Deserto da Judeia

Rigor no Dia do Juízo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ao mundo pertencem pelo menos três grupos de pessoas: gente que morre sem oportunidade de ouvir o evangelho de Cristo; pessoas que se recusam a ouvir o evangelho; e indivíduos que ouvem e até recebem milagres da parte de Deus, mas não se arrependem.

Jesus explica que o rigor com que Deus vai julgar estas pessoas, naquele Dia não será o mesmo (Mateus 11:24). Hoje estudaremos o rigor do Juízo.

Antes de entrarmos para esse assunto, importa conversamos sobre o Juízo. O juízo final constitui o ponto culminante do dia da vingança de Deus (Isaías 61:2). Lembre-se, estamos no ano aceitável do Senhor, que foi proclamado por Jesus Cristo (Lucas 4:18-19). Para além do ano aceitável, há dia da vingança de Deus, o tempo em que Deus vai destruir os que destroem a terra (Isaías 61:2).

Quando se fala do dia da vingança, fala-se de um dia à moda de Deus, ou seja, não se trata de um dia de 24 horas, mas um dia com vários dias contidos. Lembre-se, apóstolo Pedro disse “um dia para o Senhor é como mil anos” (I Pedro 3:8).

O juízo final é também conhecido como o Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11). Atenção, os que crêem em Cristo Jesus não têm parte nesse julgamento; esse Juízo é para o mundo; a Igreja de Cristo já foi perdoada na Cruz de Jesus; o que resta aos crentes em Cristo é comparecer no tribunal de Cristo (II Coríntios 5:10; Romanos 14:10).

Há muitos que discutem sobre tribunal de Cristo e Juízo Final; alguns juntam tudo no mesmo saco. Mas eu entendo que o tribunal de Cristo vem muito antes do juízo final; o tribunal será estabelecido no tempo do galardão, isto é, depois do arrebatamento da Igreja.

Paulo fala que o arrebatamento vai ser ante a última trombeta (I Coríntios 15:52; I Tessalonicenses 4:16-17). Em Apocalipse esse evento é descrito no capítulo 11, no versículo 15. Olhando para a adoração dos 24 anciãos fica claro que é nessa fase que vai ser instalado o tribunal de Cristo.

Esse tribunal é onde cada crente em Cristo Jesus vai ser julgado, não para condenação, mas sim para receber prémio. É nesse tribunal onde cada crente em Cristo vai prestar contas do que fez bem ou mal (II Coríntios 5:10), e de acordo com isso receberá um prémio (I Timóteo 4:8). O Senhor tem prémio para os profetas, seus servos, santos (simples crentes), e aos que temem o nome dEle; não importa se é grande ou pequeno, todos terão recompensa (Apocalipse 11:18).

Nenhum trabalho é vão no Senhor Jesus; até por tirar água na torneira e dar alguém, se isso é em prol do nome de Jesus, a pessoa terá recompensa (I Coríntios 15:58).

O juízo final vai acontecer muitos anos depois do tribunal de Cristo, mais de mil anos depois (Apocalipse 20:6-11). O juízo final será o último evento a ter lugar antes de Deus fazer um novo céu e nova terra onde vai habitar com o Seu povo.

O Julgamento do Grande Trono Branco é de carácter condenatório e vai observar a pura justiça. Deus vai julgar o mundo com justiça (Atos 17:31); felizes são os crentes em Cristo, por não serem do mundo (João 17:16); quem suportará a justiça de Deus fazendo ouvido de mercador ao perdão em Cristo Jesus?

Vamos continuar. Este Juízo vai ser muito diferente daquele que fizeram a Jesus. Este vai ser com justiça. O que fizeram a Jesus não foi justo; foi cheio de ilegalidades, a começar da hora da prisão ao facto de executarem-no no mesmo dia em que a sentença saiu. Agora Deus sim, vai julgar com justiça.

