Deserto da Judeia

Sorte e graça de Deus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Algumas pessoas têm feito confusão com essa coisa de sorte, sorte, sorte… A sorte é algo bíblico, mas o mundo deturpou o seu sentido ao ponto de substituir o conceito de graça pela sorte. Hoje a Palavra de Deus quer nos explicar a diferença entre a sorte e a graça.

Segundo a Bíblia Sagrada, podemos definir sorte como sendo uma actividade feita quando não é possível distribuir uma determinada coisa para todos (Mateus 27:35; Levítico 16:8). Ou seja, a sorte é um acto para facilitar uma decisão sem cair na preferência.

Sorte é, por exemplo, tendo um livro por oferecer e estando diante de duas pessoas, mandá-las fazer “par ou ímpar”, e quem sair-se vencedor recebe o livro; esse acto chama-se sorte. É aquilo que os árbitros de futebol fazem antes do jogo começar: chamam os capitães, lançam uma moeda e depois quem ganha faz escolha do campo. Coisas parecidas a essas chamam-se sorte; e os vencedores dessas coisas são chamados de sortudos ou diz-se que elas têm sorte.

Dizer que o sucesso na vida depende da sorte de cada um, é dizer que Deus senta-se no céu e faz “par ou ímpar” para ver em quem se manifestar [risos…]. É por isso que é um engano pensar que o sucesso de uma pessoa depende da sorte, porque Deus não faz nenhum tipo de sorteio para agir na vida de alguém. Deus tem bênção para todos que estão debaixo do céu, não precisa e nem faz sorteio.

Não confundir “sorte” e “de sorte que”. Se vasculhar na bíblia vai encontrar versículos assim “Estava eu de sorte que de dia me consumia o calor, e, de noite, a geada”. Sorte é o que falamos acima, “de sorte que” é uma preposição (isso já é língua portuguesa). Guarda isto: onde há sorte, tem de haver sorteio (Levítico 16:8).

Deus não fez nenhum sorteio para chamar Abraão. Deus simplesmente olhou para terra e dentre muitos Homens que existiam, decidiu chamar Abraão (Josué 24:2-3). Isso não é sorte, isso é graça.

Na graça há espaço para manifestação da vontade de quem tem algo para dar, na sorte não há esse espaço (na sorte depende do resultado do sorteio). As vontades e os apetites de Deus não dependem de nada, senão dEle mesmo (Romanos 9:15-16). A vontade de Deus depende apenas do que Deus quer.

Quando um negócio dá certo, não é por causa da sorte; é porque Deus abriu as portas para o negócio dar certo. Tem muita gente a lutar e nas mesmas condições que as suas, mas Deus decidiu dar vitória a si. Existiam muitas famílias servindo a outros deuses assim como a família de Abraão, mas Deus decidiu chamar Abraão. Isso é graça de Deus!

A graça de Deus não depende de você; a graça de Deus não depende de boas ou más obras; a graça de Deus depende da vontade e apetite dEle. Para achar graça aos olhos de Deus você precisa apenas estar numa certa posição e quando ela chegar aceitar seguir a voz.

É possível estar na posição certa sabendo, assim como é possível estar na posição certa sem saber. Noé estava na posição certa sabendo (Génesis 6:8-9), mas Abraão estava na certa posição sem saber.

A bíblia diz que Noé andava com Deus, e era um varão justo e recto, no meio de uma geração corrompida diante de Deus (Génesis 6:8-12). Essa é a posição certa sabendo. Andar com Deus é a posição certa para quem conhece Deus (Génesis 5:28-29).

Agora vamos ver o caso de pessoas que estão na posição certa sem saber. Abraão não conhecia Deus, era de uma família que servia outros deuses (Josué 24:2); mas Deus quando observou Abraão viu que se lhe chamasse, Abraão ia ordenar aos seus filhos para guardarem o caminho de Deus e para agirem com justiça e juízo (Génesis 18:19).

O mesmo aconteceu com o Faraó. Deus prosperou a carreira do Faraó, no Egipto, para nele mostrar o poder dEle e o nome dEle ser anunciado em todo o mundo (Romanos 9:17). Por outra, a graça de Deus vem sobre nós segundo o objectivo que Deus quer alcançar com a tal obra.

Se Deus agir na sua vida como agiu em Faraó não vai ser nada bom. Acaba bem para Deus, mas para si não acaba bem. Não queira ser o antagonista (vilão) na história de Deus. Para não cumprir esse papel, você precisa mudar de lado e passar a andar com Deus. E para andar com Deus você precisa aceitar Jesus Cristo, pois ninguém pode ir para Deus a não ser por via de Jesus, Ele é o único caminho e único mediador (João 14:6; I Timóteo 2:5).

Já acabei de pregar! Quem é a pessoa que diz: eu aceito Jesus Cristo, e a partir de hoje eu quero andar com Deus… Se você é essa pessoa clica aqui, para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top