Honrar traz sucesso

Honrar sem escovar

Estamos na semana especial na Chave de Davi. E o tema que está guiando as nossas mensagens esta semana é “Honrar traz sucesso”. O subtema de hoje é “Honrar sem escovar”. A fronteira de honrar e escovar é uma linha muito fina e muitas vezes caímos nela. É nosso dever como cristãos honrar as pessoas, e a bíblia ensina como honrar a cada tipo de pessoa.

A título de exemplo, a maneira de honrar um líder é diferente da maneira de honrar os seus pais, e a maneira de honrar a seu esposo é diferente de como se honra um irmão em Cristo. Mas antes de entrar detalhes vamos separar as águas sobre o que é honrar e o que é escovar. Temos feito muita confusão, vezes há em que ao invés de honrar, escovamos.

Vamos ler Mateus 22:19-21 “Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele disse-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Disseram-lhe eles: De César. Então, ele lhes disse: Dai, pois, a César e a Deus, o que é de Deus”.

Espiritualmente, Jesus foi morto para remissão dos pecados de toda humanidade (João 4:42; Hebreus 9:22). Mas carnalmente, Jesus foi morto porque os Homens não compreendiam que Jesus era Rei sim, mas não rei deste mundo (João 18:36). Os homens pensavam que Jesus estava a fazer-se Rei, num lugar onde já havia rei (Mateus 2:3). Como num reino não pode haver dois senhores e como forma de evitar instabilidade, eles decidiram procurar motivos para matá-Lo (João 11:53).

É interessante a morte de Jesus sob ponto de vista carnal. É impressionante o jogo de cintura que Deus usou para utilizar motivos carnais para atingir o objectivo espiritual que é a remissão. Acredito que Deus um dia vai dar-nos tempo para conversarmos sobre isso com mais detalhe, por hoje só estou introduzir isso para entendermos o porquê dessa passagem bíblica em Mateus 22:19-21.

Na procura de motivos para acusar Jesus para matá-Lo, os fariseus e os herodianos foram experimentar Jesus (Mateus 22:18). Eles foram perguntar se podiam dar tributo a César ou não, segundo o caminho de Deus que Jesus estava ensinando. Essa era uma grande ratoeira, considerando que os fariseus estavam convictos que Jesus estava fazer-se Rei, num reino em que tem outro Rei.

Eles esperavam que Jesus fosse responder que parassem de dar tributo a César e passassem a dar tributo a Ele ou a Deus, se preferirmos. Mas Jesus sabiamente evidenciou que Ele e César pertenciam a reinos diferentes e que se deve dar tributo consoante a quem pertence aquilo que se vê (Mateus 22:20). Se você vê Deus naquela obra entrega a Deus, mas se você vê Homem naquela obra, entrega ao Homem. Tão simples assim.

Jesus pregando, uma mulher no meio da multidão aprecia a obra de Jesus e vê a imagem de Maria e levantou a voz e disse “Bem-aventurado o ventre que te trouxe” (Lucas 11:27). É mesmo assim, Deus quando te levanta e te faz brilhar, as pessoas antes de conhecer bem a palavra é normal que pensem que é mérito humano. Pensam que você não é mulherengo, porque foi bem-educado; pensam que você se guarda para o casamento, porque foi bem-educado [risos…].

O que Jesus diz em Mateus 22:21 é: se você vê que esse comportamento é coisa do Homem então tributa ao Homem, mas se você vê que esse comportamento é coisa de Deus então tributa a Deus. Portanto, não há mal nenhum em honrar ou prestigiar alguém. Deus se agrada disso (Mateus 22:21; I Timóteo 4:17).

Chamo a sua atenção para uma coisa, Jesus exorta aos Homens a não viverem interessado pelas honras dos Homens (João 8:50). Não é correcta a postura de fazer coisas com intenção de receber honras ou ser engrandecido pelas pessoas.

Continuando, quando nós lemos sobre a mulher que levantou a voz no meio da multidão para dizer a Jesus “Bem-aventurado o ventre que te trouxe” (Lucas 11:27), vemos que ela apenas reconheceu o mérito, tanto de Maria quanto de Jesus. Quando lemos a passagem, onde Jesus acalmou o vento, vemos que os discípulos apenas reconheceram que Ele não era uma pessoa qualquer (Mateus 14:32-33; Marcos 4:41). Podemos perceber por meio dessas passagens e outras tantas, que honra é tratada como fim.

No lambibotismo não se faz assim. No escovismo não se procede assim. Quando estamos a polir alguém, a honra deixa de ser um fim por si e passa a ser um meio para alcançar simpatia do escovado a fim de obtermos favores da parte daquela pessoa. Por outra, um escovinha honra o outro para ganhar alguma coisa fora da exaltação do honrado.

Uma coisa é você honrar no desejo de ser uma bênção na vida daquela pessoa e até certo ponto ter lá no fundo expectativa de colher benefícios disso da parte de Deus, outra é você honrar a fim de obter favores da parte do honrado.

Não é assim tão fácil ver quem está escovar no evangelho, porque o papo é sempre aquele: louvo a Deus pela sua vida. Na hora é difícil ver, mas pelos seus frutos é possível ver. Mas a melhor forma de prevenir-se da corrupção advinda da honra do lambe bota, é buscar observar a Palavra de Deus na sua forma de abordar a vida. Quando você está posicionado na orientação bíblica para decidir a falsa honra não prospera.

Por sua vez, a melhor forma de quem honra evitar cair no escovismo é dar honra mas sempre para glória de Deus. Toda honra que damos a uma pessoa aqui na terra tem de ser para glória do Deus Pai, incluindo a que damos a Jesus (Filipenses 2:10-11).

Esta foi a mensagem para hoje, primeiro dia, amanhã vamos ver como honrar a sua esposa ou namorada; esposo ou namorado. Espero por você amanhã. Se você ainda não é cristão e quer dar o primeiro passo clica aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598764
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1204
772
4911
538260
13551
11495
598764

Seu IP: 207.46.13.124
2024-09-19 21:31

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top