Convite Cristão

Exame vivificante

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações e alegrai-vos, pois é com profunda alegria do meu coração que vos escrevo estas coisas, na esperança de podermos concertar os nossos caminhos a tempo de não sermos achados em falta com Deus, quando o nosso Senhor manifestar-se. Somos convidados neste momento a fazermos um “checkup” do nosso relacionamento com Deus.

Para tal vamos abrir as nossas bíblias em I João 1:5-6 “E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.”

Geralmente a frase “andar com alguém” é entendida como movimentar-se ou fazer um determinado percurso fisicamente com uma outra pessoa. Porém, quando estamos numa conversa espiritual “andar com alguém” adequa-se melhor quando estamos a falar de acções praticadas em concordância com alguém.

Para ser mais claro, espiritualmente falando, para eu dizer que o irmão Deanof, nosso revisor linguístico aqui na Chave de Davi, anda comigo, é necessário que as acções dele estejam em harmonia com o que eu concordo, seja para impiedade ou para santidade. A partir do momento que o irmão passar a fazer coisas que discordo com elas, já não está andar comigo.

Quando eu voltar para Maputo, você até pode nos ver a partilhar fatias do mesmo bolo e mesmo pacote de sumo, mas se um de nós faz coisas que o outro discorda então não estamos a andar juntos.

O texto bíblico que lemos chama-nos atenção, porque muitos de nós crentes temos feito confusão. Por andarmos fisicamente onde se invoca Deus e outras vezes até sermos chamados a servir ao Senhor Jesus, pensamos que andamos com Deus, quando na verdade estamos perdidos.

Vê só o que diz o versículo “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” e noutra parte diz que se eu e você afirmamos que temos relacionamento com Ele, mas andamos nas trevas, estamos a nos enganar. Na minha bíblia não tem “Deus entende” [risos…], o que tem é que estamos a mentir, e que Ele perdoa a quem se arrepende e muda (I João 1:6; Mateus 3:8). Ou é quente ou é frio.

Os escribas e fariseus frequentavam os mesmos lugares que Jesus estava, mas espiritualmente falando, não se pode dizer que eles andavam com Jesus, pois não concordavam com Seus actos (João 10:20).

Agora vamos ver o que é isso de andar em trevas? A lista de atitudes que nos mostram que estamos andar nas travas é vasta, mas Jesus resume elas em três. Neste caso, sempre que praticamos acções que visam matar, roubar e destruir não estamos andar com Deus, ou seja, não estamos em comunhão com Ele (João 10:10).

Apóstolo Paulo detalha esta lista em Efésios 4:25-31; 5:1-6, mostrando que estas três acções podem manifestar-se de várias maneiras, como mentira; falta de perdão; falta de cuidado com o modo como falamos com as pessoas; gritaria; malícia; avareza; prostituição; fornicação; idolatria; e blasfémia.

Em outras palavras, sempre que você pratica a mentira não está andar com Deus. Enquanto você for um retentor de perdão, não está andar com Deus. Enquanto você fizer sexo antes de casar, não está a andar com Ele (excepto se Deus ter-vos encontrado assim e estiverem em processo de mudança, ou não houver possibilidade de alteração [I Coríntios 7:12-13]). Continuando, enquanto você for praticante da prostituição, não está a andar com Deus.

Algumas pessoas pensam que prostituição é apenas prestação de serviços sexuais [risos…]. Escuta, para Deus, crente que vai ao curandeiro também é praticante da prostituição  (Deuteronómio 31:16). Infelizmente, temos muito crente infiel nas nossas igrejas, que vão a Casa de Deus, mas tratam assuntos deles na bruxaria. Mais triste ainda, há casos de líderes de igrejas que misturam Deus com outras coisas.

Um pastor acabava de ser consagrado e foi colocado para liderar um área vasta e complexa, e um conservo foi ter com ele dizendo que queria ajudá-lo…e pensando na melhor das intenções, disse-lhe que a ajuda era bem-vinda. Mas a conversa mudou, pois ele começou a dizer que “não tens como dirigir uma área tão grande assim só com bíblia e oração, vamos, eu te mostrarei alguém para te dar algo para te assegurares”. De acordo com as minhas fontes [risos…] esse pastor não aceitou e sei que está a liderar até hoje. Para falar verdade, até aprecio a obra que Deus tem feito por meio dele.

Pastor não deve misturar Deus com nada, Deus não chama servos para fazer as coisas acontecerem, Ele vê capacidades antes de confiar os bens dEle (Mateus 25:14-15), mas o que pede é que lance boa semente, cuide dela, e mais nada (I Coríntios 3:6). Ganância desonesta de reunir rebanho numeroso para ter altos valores de dízimos e ofertas [risos…] impede de andar com Deus, ainda por cima, faz perder a coroa de glória no futuro vindouro. A recompensa de Deus para seus servos não é em função da quantidade de sinais ou crentes que ajunta, mas sim a fidelidade (Mateus 24:45-46).

Prossigamos, e vejamos agora o que é andar na luz. Para tal, vamos ler Efésios 4:32; e 5:1 “Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”… Bem, sendo mais simples, isto tudo quer dizer ame a Deus e ame ao próximo… Ora, Deus não se ama sentimentalmente apenas, Deus vê que você lhe ama quando você pratica aquilo que está na Bíblia (João 14:21).

A pergunta para saber se estamos a andar com Deus ou não, não é se os demónios saem quando oramos por alguém; não é se a sua vida está a andar tranquilamente ou não; não é se aquele problema que você tinha ficou ou não resolvido quando você veio para Jesus. A pergunta que nos leva a saber se temos comunhão ou não com Deus é se nós somos praticantes do Bíblia ou não.

Quando a resposta é negativa a saída não é abandonar o mundo cristão. Há pessoas assim…fornicou foi de lá mesmo, pior quando engravida [gargalhada…]. Não se abandona a fé. Paulo diz em Efésios 4:22-24 que ao nos auto-avaliarmos e acharmo-nos nas trevas, a saída é despojarmo-nos do velho Homem, renovando o espírito do nosso sentido de vida, revestindo-nos do novo Homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.

Já acabei de pregar! Se você ainda não é crente e deseja em seu coração aceitar Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador, por favor, clique aqui para fazer a oração de aceitação, e depois procure uma igreja à sua escolha para se congregar.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top