Deserto da Judeia

Cuide-se dos equívocos populares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A palavra de Deus quer, hoje, esclarecer-nos alguns equívocos populares a respeito de Jesus Cristo e não só. São equívocos que, se os desprezarmos, a porta dos céus pode ser fechada para quem sem querer acabou aderindo a eles para conformar os seus próprios gostos ou prazeres.

Para começar… Isso de que eu não vou a nenhuma igreja porque Jesus não tinha igreja não funciona. Não é verdade que Jesus Cristo não tinha igreja. A bíblia diz em Lucas 4:15 “E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado”. Sinagoga é o nome que os judeus dão aos locais de culto. Ou seja, Jesus tinha locais de culto dEle. Ensinava nas sinagogas dEle e em público.

Jesus não tinha problema em ensinar em outras sinagogas, que não fossem suas. Podemos ver isso em Mateus 13:54 “E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam e diziam: Donde veio a este a sabedoria e estas maravilhas?”.

Outro equívoco diz respeito ao dízimo. É popular que Jesus não disse para dar dízimo. Outros dizem que no novo testamento não há dízimo. É mentira! Jesus disse claramente que devemos dar o dízimo. Isso está em Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.”

Presta atenção na parte final das palavras de Jesus: “deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas”. Ou seja, devemos dar dízimo, mas acima do dízimo está o juízo, a misericórdia e a fé. Tudo tem de ser feito. O que Deus não quer, é que você se concentre em dar dízimo e deixe de lado o amor ao próximo. Você pode até dar dízimo muito alto, mas se você não ama ao próximo não vale nada.

O dízimo é para manter a Casa do Senhor (Malaquias 3:10). Sem recursos financeiros não há como pregar o evangelho até aos confins da terra. E a bíblia diz que sem que o evangelho seja pregado até aos confins da terra não haverá fim do mundo (Mateus 24:14).

estudiando la biblia 868x398

Os sinais de sofrimento que você vê são princípios das dores. Para que venha o fim do mundo é necessário que o evangelho seja pregado até aos confins da terra (Mateus 24:1-14).

É por isso que Satanás trabalha muito nesta área, bloqueia o entendimento dos ricos para não irem à igreja; bloqueia a prosperidade dos crentes; e levanta polémicas a respeito dos dízimos e das ofertas.

Ataca nos dois lados, conduz os líderes a gerirem mal os dízimos e as ofertas; e leva as ovelhas a duvidarem dos seus líderes. Tudo porque Satanás sabe que se a igreja tiver dinheiro irá levar o evangelho até aos confins da terra, virá o fim do mundo, e Satanás e os demónios que causam sofrimento serão lançados na fornalha de fogo onde queimarão para todo sempre. E nós iremos viver com nosso Deus, na nova Jerusalém, uma cidade quadrada de ouro puro, onde não há dor, só há amor.

As pessoas tendem a pensar também que essa multiplicação de doutrinas é de hoje. Tendem a pensar que igrejas com interpretação diferente da bíblia são de hoje. Escuta… isso não é de hoje, já nos tempos de Jesus existia.

Havia os escribas e fariseus, havia os saduceus, e estava também Jesus. A doutrina de Jesus era diferente da dos escribas e fariseus; era diferente também da dos saduceus. Apesar de em alguns momentos terem se unido para dar cabo da doutrina de Jesus (Mateus 16:1), os saduceus e os fariseus ensinavam coisas diferentes.

O conflito entre a doutrina dos fariseus e de Jesus resultou na crucificação de Jesus (João 11:46-53). Deixa-me detalhar isto…

Os saduceus ensinavam que não havia ressurreição (Marcos 12:18). Jesus calou-lhes dizendo que eles estavam errados por não conhecer as escrituras e esclareceu que há ressurreição (Mateus 22:23,29).

8875519

A diferença entre a doutrina dos fariseus e de Jesus tinha a ver com autoridade. Os fariseus ensinavam bem as escrituras, mas não faziam aquilo que pregavam (Mateus 23:1-5). Por isso Jesus lhes dizia na cara deles que eles eram hipócritas (Mateus 23:13). Jesus aconselhou as pessoas a ouvirem aos fariseus, mas a não imitarem os seus actos, porque eram hipócritas (Mateus 23:3).