É importante também dizer que Satanás não fará parte desse julgamento; o Diabo já foi condenado (não precisa desse tipo de juízo [risos…]), a essa altura o Diabo estará já lançado no lago de fogo e enxofre, juntamente com o falso profeta e a besta (Apocalipse 20:10-11).

A justiça do juízo final consistirá em Deus apresentar aos descrentes os livros onde estão registrados todas suas obras e também o livro da vida (Apocalipse 20:21). A pessoa será julgada segundo essas obras e terá a oportunidade de dizer alguma coisa, sem contar que será um evento público (Mateus 12:36-42). Não será como julgamento de Jesus, que foi julgado de noite e fora condenado sem culpa (João 18:38). Esse será com justiça.

Atenção, não será Deus Pai quem vai julgar; Jesus Cristo é quem vai sentar no Grande Trono Branco e julgar em nome do Pai Celestial (Atos 17:31). Jesus não é um simples profeta, é muito mais; tudo quanto o Pai tem é de Jesus (João 16:15); e todas coisas estão debaixo dos pés de Jesus, excepto o Pai (I Coríntios 15:27); Jesus é o Senhor, tanto nos Céus quanto na terra (Mateus 28:18).

De acordo com a bíblia, aquele que não teve oportunidade de ouvir o evangelho por ninguém ter sido enviado para tal lugar, terá um julgamento mais tolerado. Deus não vai pegar pesado com ele.

Podemos conferir isso olhando para Mateus 10:15 “Em verdade vos digo que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade”.

Jesus aqui está afirmando que aquelas pessoas que rejeitam os servos de Deus enviados para pregar a Sua Palavra vão ser julgados com mais rigor do que Sodoma e Gomorra.

Ao olhar para essa comparação e indo ver como foi para Sodoma e Gomorra, podemos ver que Jesus compara as pessoas que têm oportunidade de ouvir o evangelho e as pessoas que não tiveram oportunidade de ouvir. Sodoma e Gomorra era terra de grandes pecadores (Génesis 13:13), porém, Deus não enviou ninguém para ir pregar contra esses países para que se arrependessem, Ele apenas destruiu com enxofre e fogo.

Com a comparação que Jesus faz em Mateus 10:15 podemos ver, claramente, que Ele diz que vai pegar mais duro naqueles que se recusaram a ouvir a mensagem do evangelho em relação àqueles que não tiveram oportunidade de ouvir.

No dia do Juízo, o Juiz vai pegar mais duro ainda, nas pessoas que viram Deus fazer milagre em suas vidas, sinais e prodígios, mas não se arrependeram. Para esses, o julgamento vai ser a pente fino (Mateus 11:20-24).

É como quem diz: até os ninivitas que não viram nenhum milagre se arrependeram; como é que você, vendo e vivendo sinais de Jesus, não se arrependeu? Se até a Rainha do Sul saiu dos confins da terra para ir ouvir e dar crédito ao que Salomão falou; como é que você que tem a oportunidade de ouvir Aquele maior do que Salomão, não deu crédito ao que Ele disse? Pente fine consigo!

Já vimos como vai ser o rigor no Dia do Juízo para estes três grupos de pessoas. Eu posso acrescentar mais. O grupo de líderes religiosos falsos; gente que usa religião para alcançar fins estomacais e pratica maldade religiosa. Jesus diz “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso, sofrereis mais rigoroso juízo” (Mateus 23:14).

Depois de se fazer o julgamento justo e limpo, onde você virá o que fez bem e o que fez mal, vai se abrir o Livro da Vida e todo aquele que não tiver o seu nome nesse livro, será lançado no lago de fogo onde ficará eternamente (Apocalipse 20:15). Não importa se é boa pessoa ou não; se fez mais obras boas que más; isso não conta naquele Dia, porque a condição para não ser lançado no lago de fogo é estar no Livro da Vida.

A condição para estar no Livro da Vida é seguir Jesus (Romanos 10:9); tão simples assim: crer em Jesus, o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores (Apocalipse 19:16). Não existe boa pessoa que nunca erra (Eclesiastes 7:20); por essa razão não tem como escapar da condenação do lago de fogo por ser boa pessoa, porque basta um erro para eliminar o valor de todas as boas obras e ser digno da condenação (Tiago 2:10).

