Convite de oração

Clamor pelos cristãos perseguidos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Faz este mês seis anos que voltei para Cristo. Quero louvar a Deus por me ter devolvido ao Senhor Jesus! Reconheço que tenho uma grande dívida de gratidão para com o Senhor, sobretudo pela igreja onde Ele me colocou, o Pastor, os líderes, conselheiros e professores que me ensinaram o ABC do evangelho! Tenho visto muita misericórdia e graça de Deus! “Chave de Davi” é uma delas e vai fazer cinco anos de existência a 31 de Julho.

Se você está cogitando abandonar a fé, encorajo a ter paciência no Senhor! Aquilo que tem lá fora não passa de manchete de jornal das trevas. Se não fosse isso, acho que não teria voltado [risos…]. Vamos lá aguentar mais um pouco! Mudando de assunto, tenho um pedido especial hoje! Neste mês que estamos orando pela nossa cidade e nação, convido-o a orarmos em favor dos cristãos que têm sofrido perseguição em seus países. Trago esta breve mensagem que vai orientar melhor a nossa oração.

Vamos ler juntos Atos 8:3 “Porém Saulo se esforçava para acabar com a igreja. Ele ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os jogava na cadeia.”

Popularmente, diz-se que Jesus mudou o nome de Saulo para Paulo, contudo, tenho a dizer-vos que isso não está em nenhuma parte da bíblia [risos…]. Antes pelo contrário, tanto Jesus quanto o Espírito Santo chamaram-lhe de Saulo (Atos 9:4;13:2). Já a versão dos teólogos, explica que esse negócio é semelhante a aquela história de João… nas terras onde falam inglês é John e onde se fala português é João [risos…].

Mas vamos deixar teologia com os teólogos, porque o escritor de Atos, o doutor Lucas, explica no capítulo 13:9 que Paulo e Saulo é a mesma pessoa. Essa informação é que é importante!

O versículo que lemos logo no início mostra-nos que esta ideia de homens quererem acabar com a igreja; esta ideia de algumas pessoas com autoridade perseguirem crentes, ameaça-los de morte, visitar casa em casa para prende-los como forma de dar cabo da igreja é uma ideia e prática antiga e nunca houve quem conseguisse alcançar esse fim.

Ao invés de acabar provocou dispersão temporária por várias regiões, fazendo com que o evangelho chegasse a mais terras, antes do retorno para o local aonde foram perseguidos (Atos 8:1,4,25). O desejo de acabar com os crentes era tanta que Saulo foi pedir cartas junto do sumo-sacerdote para ir perseguir o “povo de Deus” já em Damasco (Atos 9:1).

Nesta época em que Saulo fez estas coisas, cumpriu-se a profecia de Jesus Cristo, que está em João 16:2, segundo a qual os que crêem que Ele é o Salvador serão expulsos das sinagogas e qualquer que matar este grupo de pessoas cuidará estar a fazer a vontade de Deus. Mataram Estêvão, apedrejando-lhe, pensando que estava a fazer um serviço a Deus (Atos 7:55-60).

A profecia de Jesus também se cumpre neste tempo… Em vários países há crentes sendo perseguidos. Fala-se que só em 2022 mais de mil cristãos foram mortos por conta da fé e mais de cinco centenas de igrejas foram atacadas. Jesus explica que eles fazem isso porque não conhecem a Deus e nem a Ele (João 16:3). “Eles não sabem que o nosso reino não é deste mundo” (João 18:36). Por isso é importante orar ao Senhor, a favor dessas cidades (Jeremias 29:7).

Alguns perseguidos pensam que isso acontece, porque Deus abandonou-os. Não é verdade! A bíblia diz em Salmos 145:18 que perto está o Senhor de todos os que o invocam em verdade.

A expectativa do crente perseguido, muitas vezes, é que os benefícios do Senhor não cheguem a tais pessoas que o perseguem. Era assim como pensava Ananias a respeito de Saulo (Atos 9:13). E isto sinaliza a falta de perdão e a oração sem perdão não serve (Marcos 11:25-26).

Precisamos entender que os Céus não funcionam assim: “Já que está perseguir igreja de Cristo, Deus deve lhes castigar”… Não! Não é assim… Leiamos Ezequiel 18:23 “Vocês pensam que eu gosto de ver um homem mau morrer? – pergunta o Senhor Deus. – Não! Eu gostaria mais de vê-lo arrepender-se e viver.”

É por isso que quando Jesus interrompeu a viagem de Paulo, estando ele perto de Damasco, não o fez para lhe castigar, somente para lhe trazer ao arrependimento (Atos 9:3-18). E o arrependimento de Paulo deu-lhe benefícios do Senhor, e trouxe paz as igrejas em toda Judeia, Galileia e Samaria (Atos 9:31).

Esta vai ser a nossa oração! Que Deus traga arrependimento em cada um desses lugares e a cada pessoa que promove perseguição contra igreja. Ore por favor, nem que seja por um minuto, mas ore. Esta oração não é para depois, mas sim para agora após ler o texto e em função do dia em que esta mensagem estiver a chegar a si. Deixa Deus usar você para dar escape alguém… (Atos 12:5-17)

Não seja como aquelas pessoas que não se importam, só porque no seu país não há perseguição. Diz a bíblia, que todos nós fomos baptizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito (I Coríntios 12:13). Oremos…

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top