Convite de oração

Jesus visitando a província

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Entramos este mês para a quarta jornada de oração no âmbito da “Campanha 24/30”, um plano desenhado para ajudar a mais alguém a ter uma vida de oração condigna. Aquando da passagem desse plano ao papel, quis substituir a palavra condigna, mas pude ouvir o Senhor falando ao meu coração para deixar assim e entendi então que precisamos de investir mais na melhoria da nossa vida de oração.

Este mês oramos pela nossa cidade ou país. Na última vez que oramos pela nação, fizemo-lo por Moçambique, mas cientes de que somos mais de 20 países, cada um vai orar considerando a sua localização geográfica. Os pontos de oração já estão disponíveis, mas antes vamos juntos meditar em torno dos endemoniados da província de Gadara.

Vamos ler, para o efeito, a bíblia no evangelho de Mateus 8:28 “E, tendo chegado à outra margem, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoniados, vindo dos sepulcros; tão ferozes eram, que ninguém podia passar por aquele caminho”.

Lendo todo capítulo oito de Mateus, dá para entender que houve um dia em que Jesus estava em Cafarnaum e, como sempre, era seguido por uma grande multidão. É preciso entender que Cafarnaum foi uma das cidades onde Jesus fez muitos sinais. Daí que era muito seguido e procurado, pois já naquele tempo pouca gente entendia o fim último dos sinais (João 6:26-27).

Nesse dia, Jesus curou e libertou muita gente, sobretudo na casa da sogra de Pedro. A bíblia diz que lhe trouxeram muitos endemoniados, e com a sua palavra, Jesus expulsou deles os espíritos e curou todos enfermos (Mateus 8:16). Era tanta gente que Jesus ficou cansado e decidiu sair daquela província para uma outra, atravessando o mar por meio de um barco (Mateus 8:18).

O Senhor Jesus estava tão cansado que durante a viagem decidiu dormir no barco. Acho que vocês se lembram dessa história…Ele foi acordado pelos discípulos, por causa da tempestade, e ao levantar-se repreendeu os ventos e o mar, seguiu-se uma grande bonança (Mateus 8:23-26).

A bíblia diz que os discípulos ficaram admirados e começaram a perguntar-se: “Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Aleluia! Os discípulos já tinham visto a febre obedece-lo, a lepra, a paralisia, a distância, espíritos maus mas, ver ventos e o mar na sua extrema força obedecer palavra proferida pelo Filho do Homem, eeeeii… [risos…]

A viagem de barco termina na província de Gadara ou Gérasa, a Leste do mar da Galileia. Esta província que Jesus foi visitar é uma região problemática. Eles enfrentavam um grande problema provocado por legiões de demónios.

O evangelho de Mateus fala que em Gadara, esta legião de demónios, estava em duas pessoas, enquanto Marcos e Lucas em seus evangelhos dão mais ênfase a um de quem tinham mais detalhes e por sinal foi o que mais interagiu com Jesus.

Apóstolo Marcos diz, por exemplo, que o afligido pela legião, de quem ele relata, tinha sido preso várias vezes por meio de correntes, que lhe eram amarrados nos pés e nas mãos, mas ele quebrava-as. E ninguém em Gadara conseguia dominá-lo (Marcos 5:3-4). A última saída foi deixa-los viver no cemitério (Marcos 5:3).

Essa alternativa não trouxe paz para os gadarenos, pois o homem gritava de dia e de noite, o que fazia com que todo mundo tivesse medo de passar pela zona do cemitério (Mateus 8:28). O grito é uma das formas que o demónio usa para intimidar as pessoas.

Quando eu vivia na Matola, em Maputo, alguém foi possuído por um demónio na casa vizinha e um pouco antes da meia-noite em quase toda zona ouvimos o espírito mau gritando, mas a mulher não se deixou levar pela intimidação e gritando disse qualquer coisa como: “aqui é minha casa e nenhum demónio manda aqui, em nome de Jesus saaaaaaaaai…”, e o demónio foi embora.

Continuando, cruzando os três livros podemos entender que os endemoniados não só gritavam amedrontando a “cidade”, mas também usavam pedras para ferir-se a si mesmos de propósito. Tem muita gente assim nas nossas cidades, fazendo coisas e adoptando comportamentos que prejudicam a elas mesmo, sobretudo nas coisas relacionadas com o seu futuro.

Veja como esses demónios faziam das suas vítimas homens ferozes e prejudicando as suas vidas e atormentando toda a província. Mas quando Jesus desembarcou, a bíblia diz que essa grandeza toda foi abaixo.

O demónio começou a dizer: “Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue!” (Marcos 5:7); Começaram a questionar: “O Senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo?” (Mateus 8:29).

A legião de demónios que afecta o bem-estar da sua cidade, esse demónio que tira sossego no seu país, esse demónio que subjuga as pessoas em vontades perversas, que até a autoridades influencia, essa terça parte de demónios que traz mortes e destruição na terra, eles têm força para dominar e combater a qualquer um e qualquer território aqui na Terra (Apocalipse 12:17).

Apesar do Diabo abusar de qualquer um, há um que só por desembarcar do barco anula toda grandeza de Satanás ao ponto de ter de se prostrar. E o nome dEle é Jesus Cristo, o nazareno. Precisamos convidar Jesus para nossa cidade. As nossas vilas precisam da misericórdia da Deus.

Eu sei que algumas pessoas dizem: “eu deixar de ajoelhar por meus assuntos para orar pela minha vila, o que isso?” [risos…]. Gente que quer coisas grandes e firmes da parte de Deus não pode pensar assim…

Daniel jejuou por três semanas tratando de assuntos da sua nação (Daniel 10). Ester jejuou 72 horas sem comer e nem beber água tratando de assuntos da sua nação…há muitos outros que podia destacar na bíblia com testemunho do grande mover de Deus. Até anjo desceu para explicar as Escrituras [risos…]. Aqui nem estamos a falar de jejum. É simplesmente para buscar gradualmente o Senhor pela sua cidade, procurando assegurar que até o fim deste mês tenhamos um total de 24 horas de oração. Somos todos convidados a nos envolver!

Já acabei de pregar! Encontre neste link os pontos de oração para 4.ª jornada de oração. Se você ainda não é crente e deseja em seu coração começar a seguir Jesus agora, por favor, clique neste link para faz a oração aceitando-Lhe como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top