Caná

Abrir o coração

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No texto anterior [Plano de Deus para sua vida] falei sobre abrir o coração. Mana Euridce também falou de abrir o coração para Jesus, no último vídeo que gravou para nós. Antes que o espírito de Nicodemos se apodere de alguém aqui [risos…], gostaríamos de explicar o que é isso de abrir o coração. Como é que se faz isso de abrir o coração para Jesus.

Mas primeiro tenho uma novidade irmãos. A Prismuny Serviços e Sabores está na FACIM – 2019, que está decorrer em Maputo, até o dia 1 de Setembro. Estamos todos convidados a ir comer o pudim de malambe e cenoura, do qual tenho vos falado aqui. A Prismuny vai levar também, para este evento, o iogurte de malambe e muitas mais coisas saborosas. A Prismuny está no pavilhão de Moçambique - província de Inhambane. É uma bênção!

Agora sim, vamos à mensagem. Segundo a bíblia, o coração é a coisa mais importante que o homem tem dentro de si. Diz a bíblia que do coração procedem as saídas da vida (Provérbios 4:23). E um coração pode estar em dois estados: endurecido [pedra] e amolecido [carne] (Ezequiel 36:26).

Diz-se que uma pessoa endureceu o seu coração quando ele resiste à mensagem que escuta. Ele até ouve, mas ao invés de procurar coisas que lhe edificam naquilo que ouviu, prefere procurar defeitos da mensagem para não dar crédito.

Uma pessoa com coração endurecido é uma pessoa teimosa. A bíblia diz “x”, mas porque ela gosta de “z” rejeita. A bíblia diz para deixar, mas ela não aceita. E quando isso acontece Jesus não tem como intervir nessa pessoa (João 12:40). Uma pessoa de coração endurecido nunca compreende a mensagem, e por não compreende-la não recebe nada, porque as coisas acontecem através da mensagem.

Quando você prega uma mensagem, sobretudo aquelas que aos olhos dos homens não tem cabimento, pessoa de coração endurecido só quer perguntar: porquê isto; porquê aquilo… Para ela as coisas devem ser como ela acha que devem ser. Perde coisas assim mesmo… rebeldia, resistência, teimosia…

Você leva a palavra de Deus para ela, e ela reage dizendo: na minha religião não é assim; na minha tradição não é assim… Coração endurecido. Isso não é coisa dos filhos de Abraão. Ainda bem que você não é assim!

Filhos de Abraão fazem obras de Abraão (João 8:39). Abraão era um homem de coração aberto, coração amolecido… Deus dizia vai para esquerda, ele ia; Deus dizia vai para direita, ele ia; vai para trás, ele ia; vai para frente, ele ia. É isto que Deus quer. Abrir o coração é você estar disposto a ouvir e praticar aquilo que a bíblia diz (João 3:8). As vezes pode não fazer sentido para a sua realidade, mas você diz sim e faz.

Muitos por não gostar do evangelho que exorta a renunciar refugiam-se naquela de “Deus só quer seu coração”. Usa saia de palmo e meio, porque “Deus só quer seu coração”… Canta música de Deus estando semi-nua na televisão, porque “Deus só quer seu coração”… se for homem é bebedeira e mulheres que não acabam, porque “Deus só quer seu coração” [risos…]. É preciso estudarmos o Primeiro Livro de Samuel para perceber por que Deus disse isso ao profeta Samuel.

Estou a fazer de propósito falar meio duro [risos…]. É para você ver se o seu coração está aberto ou não. Uma pessoa com coração aberto está disposta a ouvir qualquer tipo de discurso, seja ele suave ou duro [risos…].

Continuando, quando Deus disse a Samuel “o Homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (I Samuel 16:7) estava mesmo a falar deste negócio. Deus estava dizendo que Ele vê o coração que vai fazer aquilo que Ele quer; e é capaz de ver o coração que não vai fazer aquilo que Ele ordena.

Na casa de Jessé, Davi era o único que era segundo o coração de Deus; era o único com coração disposto a fazer aquilo que Deus quer; era o único com o coração amolecido.

