Convite Cristão

Pregador sábio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em primeiro lugar quero lembrar aos irmãos que receberam o cartaz “Orar por Moçambique” para separarem um tempo hoje para o efeito [se não recebeu tem neste texto]. Hoje a minha mensagem é para os pregadores e pessoas que desejam ser. Vamos estudar sobre o que o pregador deve fazer para ensinar sabedoria ao povo de Deus.

Importância do pregador

A oração e o ministério da Palavra ocupam uma posição de destaque entre os vários serviços a Deus (Atos 6:1-4). O Reino de Deus é formado por meio da Palavra (Mateus 13:3-23). O ministério da Palavra deve ser o último a falhar numa igreja; basta falhar na Palavra falhou tudo. Até pode ter cura e milagres, mas se falha na Palavra falhou tudo.

É preciso entender que o pregador, como vaso, pode conduzir as pessoas para vida por meio do que ensina, assim como pode dirigir o povo à perdição, contaminando-o com enganos, heresias, e falsos testemunhos (I Pedro 2:1; Mateus 15:18-19). Por isso a bíblia manda repetidamente o povo de Deus a examinar tudo que ouve (I Tessalonicenses 5:21; I João 4:1; Romanos 16:17-18). Uma pessoa que não examina a mensagem que ouve está vulnerável a consumir leite falsificado (I Pedro 2:2).

Não olhe para mim porque até eu posso mentir [risos…]. É preciso examinar tudo! O engano é feito com astúcia. Não é nítido, pois pode vir também com suaves palavras e agradáveis (Romanos 16:18; Efésios 4:14); palavras agradáveis, mas encobertamente tem heresias (II Pedro 2:1). A ordem é examinar tudo, não para depois ficar falando mal da pessoa ou discutir com ela. Examina-se tudo e retém-se o que é bom, o resto descarta-se (I Tessalonicenses 5:21).

Papel do pregador

O principal papel do pregador é preparar o crente para que ele seja apresentado como uma virgem pura diante de Jesus Cristo, naquele Dia (II Coríntios 11:2). Isto é, levar o crente a conhecer e a aplicar o ensino de Jesus em sua vida (Mateus 28:20).

De um modo mais simples diria que o pregador tem a tarefa de orientar o pecador arrependido a mudar a sua maneira de viver. Conduzir as pessoas para viverem em novidade de vida proposta pelo Senhor Jesus. Quem quer seguir Jesus tem de arrepender-se e produzir frutos dignos de arrependimento (Mateus 3:8). Todo arrependimento produz mudança.

Contudo, é preciso não confundir. O papel do pregador não é mudar o coração das pessoas. O trabalho do pregador é fazer demonstração do Espírito e do poder de Deus (I Coríntios 2:4). E, por sua vez, Deus, por meio da demonstração feita, vai mudar o coração da pessoa que ouviu de bom grado a mensagem (Ezequiel 36:26).

Como atingir o alvo?

A primeira coisa que o pregador precisa ter é zelo de Deus (II Coríntios 11:2). Tem de haver vontade e cuidado. O pregador tem de amar o Senhor Jesus. Amar as coisas de Deus!

Algumas igrejas tornaram-se mini-mercearias, porque os servos que as conduzem não amam Jesus. Quando a pessoa ama as coisas de Deus faz naturalmente o que apóstolo Paulo fez, a saber: ele deixou igrejas que lhe davam salário para ir servir na igreja de Coríntios de graça e sem incomodar a ninguém quando tivesse necessidades (II Coríntios 11:7-8); aceitou viver na humildade financeira, trabalhando numa igreja com pessoas muito problemáticas (I Coríntios 5:1).

Amar Jesus conduz o pregador a ter zelo de Deus, porque quem ama não busca seus interesses e não trata com descuido (I Coríntios 13:4,5). Onde há amor, há dedicação e cuidado olhando para os interesses da pessoa que amamos.

Em segundo lugar, para ensinar sabedoria ao povo de Deus, o pregador tem de ser sábio. Confira isso comigo em Eclesiastes 12:9 “E, quanto mais sábio foi o Pregador, tanto mais sabedoria ao povo ensinou; e atentou, e esquadrinhou, e compôs muitos provérbios”.

