Convite Cristão

Formação do Reino (parte 1)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Muitas vezes nós oramos “venha o teu Reino” e pregamos “busca em primeiro lugar o Reino”. As perguntas que não se querem calar são: como é que vem esse Reino? E como busco esse Reino? A proposta de hoje é estudarmos o funcionamento deste assunto da formação do Reino em termos concretos.

Antes, lembro-vos que este mês de Junho, segundo o nosso calendário, temos uma vigília no nosso canto de oração. É só escolher uma data favorável para si. Atenção, o programa é para solteiros. Os casados têm um plano especial de oração. Irmão ou irmã que vai entrar, não ore como se estivesse a fazer relato de basquetebol [risos…], lembre-se que terá gente dormindo.

Então, tudo na ordem e na calma, vai ter o seu particular com Deus. Ore, adore e estude a bíblia. É só usar os pontos de oração da segunda-feira, domingo e terça-feira. Pode acrescentar outros que desejar também.

Agora sim! Há várias formas de entender o “Venha o teu Reino”, mas a que pretendo falar é sobre alcance de mais pessoas para viverem a maneira de ser e estar dos Céus. Quanto mais pessoas vêm à salvação em Cristo Jesus é o Reino dos Céus expandindo-se.

Para abordarmos o nosso assunto vamos abrir as nossas bíblias em Mateus 13:3,23 “E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear […] mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.” Leia comigo, também, Lucas 8:11 “a semente é a palavra de Deus”.

Estudando a parábola do semeador, que Jesus falou ao povo estando ao pé da praia, sentado num barco, ajuda-nos a ter respostas para as duas perguntas iniciais deste texto.

Jesus diz que um semeador saiu a semear. As sementes caíram em quatro lugares: ao pé do caminho; em pedregais; espinhos; e na boa terra. Só teve efeito desejado a semente que caiu em boa terra.

E Jesus explica que quando fala de semente, não se refere à semente de uma mangueira, milho, ou coisa parecida. Esta semente que caiu nestes quatro lugares refere-se à palavra do Reino ou, se preferir, palavra de Deus.

Então aqui encontramos a primeira resposta para nossa inquietação. O Reino pelo qual Jesus nos manda orar pedindo e buscar, é formado por meio da palavra de Deus. Tem de haver alguém que transmite a mensagem, que é o semeador; e tem de haver alguém que escuta, que é o lugar onde cai a semente. O semeador é Jesus Cristo, hoje pode utilizar seus discípulos para representarem-Lhe nesta missão (II Coríntios 5:20).

O Reino dos Céus na sua vida, não virá de nenhum outro lugar a não ser pela palavra de Deus (mensagem bíblica). Consequentemente, quem busca o Reino tem de procurar consumir mais e mais mensagem de e sobre Jesus.

Contudo, para a palavra de Deus produzir o devido efeito para formação do Reino em nossas vidas é necessário que ao ouvirmos a Palavra tenhamos corações amolecidos e a recebamos de bom grado; isso faz com que ao ouvir compreendamos; e ao compreendermos a Palavra, depois de algum tempo aquela mensagem vai crescer em nós e vai dar frutos segundo a capacidade que Deus projectou em nós (Mateus 13:23,15).

Mas as coisas não são automáticas. Jesus explica que depois de lançar a mensagem e a pessoa compreender, não chegamos a perceber como é que a mensagem lançada por aquela pregação (ou por aquele filme cristão, por aquela música falando de Jesus, por aquele livro cristão, etc.) brotou e cresceu (Marcos 4:26-27); isto porque primeiro o que aparece é o capim, e segue gradualmente as etapas até começar a dar frutos (Marcos 4:28-29).

Observando a explicação de Jesus em Mateus 13:31-32 e Marcos 4:30-32, podemos perceber que tudo começa com uma pequena semente (mensagem bíblica compreendida). O Reino que somos chamados a buscar, começa em nossas vidas como algo inocente, como uma semente muito pequena e gradualmente vai crescendo.

