Deserto da Judeia

Lealdade no casamento

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No meu país existe uma música das antigas e muito famosa. É cantada em XiChangana. O meu vizinho toca-a sempre que organiza uma festa. A música diz “Moçambique precisa de ter uma escola de relacionamento amoroso”. Louvo a Deus que a escola de Jesus Cristo chegou à Moçambique. A escola de Jesus Cristo é como a casa do Pai (João 14:2b); contém muitas escolas.

Agora vamos entrar na escola de relacionamento amoroso para estudar a disciplina “Lealdade no Casamento”. Não venho dar conselho (não tenho autoridade para isso [risos…]); venho pregar fé; e a bíblia diz que pela pregação da fé é recebido o Espírito (Gálatas 3:2). Hoje, pela palavra, Jesus vai semear e fortalecer o espírito de lealdade num casamento.

Neste dia maravilhoso que o Senhor nos oferece, vamos falar das implicações espirituais da lealdade e do bom trato à sua esposa. Iremos nos focar mais no homem.

Lê comigo Malaquias 2:15-16 “E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o Senhor dos Exércitos; porquanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais.”

Quando você estabelece um concerto com uma mulher para ser sua companheira Deus dos céus posiciona-se como testemunha dessa relação (Malaquias 2:14). Não importa se você casou-se na igreja, na rua, na praia, com padre ou sem padre; Deus posiciona-se como testemunha da sua relação.

Deus é um testemunha de outro nível. Ele acompanha desde o princípio; naquele dia em que você ainda esboça o “papo” para conquistar a moça, Deus já viu. Vocês precisavam de ver como o Altíssimo fica quando testemunha o início de uma relação amorosa; Deus gosta! Sendo Ele testemunha sente-se o próprio casamento; já não diz Eu testemunhei, diz Eu uni (Marcos 10:9) [risos…].

Assim como qualquer pessoa de bom coração fica aborrecida quando sabe que a união que ele testemunhou está de pernas para o ar, assim fica Deus quando vê que o seu casamento não está bem. E Deus não é como nós Homens que somos limitados naquilo que vemos; Ele vê a sua relação por completo; nada é oculto para Ele.

Uma das coisas que mete desgosto no coração de Deus é ver deslealdade no casamento. Homem traindo a sua esposa; mulher traindo o seu esposo (Malaquias 2:15). Deus fica irritado com isso, sobretudo quando você ainda vai ao altar dEle orar com lágrimas e gemidos, enquanto tem amante (Malaquias 2:13). Deslealdade! Fez compromisso aqui, mas está andar com outra mulher.

Este é evangelho de Jesus Cristo! Estamos na escola do relacionamento amoroso! Jesus Cristo é assim; Ele repreende a quem ama (Apocalipse 3:19). Se isto está te incomodando é bom sinal; significa que Deus já restaurou o seu coração e seu espírito (Ezequiel 36:26). Continua ouvindo; deixa Deus completar a obra que começou.

Muita gente esconde a deslealdade. Enquanto a mulher não descobrir que está ser traída, a pessoa continua traindo. Quando chega no portão da casa, após encontrar-se com a amante ou ter dormido com ela, faz oração de confissão de pecado e pedido de perdão a Deus. E usa I João 1:9 para pensar que o assunto passou. Isso não funciona [risos…]. Quando o marido é desleal, está em falta com a sua esposa e com Deus. Então o problema não é tratado só com os Céus.

Deslealdade não é apenas quando andamos com outra mulher. A mentira, promessas falsas, falta de honestidade é ser desleal. Por mais insignificante que seja a mentira é deslealdade. Lembre-se, a humanidade está como está hoje porque Adão comeu um fruto aí que Deus disse para não mexer. É preciso ser honesto com a sua esposa.

O Diabo anda em volta do seu relacionamento a procura de uma oportunidade para vos destruir (I Pedro 5:8). A forma como os príncipes e presidentes constituídos pelo rei Dário, na Babilónia, investigaram uma culpa na vida de Daniel para o acusarem diante do rei, é um exemplo de como os demónios investigam a sua vida (Daniel 6:1-4).

É por isso que quando você é desleal para com a sua esposa não é difícil para o Diabo arranjar contendas e brigas na sua relação. Quando você é desleal o trabalho dele é tão simples, é só fazer a sua esposa ficar a saber de uma das áreas em que você é desleal. E se forem muitas, ele vai organizar em sequência; assim vocês vão viver de discussão em discussão.

Este mês você vai esquecer de apagar mensagem. No próximo mês vai descobrir que o salário que você declarou não é verdadeiro. Num outro mês vai descobrir que você não sai às 22:00 horas do serviço. Num outro mês vai descobrir que, em 2006, você pediu sua amante para abortar a gravidez. Quando você der por si já estão a te trair também, porque quem com a espada fere com a espada morre (Mateus 27:52). O Diabo é Diabo; ele não brinca de ser Diabo; ele tem prazer quando destrói, mata e rouba; isso é o que lhe faz sentir bem.

Para além da deslealdade, a outra coisa que Deus odeia numa relação amorosa é a violência, noutras versões vem iniquidade (não há contradição, apenas a que tenho utilizado é mais específica, pois violência é uma iniquidade). A bíblia nos faz saber, em Malaquias 2:16, que Deus fica aborrecido com homem que bate na sua esposa.

Deus não espera que o seu casamento seja tão perfeito que não tenha problemas e discussões (Efésios 4:26). Deus para além de fazer dia fez noite; e sabe que em algum momento do dia a noite vem; ou seja, em algum momento da relação amorosa um vai irar-se ou desentender-se com outro; Ele sabe disso porque em todo tipo de relacionamento isso acontece. Mas Deus não aprova a violência contra a sua esposa (Malaquias 2:16).