Há diferença entre sabedoria humana e sabedoria de Deus. A sabedoria humana consiste em palavras persuasivas, enquanto a sabedoria celestial consiste em demonstração (I Coríntios 2:4). O pregador tem de ter a sabedoria de Deus (I Coríntios 2:13-14). Quando o pregador usa sabedoria dos homens para ensinar coisas de Deus, as pessoas que lhe seguem vão ter uma fé mal sustentada (I Coríntios 2:5).

Como ter sabedoria de Deus

É preciso entender que a partir do momento que você aceitou Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida, a sabedoria de Deus desceu sobre si. A graça também.

O problema das pessoas é que estão a espera de ter experiência espiritual extraordinária para entender que já são sábias. Assim que você recebe Jesus como Senhor da sua vida, Deus já te deu sabedoria, porque Jesus é a sabedoria de Deus oculta em mistérios (I Coríntios 1:24; 2:7).

O evangelho é simples, o homem é que complica as coisas. Você não precisa esperar ter experiências como as de Rei Salomão [risos…]. Com Salomão foi daquela forma porque antigamente [antes da vinda de Jesus] Deus falava muitas vezes e de muitas maneiras; connosco acontece de como falei, porque connosco Deus falou-nos pelo Filho, a saber: Jesus Cristo, a quem constituiu herdeiro de tudo (Hebreus 1:1-2).

É preciso, também, entender que apesar de você receber sabedoria de Deus, assim que aceita Jesus como Senhor, nem sempre a sabedoria vai manifestar-se da noite para o dia; isto porque o temor a Deus é o princípio da sabedoria (Provérbios 9:10). Ou seja, assim que aceitou Jesus como Senhor recebeu sabedoria (e a graça também), o que falta para isso manifestar-se em si é o crescimento em sabedoria e graça (II Pedro 3:18).

Como acontece o crescimento em sabedoria? Simples, conhecendo mais o Senhor e Salvador Jesus Cristo. A partir do momento que você conhece mais e mais a Jesus, você cresce em sabedoria, porque Jesus é a sabedoria (II Pedro 3:18; 1 Coríntios 1:24).

Conhecer Jesus para crescer em sabedoria funciona sob duas bases: amor a Deus (I Coríntios 2:9) e coração amolecido para o agir do Espírito Santo (I Coríntios 2:10). Quando procuramos conhecer Jesus sem usar essas duas bases caímos na sabedoria humana.

Sobre a primeira base, saiba que amar a Deus não é uma questão sentimental. Guarde os seus sentimentos e oferece à sua esposa ou marido. Não se ama Deus de peito. Quem ama Deus aplica os ensinamentos de Jesus como seu estilo de vida (João 14:21). Examine-se e aproxime-se!

Resta-me agora falar em torno da segunda base. O coração tem de estar aberto para o agir do Espírito Santo, porque é Ele que te vai guiar em toda verdade e a penetrar nas profundezas de Deus, enquanto você estiver procurando crescer no conhecimento do Senhor Jesus, estudando a Bíblia (João 16:13; I Coríntios 2:10). É preciso empenhar-se no estudo da bíblia para conhecer a cabeça da Igreja de Deus: Jesus Cristo (Efésios 4:15).

Mesmo Jesus, por ter se feito semelhante aos homens, teve de crescer em sabedoria e graça, sentando com doutores da lei no templo, ouvindo e perguntando-lhes (Lucas 2:46,52). Se com a Cabeça foi assim, quanto mais nós que somos seus seguidores. É por isso que cerca de 20 anos depois, quando Jesus falava, as pessoas admiravam e diziam: nunca homem algum falou assim como este homem (João 7:46). O pregador precisa sentar e investir na busca do entendimento dos caminhos de Deus para poder falar das grandezas de Deus (Salmos 119:27).

Há mais sobre este assunto, mas era isto que queria partilhar com os irmãos. Se, ainda, não é cristão e deseja dar o primeiro passo, clique aqui. Não se esqueça de separa um tempo para orar por Moçambique. Se estiver a ler depois do dia 25 de Junho e quiser orar comigo é só utilizar o calendário de oração aqui disponível. Jesus ama-te!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top