar a lugar nenhum. Jesus Cristo amava a todos apóstolos, mas acarinhava mais o apóstolo João. João é o único discípulo que a bíblia descreve que ficava no seio de Jesus (João 13:23). Nem com isso os outros sentiam inveja, antes ficavam felizes com a ideia, porque sabiam que quando quisessem ter resposta de algo muito delicado iriam dizer João para perguntar e a este Jesus certamente responderia (João 13:23-26).

Deixa de falar mal e invejar. Honra o próximo. Em Mateus 25:40 Jesus diz “em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. O teu próximo é pequenino irmão de Jesus, não o trate como qualquer pessoa. Aprenda a tratar o próximo como quem trata ao próprio Jesus. O próximo não precisa merecer; a bíblia ensina que é nosso dever dar amor imerecido ao próximo (Romanos 5:8; João 15:12).

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top