Existem mulheres que não sabem zangar [risos…]. Quando zangam toda aquela chiqueza que te atraiu para conquistar evapora; até consegue te dizer na cara que você não é de nada, é mais feio que o esterco do vizinho e que não sabia onde estava com a cabeça quando te aceitou. Ainda que coisas do género aconteçam, Deus não aceita de modo nenhum que você recorra à violência para repor a ordem nas palavras da sua esposa.

Fonte da imagem: Canção Nova

Estes cenários acontecem quando sua esposa perde a cabeça; digo, perde respeito pela cabeça; você é a cabeça da sua esposa (Efésios 5:23). Então o que você tem de fazer não é bater nela; o que você deve fazer é voltar a ser cabeça da sua esposa; porque o motivo desse filme baixo que você está ver é o facto de ela ter perdido a cabeça. Só isso! Se você voltar a ser cabeça da sua esposa, ela não vai falar essas coisas porque a cabeça é que coordena tudo.

A pergunta que não se quer calar a esta hora é: como voltar a ser cabeça da sua esposa que perdeu a cabeça? A resposta está em Efésios 5:25-28, ou seja, o homem ocupa a posição de cabeça da mulher quando ama a esposa como Cristo amou a Igreja. Se você for a ler atentamente todo Malaquias, perceberá que a Israel era povo rebelde na relação com Deus; mas Jesus Cristo não resolveu com porrada; aniquilou-se e desceu para com a palavra e mansidão mostrar a honra de ser mulher irrepreensível.

O que acalma os nervos e aniquila o uso de violência contra sua esposa para repor a ordem na casa é o amor e a misericórdia. O amor tudo suporta (I Coríntios 13:7); naturalmente, para que tal aconteça, é necessário que o amor ande lado-a-lado com o perdão (Lucas 17:4). E segundo a bíblia, que sempre diz a verdade, a pessoa que mais perdoa em tempo de crise é mais amada por quem recebe o perdão (Lucas 7:40-43).

Assim que eu disse “o amor tudo suporta” alguns homens ficaram assustados [risos…]. Não se turbe, Deus nunca vai permitir que tenha de suportar algo acima das suas capacidades; todo sofrimento que Deus permite na sua vida é porque você pode suportar (I Coríntios 10:13). Se Jesus te deu mulher que não sabe zangar, é porque você pode suportar sem bater nela [risos…]. Jesus sabia que apóstolo João não podia aguentar igreja de Coríntios, é por isso que deu aquela igreja ao apóstolo Paulo [risos…].

Quando você bate na sua mulher, você corrompe o seu próprio espírito. Quando você é desleal para com a sua esposa, você corrompe o seu próprio espírito (Malaquias 2:15-16). Estas atitudes destroem a sua vida espiritual. Deus preocupa-se muito com casamentos doentes. Como homem, você não tem como ter um relacionamento saudável com Deus enquanto é promotor do estado doentio do seu casamento.

Diz a bíblia em I Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”

Desde que deixou de ser solteiro e pôs anel no dedo a vida não anda? Não pense que a mulher com a qual se casou tem azar; ela não tem mau espírito; examina como você está tratar a sua esposa, deve ser por isso que as suas orações não estão a chegar a Deus.

Como é que Deus vai te ouvir? Se você dorme na barraca; chega em casa às 3:00 horas da manhã e acorda sua esposa a espancar; se não lhe acorda para espancar dorme na mesma cama com ela a cheirar bebida; não valoriza a esposa, tem amante; o que Deus projectou para ser só da sua mulher, você dá a qualquer mulher com corpo que te chama atenção…

Como é que Deus vai te ouvir? Casou-se e abandonou mulher para ir se envolver numa relação amorosa com outra. Ela não fez feitiço para a sua vida não andar ou você andar como um azarado; ela não tem nada a ver com os seus retrocessos e nem é Deus se vingando; é a palavra de Deus se cumprindo na sua vida, você deu lugar ao Diabo para impedir as suas orações.

Deus ama-te, sim! Agindo Deus ninguém pode impedir, sim! Acontece que para Deus se achegar a si é necessário que você se achegue a Ele (Tiago 4:8); e como você está em falta com a sua mulher, o Diabo, na sua astúcia, impede suas orações para que Deus não se chegue a si; e como as suas atitudes aborrecem a Deus, o máximo que Ele pode fazer por amor a si é mandar os Seus servos para te dizer: você precisa arrepender-se. Você precisa deixar a vida que leva e passar a ser leal para com a mulher com quem você se casou.

O Altíssimo quer ter uma relação saudável consigo, mas é impedida por causa da deslealdade para com sua esposa.

Deus, também quer abençoar a sua casa; Ele quer devolver paz para sua casa; Ele quer pôr gozo na sua família. Vai se ver que você é chefe de uma família unida pelos Céus; Deus não te levantou para ser chefe de uma família de traições e contendas; Deus quer tirar sua família do curral e exaltá-la com glória dEle, mas antes você precisa ser fiel à sua esposa e tratá-la bem.

Quando Jesus quer agir na sua vida lança uma semente [palavra] muito pequena, do tamanho de um grau de mostarda em seu coração; ao seu tempo esta semente brota sem você saber como; depois que ela cresce em seu coração começa a dar muitos resultados (Marcos 4:26-29).

O que precisamos fazer é acolher a semente; receber a semente é compreender a palavra de coração e convertermo-nos, neste caso, do caminho da deslealdade para com a esposa e violência. Apresse-te e arrepende-te!

Já acabei de pregar! Se você ainda não é cristão e, ouvindo esta mensagem, deseja que Jesus possa guiar-te neste processo de conversão por intermédio do Espírito Santo (João 15:13) ou deseja que Jesus venha estar no centro da sua família, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top