O Reino não começa como algo grande em nossas vidas. É aquela palavra de Deus que saiu e nos levou a tomar uma determinada atitude ou decisão aparentemente simples e sem muito significado, mas que ao darmos seguimento faz-se a maior das hortaliças e cria grandes ramos; mas tudo partindo da semente mais pequena (Marcos 4:30-32).

Vou dar um exemplo olhando para o que Jesus fez em minha vida. A Chave de Davi vai fazer 2 anos de existência em Julho. Partiu de um filme projectado na igreja por ocasião da Páscoa em 2017, uns quatro meses após a minha conversão. Depois do filme, a mensagem que ficou em mim foi a última pergunta de Jesus Cristo, e eu já havia participado de uma peça teatral sobre aquele tema uns cinco anos antes (um pouco antes de abandonar a fé); quando cheguei a casa tive desejo de escrever sobre o assunto e fi-lo.

Para mim, era mais um texto. Mas depois de um tempo voltei a escrever mais um; depois mais um; mais um; até que em Dezembro daquele ano acabou vindo a ideia de criar este site. Quando dei por mim já tinha o meu primeiro livro digital; e quando voltei a dar por mim já estava a escrever o segundo livro digital que está guardado “na gaveta”. Naquele dia não sabia, mas hoje que posso olhar para traz, digo que aquele filme, combinado com aquelas peças teatrais em que participei, foram os modos que Deus utilizou para fazer cair a semente na minha vida.

Não se inquieta por ouvir um conjunto de mensagens e não ver seus efeitos imediatamente. As mensagens que deram/vão dar aquele início de formação/manifestação do Reino por meio da sua vida, serão evidentes depois que brotarem e passar a etapa da erva.

Muitas vezes você pode estar a ler a bíblia e parecer que não está entendendo nada de especial. E num outro dia você lê a bíblia numa outra passagem e um versículo fazer-te lembrar da passagem daquele dia e conjuntamente formar uma mensagem e interiorizá-la. Muitos dias depois, aquela mensagem que você interiorizou levar-te a tomar uma atitude em prol das coisas de Deus. E quando você dá por si, aquela iniciativa já está abençoando muita gente e atraindo pessoas para Jesus. Assim o Reino expande-se!

A particularidade de o Reino vir da semente mais pequena, também chama-nos atenção para não desprezarmos ou não deitar fora aquela ideia que parece ser grande demais para nossa estatura. Se beneficia o Reino, levante e resplandece! Deus gosta de buscar alguém que esteja no curral e colocá-la em lugares de honra (I Crônicas 17:7).

O facto de a formação do Reino começar pequeno em nossa vida, também apela a não desistirmos ou desanimarmos no começo. Você poderá, muitas vezes, dar início a um projecto em prol do Reino e não ver os resultados que você tanto espera. Às vezes, você dá tanto de si por aquela ideia, mas os resultados parecem estar a dizer que Deus não está consigo. Lembre-se, a formação do Reino não começa com resultados estrondosos, mas sim com resultados pequenos e vai crescendo.

Aí te sobe ao coração aquela ideia de vou iniciar com um evangelho infantil; então você ora e Deus autoriza a avançar, mas quando vai ao terreno aquele resultado de um movimento infantil estrondoso que você esperava não acontece. Lembre-se, o Reino começa de pequeno e vai crescendo sem você dar conta.

Chamo atenção que a maneira como você recebe a mensagem é determinante para a formação do Reino acontecer ou falhar. Isso mesmo! A formação do Reino por meio da sua vida pode falhar. Há três motivos que podem levar a sua busca e oração pelo Reino fracassar. Mas sobre isso eu falo na parte 2 da nossa conversa e para ler é só clicar aqui.

Caso queira terminar por aqui e você ainda não é cristão, o primeiro passo para vir a si o Reino de Deus é aceitar Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida; se você deseja seguir Jesus clique aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top