Abraão estava na idolatria (Josué 24:2), mas Deus olhou para o coração dele e viu que Abraão tinha um coração disponível para fazer aquilo que Ele quer. Deus não escolheu Abraão por acaso, Deus viu que Abraão ia mandar os filhos guardarem os caminhos de Deus (Génesis 18:19).

Não fazia sentido nenhum, obedecer Deus quando disse sai da sua parentela para a terra que eu te mostrarei, mas Abraão como tinha coração aberto, sem perguntar nada, sem questionar o que ia comer e como iria viver… seguiu.

Tera, pai de Abraão, mostrou muitos deuses a Abraão, mas quando a voz do Deus chegou, Abraão abriu o coração… Abraão ouviu e obedeceu.

Abraão tinha um coração tão aberto para Deus que até quando Ele disse “sacrifica Isaque”, ele levantou-se, tomou Isaque e foi para o sacrifício [risos…]. Imagine-se nesse nível! Ter um coração tão aberto a ponto de estar disposto a sacrificar o seu filho.

Abrir o coração, meus irmãos, é isso! É estar predisposto a acatar a mensagem! Estar em Cristo, meus irmãos, é usar os métodos da bíblia para viver! A bíblia ser o manual da sua vida. Está na bíblia como um crente em Jesus deve vestir; está na bíblia como um crente deve trabalhar; está na bíblia como ser marido, como ser esposa; está na bíblia como ser filho; como se casar; como liderar; tudo está na bíblia.

A partir do momento que você está predisposto a acatar cada orientação e implementar na sua vida, o seu coração está aberto. E ao utilizar os métodos da bíblia para viver, você já está em Cristo. E assim que você estiver em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5:17). E a bênção é isto de nenhuma condenação haver para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1).

Quando dizemos abra o seu coração, na verdade estamos a dizer para aceitar esta mensagem, aceitar esta palavra, porque na verdade o que vai trazer uma relação verdadeira com Deus é a mensagem. As pessoas podem orar por você, demónios irem embora e você ficar curado, mas se não abrir o coração para a mensagem não haverá transformação e você será uma pessoa sem armadura de Deus.

Na minha casa quando começamos a seguir a Deus, muita coisa mudou. As portas abriram-se, prosperidade aqui e acolá. Foi nessa altura que eu fiz muitos cursos. Muita coisa boa. Mas porque não tínhamos mensagem, ninguém lia bíblia em casa e ninguém dava mínima para orar… no dia que a tribulação veio deixamos Deus de lado e começamos a misturar as coisas. Perdemos quase tudo. Aprendemos que fora dos pés de Jesus não há nada.

É por isso que desde que voltamos para Deus, queremos Palavra. Queremos mensagem. Todo mundo tem bíblia na minha casa. Agora que conhecemos aquele versículo que diz não há condenação para quem está em Cristo e nós abrimos o nosso coração para receber essa mensagem, não há tradição que nos atrapalha, mesmo quando a tribulação veio pegamos Efésios 6:14 e aplicamos na nossa casa, e a tribulação virou louvor para Deus.

A armadura de Deus está na mensagem! A armadura de Deus é a mensagem! Abra o seu coração para a mensagem! Já não dá para brincar de ser crente, abra o seu coração para a mensagem! Predisponha-se para acatar a mensagem!

Já não dá para ser crente à sua maneira, é preciso deixar a mensagem de Deus fazer o que quiser consigo. Se é para mudar guarda-fato, que assim seja; se é para mudar modo de falar, que assim seja; se é para mudar a maneira de orar, idem; se é para deixar de fazer algo que você gosta que assim seja; se é para acordar de madrugada para orar e meditar na bíblia, que assim seja. Coração disponível para fazer qualquer coisa que Deus quiser e que anuncia por meio da bíblia.

Deus tem um enorme plano para vida de todos nós, mas é preciso que Ele olhe o seu coração e ver se está disponível a seguir o ritmo das Suas vontades e Seus apetites.

Se você não consegue abrir o seu coração, Deus está disposto a ajudá-lo. É só dobrar o joelho e pedir-Lhe. Ele prometeu dar, isso está em Ezequiel 36:26 “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.” Abra o seu coração! Deixa bíblia te levar! Se você quiser corresponder a amizade e o amor de Deus, deixa a bíblia te levar!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top