Deserto da Judeia

Outro nível de amor ao próximo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quando se fala de amor ao próximo temos um conceito baseado em sempre fazer o bem ao outro, independentemente de ele vir a fazer-nos mal. Acontece que nesta questão de fazer o bem ao outro centramo-nos mais em dar bom tratamento padronizado. Isso é bom e é bíblico, mas hoje a Palavra de Deus quer nos levar para outra dimensão de amor ao próximo.

Antes, só para ajudar alguém que confunde amor com sentimentos como paixão, encantamento, atracção física, e obsessão, deixa-me dizer que quem ama está talhado e apto para sofrer todo tipo de coisa pelo bem do outro. A bíblia diz em I Coríntios 13 que o amor é sofredor, e agradável (I Coríntios 13:4) e quem ama tudo espera e tudo suporta (I Coríntios 13:7).

Digo: quem te ama não te faz mal, mas está talhado para você o fazer mal, perdoar-te e a vida continuar mantendo a comunhão. E vice-versa.

Voltando ao assunto da outra dimensão de amor ao próximo… Leia comigo João 15:12 “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”

Vamos ler também Efésios 5:25-27 “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

Antes de Jesus vir à terra na forma física, o mandamento sobre amar ao próximo dizia: ama o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:39). Mas Jesus nas últimas recomendações que deixava aos discípulos resumiu todos 10 mandamentos em um, e em lugar de nos mandar amar o próximo como a nós mesmo, mandou amar ao próximo como Ele nos amou.

A questão agora é: como é que Jesus nos amou? E a resposta está em Efésios 5:25-27. Ou seja, Jesus Cristo amou-nos purificando-nos com a Palavra para que aos olhos dele sejamos santos e irrepreensíveis. Aleluiaaaa!

Jesus disse para amar ao outro. Mas não é para amar de qualquer maneira. Nem é para amar do nosso jeito. É para amar como Jesus nos amou.

Amar ao próximo como Jesus nos amou é, para quem conhece uma porção da Palavra de Deus, ajudar a quem anda perdido a conhecer o caminho de Deus. Escuta, é entregar-se para conduzir o teu próximo para o caminho da santidade.

Você não pode aceitar que o teu próximo seja repreensível e ficar calado. Amar ao seu próximo como Jesus é fazer a sua parte, usando todos os recursos da Palavra de Deus para que o seu irmão seja santo e irrepreensível. Se o teu próximo andar em caminhos que desagradam a Deus não pode ser por você não ter feito a sua parte.

Torna-se o nosso próximo santo e irrepreensível anunciando para ele a Palavra de Deus, conforme o Espírito Santo coloca em nossos corações. Não se pode brincar de pregar. Há que haver responsabilidade, porque há momento para edificar, consolar, e exortar. Quando se exclui a exortação e edificação, e só se passa a vida a consolar o outro, isso é brincadeira e irresponsabilidade.

Esse tipo de irresponsabilidade levará o nosso próximo ao inferno, apesar de ir à igreja. Há condições para receber a recompensa de Deus. Ninguém herdará a vida eterna sendo praticante das coisas que as Escrituras dizem para não as praticar. O Reino de Deus não é comida e nem bebida (Romanos 14:17).

O facto de vivermos pela graça não significa que podemos desenhar nossos padrões de santidade e perfeição conformistas com o pecado. A bíblia diz em Romanos 6:1-2b “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum!”

Quando você não usa a Palavra de Deus para tornar o teu próximo santo e irrepreensível aos olhos de Deus, você não está a amar o seu próximo. Antes pelo contrário, você está a conduzir o seu próximo para o inferno. Quando você se cala também.

Pecado é pecado. Jesus sentou-se no meio dos pecadores, para lhes ensinar o caminho de Deus, levando-os ao arrependimento (Mateus 9:13). Isso é um acto de amor ao próximo.

Não leve as ovelhas de Deus ao inferno com consolações estranhas à luz da bíblia. Coopere com Jesus para levar as pessoas ao arrependimento, e a produzir frutos do arrependimento. Fora disso é diabólico. Se o seu próximo está perdido, corrija-o. Mais vale um repreendido que foge da igreja, do que um indisciplinado consolado que permanece.

A bíblia diz em Hebreus 12:7-8 “Se suportais a correcção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos”.

Quando o seu próximo pratica iniquidade e você não faz nada você produz bastardos. Isso é falta de amor ao próximo. Porque a bíblia diz em Deuteronômio 23:2a “Nenhum bastardo entrará na congregação do Senhor”.

Toda exortação ou correcção tem de ser feita com paciência, demonstrando o intuito de ajudar ou edificar ao próximo. Porque a bíblia diz em II Timóteo 4:2 “que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”.

Atenção! Não é a força nem a violência, mas sim pelo Espírito de Deus (Zacarias 4:6). A bíblia manda repreender a pessoa até duas vezes, sobre o mesmo problema, depois disso é só deixar e orar por ele (Titos 3:10; I Timóteo 2:1-4).

Repreender o outro por vezes soa como se fosse tratar mal. Mas não é mau trato. Fazer mal é você deixar o teu próximo na iniquidade e ele ir ao inferno. Jesus diz em Apocalipse 3:19 “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te”.

Conduzir o seu próximo para o caminho de Deus, tem de ser feito, ainda que o mundo te aborreça. Quando você não faz torna-se inimigo de Jesus, porque a Palavra de Deus diz em João 15:14 “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.”

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599524
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
207
1757
5671
538260
14311
11495
599524

Seu IP: 13.58.59.133
2024-09-20 01:33

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top