Ora esta, Deus é amor (I João 4:8); e nisto manifesta-se o amor de Deus para com os homens: vendo Ele que ninguém pode escapar do juízo final por ser boa pessoa, enviou Jesus para que todo aquele que nEle cresse fosse antecipadamente perdoado e não fosse condenado com mundo.

Não é vontade de Deus lançar pessoas no lago de fogo. Deus não é monstro [risos…]. A vontade de Deus é que todo aquele que vê o Filho e crê nEle tenha vida eterna (João 6:40). As pessoas serão condenadas não por causa de Deus – Ele já fez a parte dEle – as pessoas serão julgadas e condenadas ao lago de fogo eterno por não crerem no unigénito filho de Deus. Ou seja, por culpa própria (João 3:18); Deus já perdoou, mas não pode forçar ninguém a aceitar o Seu perdão.

Leia comigo João 3:18b “mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigénito filho de Deus”.

Deixa-me explicar o que Jesus diz na passagem acima. Ele disse: “já está condenado”. Jesus falou assim porque juízo final é um julgamento a ser feito por uma questão de justiça (isto porque Deus não pode condenar um ser humano ao lago de fogo, sem julgamento); Jesus disse “já está condenado”, porque sabe que nenhum ser humano pode ser julgado por Deus e em justiça conseguir provar sua inocência. Por isso, Ele disse “já está”.

Ainda que você seja uma boa pessoa e pelas suas palavras você consiga evidenciar isso diante do grande trono branco, ignorando a obra de Jesus Cristo na cruz, você não escapará, porque o pecado de Adão faz de si um pecador (Romanos 5:12). É impossível ao Homem salvar-se (Mateus 19:25-26); você precisa de Jesus Cristo para ser salvo (Romanos 10:9).

O Deus que fez os Céus e a terra não tem religião; Ele tem Jesus Cristo, que é cabeça da Igreja (Efésios 5:23). Porém, a Igreja de Cristo tem inúmeras denominações ou ministérios, mas são todos um, pois um só Espírito opera neles; são denominações e não religiões, pois elas não têm fés, mas sim fé; isto é, o Espírito que operou na igreja de Coríntios é o mesmo que operava na de Éfeso (I Coríntios 12:4-5).

Todos esses espíritos que conduziram a abertura de múltiplas religiões (ao invés de ministérios encabeçados por Cristo), e que por seus militantes são considerados deus, tais espíritos estão embaixo do Deus do céu, porque está escrito: Deus é Deus dos deuses (Deuteronómio 10:17). Esses espíritos também estão embaixo de Jesus Cristo, porque está escrito que Jesus é o Senhor dos Senhores (Apocalipse 19:16).

Nenhum til e nem sequer acento que vai contra a Bíblia, e que está nesses documentos que vós chamais de livro(s) sagrado(s), vai prevalecer. O céu e a terra passarão, mas as palavras que estão na Bíblia não vão passar (Mateus 24:35).

Bem sei que isto escandaliza alguém, mas se você não endurecer o coração e voluntariamente crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, em breve verá a glória de Deus (João 11:40). Diz a Bíblia “se não crer que eu sou, morrereis em vossos pecados” (João 8:24); ora esta, quem morre em seus pecados não contempla a glória de Deus, antes colhe condenação; mas o que crê, ainda que morra viverá, pois Jesus o ressuscitará ante a última trombeta.

Já acabei de pregar! Quem é o primeiro corajoso que abre mão das suas crenças para crer nestas coisas? Quem é a primeira pessoa que não cria, mas hoje o seu coração inflama e cobra-lhe a decisão de seguir Jesus Cristo como Senhor e suficiente Salvador da sua vida? Se você é essa pessoa, clique aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598764
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1204
772
4911
538260
13551
11495
598764

Seu IP: 207.46.13.124
2024-09-19 21:31

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top