Caná

Cuidados a ter quando jejuar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O jejum é um exercício muito importante na jornada cristã. Ao jejuar, nós manifestamos a Deus a nossa dependência e nos humilhamos diante dEle. E quem se humilha diante de Deus é exaltado ou honrado por Ele (Tiago 4:10). O jejum é também uma arma poderosa na luta contra o Diabo, pois há casta de demónios que só sai com oração e jejum (Mateus 17:21).

Contudo, quando o jejum é mal feito não passa de um Homem matando-se a fome à toa (Zacarias 7:5). Por isso, hoje vamos aprender sobre os cuidados a ter quando jejuamos. Se calhar antes de avançar, mostrar casos que evidenciam a importância de jejuar.

Jesus Cristo antes de iniciar Seu ministério jejuou (Mateus 4:2,12,17). Apóstolo Paulo também jejuou (Atos 9:9). Se formos a ver estes dois ministérios fazem parte dos serviços que mais se destacaram pelos resultados que tiveram. É muito perigoso iniciar um serviço a Deus sem jejuar. Tanto Jesus quanto Paulo humilharam-se diante de Deus e foram exaltados.

Vamos avançar lendo o versículo que vai guiar toda nossa aula [risos…]. Leia comigo Zacarias 7:5 “Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes dizendo: Quando jejuaste e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuaste vós para mim, mesmo para mim?”

A maneira de jejuar antes de Cristo e depois da vinda de Cristo é diferente. Jesus quando fala de vinho no odre (Mateus 9:14-17) estava exactamente a anunciar que a maneira de jejuar já havia mudado, pois tinha ensinado uma nova forma de jejuar no sermão da montanha (Mateus 6:16).

Antes da vinda de Cristo, quando se quisesse jejuar as pessoas tinham de se humilhar de coração e exteriorizar isso. Publicamente, a pessoa rasgava as suas vestes, cobria-se de pano de saco com cinza, não comia e nem bebia, e clamava (Jonas 3:6,8; Ester 4:1,16). Este era o jejum que Deus recebia antes da vinda de Cristo (Jonas 3:10). Este é o odre velho do qual Jesus falou.

Aconteceu que essa forma de jejuar acabou desencadeando falta de sinceridade. As pessoas começaram a fazer para se exibir aos outros. Ao invés de fazer esse jejum para Deus, o seu coração estava inclinado para fazer esse jejum para parecerem mais espirituais que os outros (Mateus 6:16). Então Jesus ensinou que o jejum tem de ser secreto e discreto (Mateus 6:18). Este é o odre novo.

Em outras palavras, o primeiro cuidado a ter quando jejuar é o agir sem hipocrisia, jejuar no seu silêncio. O jejum é teu assunto com Deus. Isso não impede o jejum em grupo ou de toda igreja (Mateus 15:32). Quando isso acontece o assunto é apenas do grupo e Deus. Quando a igreja vai jejuar é assunto da igreja, não se chama televisão e jornal para isso. Deus recompensa jejum oculto (Mateus 6:18).

É comum que alguém descubra que você está de jejum, mas não tendo sido você que desfigurou o rosto para que, aos Homens, pareça que jejuas, não tem problema nenhum. Não podemos ser fariseus. Tipo: “não fez o que está escrito então não é de Deus” [risos…]. O essencial é que, com sinceridade, você faça a sua parte para que seja um assunto oculto, o resto não é consigo.

Vocês sabem que eu não aguento com bolo e sumo, sobretudo bolo de fubá. Eu já disse aqui um dia [risos…]. Isto é assunto antigo, posso vos contar… Antes de eu voltar para empresa onde estou a trabalhar, eu estava numa empresa onde tinha uma chefe muito simpática. A minha então chefe organizou um banquete apetitoso de sumos e bolos.

Quando eu cheguei, a minha directora disse “vamos comer”. Contornei o assunto com uma agenda fora, mas como ela era crente acabou percebendo no final do dia. Para dizer que há casos incontornáveis, o importante é fazer a sua parte para não chamar atenção das pessoas.

Outro cuidado a ter é não maltratar o próximo, sobretudo viúvas, órfãos e estrangeiros. Vamos ler Zacarias 7:9-10 “Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão; e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente o mal cada um contra o seu irmão, no seu coração.”

Há duas coisas que Deus muito repisa e quer que os Seus filhos tenham: hospitalidade; e amor fraternal entre às pessoas (Romanos 12:10,13). Antes de entrar para uma oração em jejum é necessário reflectir se estas duas coisas estão limpas em sua vida. Se não está, é bom ir resolver urgentemente e depois jejua.

Muita gente jejua, mas não vê recompensa de Deus porque estão em falta nestes dois indicadores. Entra num jejum enquanto tem problemas mal parados no relacionamento com pessoas.

Eu não sei como é em Quezon City, mas aqui em Moçambique quando o marido morre um número considerável de viúvas são oprimidas. Se não é culpada pela morte do marido, é expulsa da casa. Se não é expulsa da casa, é isolada. Depois disso, as mesmas pessoas estão na igreja a cantar e jejuar… Aaaahé! Vais jejuar até cansar! Minha irmã, meu irmão, se você está nessa situação pega telefone e procura a viúva e faça as pazes. Vigarizar viúva e depois jejuar não funciona.

Tem gente com mesa farta, mas tem gente na sua própria família morrendo a fome. Ainda por cima, prefere chamar televisão para cobrir doação aos orfanatos. Bisavós e pentavós dele estão na rua pedindo esmola, mas ele com mesa farta chama revista para fazer cobertura de doação. Heiii! Para que deus você está jejuar?

Infelizmente, essa postura está a ser transportada para as igrejas. Hoje você vê cenários assim: há crentes dentro da própria igreja que não têm nem dinheiro de transporte para ir ao culto, mas a igreja prefere chamar televisão para fazer cobertura de uma doação a uma instituição de caridade. Heiii! Para que deus você está jejuar?

A igreja primitiva tinha uma política clara para apoiar pessoas vulneráveis dentro da igreja (Atos 6:1-7). É muito importante que uma igreja, para além da oração e ministração da palavra, tenha políticas internas claras para que nenhum crente da sua igreja seja desprezado pela sua vulnerabilidade. Um dos segredos para igreja primitiva crescer foi a existência dessa política (Atos 6:1-7).

A bíblia diz “se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (I Timóteo 5:8). Ajudar instituições de caridade é bom, mas primeiro não deixa os seus morrerem a fome. José quando subiu de vida sustentou o seu pai e todos seus irmãos (que não eram poucos) (Génesis 47:12).

Há gente que só faz essas coisas quando está de jejum. A esta altura do campeonato já não dá para brincar de ser crente! Essas coisas são para ser seu modo de ser. Você deve olhar para si e ver uma pessoa misericordiosa e que não oprime a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre. E depois disso, jejua e veja o que Deus vai fazer!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top