Deserto da Judeia

Tesoureiro e o amor ao dinheiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Das áreas em que se pode servir a Deus a de tesoureiro é das que considero mais delicada, pois quem serve o Senhor nesta área, está muito vulnerável a cair na infidelidade, cedendo a sedução do espírito de Judas, assim como aos poucos ir perdendo a inclinação pelas coisas espirituais, passando a olhar cultos como momento de facturar (João 12:3-8). É bem provável que não seja o seu caso, mas gostaria de ter um momento de reflexão dirigida com um tesoureiro.

Se calhar dizer antes que dinheiro não é problema, o problema é o espírito com o qual manejamos o dinheiro. Se manejarmos sob direcção do Espírito da Verdade não tem problema nenhum, mas se lidarmos sob direcção do espírito de judas vamos sempre nos desviar da fé (I Timóteo 6:10; Mateus 26:14-16; 27:5).

Precisamos tirar da nossa cabeça a ideia de que o dinheiro é coisa do Diabo. Na verdade, quase todos planos que você tem sem envolvimento do dinheiro vão terminar na vontade.

Deixa só tirar alguém do preconceito para o conceito! Deus não tem nenhuma dificuldade em abrir os Céus e atirar dinheiro de lá do Céu para irmos pregar evangelho. Isso não é problema e nem é difícil para Deus. Como é que eu sei? Simples, Deus alimentou Israel com maná no deserto e para Ele nada é impossível (Deuteronómio 8:3). Ele não faz isso porque essa não é maneira dEle de trabalhar; no Reino de Deus há distribuição de tarefas, e é responsabilidade do Homem contribuir para que o evangelho seja pregado.

Um dia eu hei-de falar sobre dinheiro no ministério de Jesus, mas permite-me perguntar isto: nunca se questionou onde Jesus conseguia dinheiro para fazer aquelas todas viagens e cobrir os custos de alimentação? (João 4:8). As pessoas é que contribuíam; era muita gente que dava dinheiro, mas a bíblia destaca Maria Madalena, Suzana, e Joana (Lucas 8:1-3). E Judas Iscariotes era a pessoa que cuidava da tesouraria (João 13:28-29; 12:6).

Estamos a conversar! A traição de Judas Iscariotes não começou quando foi negociar o preço da entrega de Jesus; a infidelidade começou muito antes. A ida aos príncipes dos sacerdotes foi praticamente o apogeu da traição.

A infidelidade do tesoureiro Judas começou com coisas pequenas, como roubar oferta aqui e acolá (João 12:6). Parecia coisa sem expressão; parecia coisa remediável; mas foi assim que Judas, apesar de saber que estava gerir dinheiro de alguém que sabe de todas coisas (Mateus 9:4), começou a perder temor e foi brotando nele um novo amor, o qual apóstolo Paulo chama de amor ao dinheiro.

Uma vez que roubava e parecia que não acontecia nada, Judas continuou a mergulhar na caminhada de gestão do dinheiro sem temor a Deus. Judas não percebeu que aos poucos o valor do dinheiro e do que pode ser feito com o dinheiro começou a ser a sua motivação para gostar de servir na tesouraria; pior do que isso, o amor ao dinheiro passou a ser maior do que o amor pelo Senhor Jesus.

É certo que Jesus tinha de ser traído, mas não era imperioso que fosse Judas (Lucas 22:22-23; Mateus 18:7), e Jesus, sabendo disso, procurou de várias maneiras poupar Judas dessa tarefa, tentando avisar que “um de vós é filho da perdição” (João 6:70); quando viu que Judas já estava a valorizar demasiadamente coisas materiais que as espirituais, Jesus procurou mostrar-lhe o Seu valor (João 12:7-8).

Quando Jesus viu que Judas já estava no auge de preferir dinheiro que o seu Senhor, Jesus falou abertamente dizendo “um de vós há de me trair” (João 13:21), mesmo assim Judas não recuou porque o amor ao dinheiro (este amor que é a raiz de todos males) já estava fluindo nele.

Tesoureiro, aos seus olhos pode ser insignificante gerir com infidelidade o dinheiro da igreja de uma vez a outra, mas a verdade é que você está se enforcando aos poucos. Gerir coisa divina é diferente de gerir coisa pública, deixe de “Deus entende”. Deus é misericordioso, pode até entender, mas o Diabo não entende e nem tem hora de recreio.

Publicidade

Quando você gere com infidelidade o dinheiro da obra de Deus, está a preparar terreno para o dia em que o Diabo quiser te usar; e no tal dia, Satanás não vai quer saber se Deus entendeu.

Espiritualmente é assim, o Diabo luta sempre e sem cessar para ferir o calcanhar do Homem (Génesis 3:15). Você que está nesta área, sempre que perceber que o amor ao dinheiro está corrompendo o seu coração não perque tempo: arrepende-se e abre o jogo com a pessoa que te confiou a tarefa de tesouraria. Jesus Cristo disse que felizes são os servos que Ele encontra a servirem com fidelidade e prudência (Mateus 24:45-46).

Graças a Deus, em assuntos do Céu não há assintomáticos. Para todo problema espiritual há sintomas, ainda que aos olhos das pessoas pareça tudo estar bem. O sintoma de que o amor ao dinheiro está usurpar o nosso coração de tesoureiro é atingirmos o nível de falta de temor na gestão do dinheiro da coisa de Deus.

Ah! Como era bom, se o seu coração pudesse experimentar quão bom e agradável é servir com fidelidade a Deus. Servir a Deus com fidelidade tanto no pouco quanto no muito. Cadê o coração desejoso em servir a Deus com fidelidade?! Aquele que serve com fidelidade a Deus, mesmo quando isso lhe prejudica?! Cadê?! São esses que habitarão no tabernáculo de Deus (Salmos 15), onde não há mais morte, nem pranto, nem clamor (Apocalipse 21:3-4); a casa da justiça da qual o mundo tanto procura e não acha nesta terra (II Pedro 3:13). Ó, tesoureiro, ainda vai a tempo: arrepende-se!

Já terminei! Vinha conversar com tesoureiro, mas pode ser que você não seja crente e por este ou aquele motivo tenha chegado aqui; se o seu coração deseja seguir Jesus Cristo, por favor, clique aqui para fazer a oração de aceitação. Se você deseja orar connosco é só utilizar o calendário de oração geral ou o plano especial de oração para casados, ou ainda o programa O Intercessor. Amo-te, mas Jesus ama-te de um modo inexplicável!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599235
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1675
772
5382
538260
14022
11495
599235

Seu IP: 3.135.215.96
2024-09-19 22:01

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top