Ainda sobre a autoridade, a doutrina de Jesus tinha sinais e milagres, a doutrina dos fariseus e escribas não tinha sinais e milagres.

Leia comigo Marcos 1:27 “E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!”

A doutrina utilizada por Jesus consistia em ensinar a vontade de Deus às pessoas, fazer sinais e milagres. Foi esta doutrina que fez de Jesus famoso e multidões atrás dEle. O povo admirava a autoridade de Jesus quando discursava, alegravam-se com a forma como Ele respondia.

Jesus pregava para levar as pessoas ao arrependimento. Dizia a verdade de forma crua e procurava falar tudo de forma compreensível. Por isso falava em parábolas, comparava as coisas do Céu com actividades do povo para o povo entender facilmente (Mateus 13:10,11).

Jesus não pregava para fazer milagres, como muitas igrejas fazem hoje. Jesus pregava para as pessoas se arrependerem. Jesus pregava para as pessoas viverem segundo a Palavra de Deus (Mateus 5:47,48). Os sinais e milagres eram feitos para que povo cresse que Jesus era enviado de Deus (João 11:41-45). Jesus usava sinais e milagres como um instrumento do seu trabalho, e não como fim, pois o fim de Jesus era levar as pessoas ao arrependimento.

Apesar da doutrina de Jesus ter sinais e milagres nem todos criam nEle. A bíblia fala que uma parte da multidão cria em Jesus, e uma outra parte dizia que Jesus estava a enganar o povo (João 7:12). E havia uma outra que negava que Jesus era o Cristo, ou seja, negavam que Jesus era Filho de Deus.

Leia comigo João 10:33 “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfémia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo”.

biblia sagrada pc 1

Essa coisa de crer em Deus, segundo a doutrina usada por Cristo, já era conflituosa desde os tempos de Jesus. A doutrina utilizada por Jesus Cristo desde a época luta para se afirmar em meio de falsas doutrinas a respeito de Deus. Uma parte cria outra não cria, mas Jesus não deixou de fazer o que lhe competia, que era falar a verdade.

A doutrina utilizada por Jesus depende da fé de quem escuta. Já na altura, caso a pessoa fosse incrédulo não tinha como prosperar a Palavra de Jesus em seu coração. É por isso que a bíblia diz em Mateus 13:58 “E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles”.

Por tanto, amado(a)! Não pensa que a multiplicação de doutrinas tem a ver com o tempo de hoje. Tudo tem a ver com as raízes do próprio evangelho. Sempre foi assim. Sempre houve isso de grupos que interpretam mal a bíblia.

Até João Baptista entrou em choques com os fariseus e saduceus, e lhes chamou de raça de víbora (Mateus 3:7,8). Assim como Jesus, fariseus, escribas, e saduceus sempre entraram em choques, assim também é hoje. Diferentes igrejas, com doutrinas diferentes vão sempre entrar em choques.

Não há como mudar isso. Porque tem de ser assim. Deus abre igrejas dEle, e Satanás abre igrejas dele, e assim se cumpre em nós a parábola do trigo e do joio contada por Jesus (Mateus 13:24-30,36-43).

Contudo, a doutrina que tem de prevalecer em nós é a que Cristo usou. Quem quiser ser salvo tem de escolher a doutrina utilizada por Jesus. A pessoa que quiser ser salva tem de se entregar para doutrina onde tudo que é ensinado desagua no arrependimento e remissão dos pecados (Lucas 24:47). Evangelho que não conduz a renúncia é uma mentira, um veneno para alma. No evangelho da cruz há renúncia no pensar, falar, e agir.

Se você ainda não é crente, convido-te a entregar a sua vida a Jesus,clicando aqui. Depois procura uma igreja para congregar. Ora pedindo ajuda de Deus, Ele vai direccionar-te.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599524
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
207
1757
5671
538260
14311
11495
599524

Seu IP: 13.58.59.133
2024-09-20 01:33

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top