Convite Cristão

Formação do Reino (parte 2)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Chamo atenção que a maneira como você recebe a mensagem é determinante para a formação do Reino acontecer ou falhar. Isso mesmo! A formação do Reino por meio da sua vida pode falhar.

Há três motivos que podem levar a sua busca e oração pelo Reino fracassar. A formação do Reino fracassa na sua vida quando você não entende a Palavra (Mateus 13:19); quando você é um emocionado (Mateus 13:20-21); e quando você coloca os cuidados deste mundo e as riquezas acima de Jesus (Mateus 13:22).

Muitas vezes a pessoa até jejua para o Reino se manifestar por meio da vida dela, mas quando a Palavra é ministrada endurece o coração e ouve apenas o que lhe convém. Uma pessoa teimosa destrói-se porque endurece o coração e só aceita compreender aquilo que ela acha que é; aquilo que está habituado a ouvir.

Tem gente que até canta “Deus envia-me”, mas quando chega a hora da ministração mexe telemóvel ou soneca. Nunca sabemos se Deus vai semear a vinda do Reino hoje ou semeou ontem; só saberemos depois de algum tempo, quando a semente brotar, crescer, e dar frutos. Mas, sem entender a palavra de Deus não vai acontecer nada, porque quando a pessoa não entende, o Diabo vem e rouba aquela semente (Mateus 13:19).

Atenção, eu disse “semear vinda do Reino”, porque pode sair palavra e Deus estar a semear uma outra coisa, embora desague no Reino. Mas saiba que os efeitos da palavra de Deus são: arrancar; derrubar; destruir; arruinar; e também edificar e plantar (Jeremias 1:10). Há gente que pensa que só Diabo é que destrói [risos…]. Deus também destrói. A diferença é que Deus destrói para edificar o bem e arranca quando não foi Ele quem plantou (Mateus 15:13).

Continuando, um emocionado é aquele que ouve a mensagem e recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo. Quando começa a viver dificuldades por causa daquela mensagem que aceitou seguir, desiste; não aceita pagar o preço pelo que deseja. Se você comportar-se deste modo, a formação do Reino em sua vida vai falhar; depois que você recebe a palavra, nem angústia nem a perseguição devem te fazer mudar de ideia (Mateus 13:21).

Para além destes dois tipos de pessoas mencionadas antes, há quem ouve a Palavra, mas deixa-se seduzir pelas riquezas e cuidados deste mundo; para ele, coisas de Deus é quando dá; “Deus entende” é o slogan dele. A formação do Reino falha neste tipo de pessoas porque elas não se dão tempo de frutificar a Palavra que receberam. A demasiada preocupação deles com os cuidados desta vida sufocam a mensagem lançada e não lhe deixa brotar (Mateus 13:22).

Isso não significa que crente não deve trabalhar ou não deve estudar. Crente deve trabalhar, se não tem emprego deve fazer negócio (I Tessalonicenses 4:11), mesmo apóstolo Paulo trabalhava, era fabricante de tendas (Atos 18:2-3); crente também estuda, até Lucas que escreveu evangelho, e Atos era médico. O espírito de deixar de estudar dizendo que é amor pela obra não funciona; se é o seu caso, eu expulso esse espírito da sua vida em nome de Jesus; depois da pandemia volte à escola.

O que Jesus diz em Mateus 13:22 é que você deve organizar o seu tempo e sua vida de tal modo que os cuidados desta vida não sufoquem a semente lançada; na sua organização de tempo deve haver tempo para Deus, dessa forma a vida social não vai asfixiar a formação do Reino; Deus é sempre prioridade. É uma questão de organização.

Essencialmente, o que vimos na parte 1 e 2 desta conversa é o seguinte: o Reino pelo qual buscamos forma-se por meio da Palavra de Deus (mensagem bíblica); a formação é gradual e respeita diversas etapas; começa como semente menor e vai crescendo; e temos de ter cuidado para não criarmos adversidades que levam ao fracasso na formação do Reino por meio da nossa vida.

Antes de terminar, quero acrescentar que nunca se compare quando assunto é manifestação do Reino. Quando a bíblia fala de fruto, fala de resultado do exercício de ouvir e compreender a mensagem bíblica. Para uns, o resultado é a produção de cem frutos, outro sessenta, e outro, trinta. E tudo tem a ver com os bens do Reino que Deus colocou em cada pessoa para gerir; e Deus faz isso olhando para o que cada um pode suportar (Mateus 25:15). O importante é servir com fidelidade (Mateus 25:20-23).

Já terminei! Se você ainda não é cristão, o primeiro passo para vir a si o Reino de Deus é aceitar Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida; se você deseja seguir Jesus clique aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599434
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
117
1757
5581
538260
14221
11495
599434

Seu IP: 18.224.70.204
2024-09-20 01:18

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top