Deserto da Judeia

Enfermo de Betesda

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É sempre uma alegria e prazer poder dirigir-me às pessoas que Deus ama. Uma pessoa amada por Deus não é qualquer. Mulher amada por um magnata, magnata é. Se assim é na terra, quanto mais os amados por Deus. O magnata dá vida luxuosa, Deus dá vida em abundância e ainda por cima dá o Reino. E não dá metade do Reino não, Ele dá o Reino inteiro. Então eu estou a pregar o evangelho para gente muito importante [risos…]. O meu assunto hoje é: o enfermo de Betesda.

O texto bíblico que vai orientar a nossa meditação está no evangelho de João 5:1-15. Uma vez que é longo, irei resumir.

Havia um homem que estava, há 38 anos, enfermo em Jerusalém. Segundo o que podemos entender da colocação de Jesus, a enfermidade dele foi contraída por causa do pecado, que havia cometido (João 5:14). Contudo, havia, na altura, um tanque na Porta das Ovelhas, chamado Betesda, o qual tinha cinco alpendres. Naquele tanque descia um anjo e agitava as águas e o doente que conseguia chegar primeiro ao tanque ficava curado de qualquer enfermidade. Aquele era um verdadeiro tanque de milagres [risos…].

Acontece que a bíblia diz que nos alpendres havia uma grande multidão de enfermos, entre eles cegos, coxos e paralíticos, esperando o anjo movimentar as águas. Então, quando o anjo descia, este enfermo, que estava naquela situação já há 38 anos, não conseguia chegar antes dos outros.

Agora já estou a pregar. O homem de Betesda não desistia. As circunstâncias não o ajudavam a persistir, mas “o cara” continuava a tentar. Não tinha homem nenhum que lhe podia colocar no tanque, e quando ele esforçava-se para descer ao tanque, alguém ultrapassava-lhe, mas “o cara” não desistia.

Contudo, o que me chama atenção neste texto bíblico não é o enfermo, é a postura de Jesus. O meu Senhor ia para Jerusalém, mas ao ver o homem deitado foi ao alpendre e curou-o através da Palavra, e foi embora. Jesus nem se apresentou. Ele nem disse que sou apóstolo, pastor, enviado de Deus ou Deus me revelou ou vem para minha igreja, nada! [risos…]. Ele curou o homem e foi embora, tanto mais que quando perguntaram àquele homem quem lhe havia curado, ele não sabia (João 5:13).

Mas esse ainda não é o meu assunto. A mensagem é que havia uma grande multidão de enfermos ali, mas o Senhor Jesus curou apenas aquele homem. Havia muitos paralíticos ali, mas Jesus só curou aquele homem e retirou-se; havia muito cego ali, mas Jesus só curou aquele homem; havia muito coxo, mas Jesus só curou aquele homem.

Há quem pode dizer que Jesus fez isso porque não queria atrasar-se à festa [risos…]. Esse não foi o motivo, Jesus tem poder suficiente para curar toda multidão de enfermos de Betesda com uma única frase. O que aconteceu, é que há dias assim, em que Jesus desce para tratar de uma agenda particular. No meio de 10, 20, 30 mil enfermos, Ele localiza-te para resolver seu problema. Há dias assim.

Minhas senhoras e meus senhores, Deus não me revelou; nem sinto nada fluindo [risos…]… mas eu acho que esse dia é hoje, o dia em que Jesus pára a marcha para ir resolver aflição de 38 anos do paralítico de Betesda, chegou. Hoje Ele não vem ter com multidão não, Jesus vem ter consigo.

Talvez você não saiba quem é o paralítico de Betesda… gente, eu conheço e já te digo. O paralítico de Betesda é um homem que passou a viver embaixo de um alpendre deitado na cama, por causa do pecado. O paralítico de Betesda é um homem com a vida estagnada por causa dos seus próprios erros. O paralítico de Betesda é um homem que recebeu a oportunidade de conhecer Jesus Cristo.

Quando o paralítico de Betesda conheceu Jesus virou evangelista (João 5:15) [risos…]. Quando teve um encontro com Jesus saiu da posição de lamentador (João 5:7), e passou a ser testemunha do poder de Deus (João 5:15). Qual foi o segredo? O paralítico de Betesda deixou a lamentação de lado e partiu para acção de quem confia na autoridade da palavra de Deus. Quando Jesus disse levanta-te, toma tua cama e anda; o homem fez (João 5:8-9).

Para o paralítico de Betesda, a oportunidade para conhecer Jesus surgiu de uma enfermidade. Para si, eis aqui a oportunidade…. e para conhecê-Lo, o primeiro passo é aceitar com a sua boca que Ele é o Senhor, e segui-Lo.

Já acabei de pregar. Quem é a pessoa que em seu coração deseja aproveitar esta oportunidade para começar a seguir Jesus? Se você é essa pessoa, por favor, clique aqui para fazer uma oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598764
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1204
772
4911
538260
13551
11495
598764

Seu IP: 207.46.13.124
2024-09-19 21:31

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top