Conversa

Crescimento espiritual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É a primeira vez que vos escrevo este ano. Como tal, vamos começar com uma conversa muito particular. Esta mensagem é dirigida aos irmãos que se reconciliaram com Deus, em Cristo Jesus, neste site (digo isso por causa do tom). É espantosa a fé que o Senhor gerou em vós, não é a todos que Deus concede a oportunidade de aceitar Seu Filho num “websitizinho” na internet [riso...]. Os indiferentes que o digam. Então vamos conversar um pouco sobre crescimento espiritual.

Para isso, vamos abrir a nossa bíblia em Efésios 4:13-14 e assim se lê: “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.

O crescimento espiritual é diferente do que estamos familiarizados. Quando um bebé nasce, com o andar do tempo ele vai crescendo. Espiritualmente não é assim. Crescer espiritualmente não tem a ver com seu tempo como crente; seu tempo de ministério; quantidade de ovelhas que você cuida; muito menos receber cadeira na igreja e passar a ser chamado de pai [risos...].

Crescimento espiritual tem a ver com nível de conhecimento do Filho de Deus (Jesus Cristo) e o fruto que esse mesmo conhecimento produz em nossa vida. O crescimento espiritual é medido em função do nosso nível de semelhança prática com o Senhor Jesus Cristo. Quanto mais você procura conhecer Jesus e deixa que esse conhecimento impacte o seu modo de ser e abordar a vida, você está a crescer espiritualmente. É isso que Paulo diz na carta aos Efésios.

Alguns têm 10 anos como crente, mas só conhecem Jesus como Senhor e Salvador [risos...]. É por isso que a oração deles é sempre “Deus ajude-me”; nunca vão orar “Jesus ensina-me”, porque não conhecem Jesus como Mestre.

Publicidade

Quando aceitamos Jesus muita expectativa sobe ao nosso coração; expectativa de vida melhorada. É lógico, pois Jesus prometeu dar alívio a todos que lhe aceitam. Mas é preciso prestar atenção ao que Jesus disse onde fez essa promessa. O alívio prometido é o jugo e fardo dEle.

O que Jesus diz em Mateus 11:28-30 é que depois de você fazer oração aceitando-Lhe como Senhor e suficiente Salvador você tem de tomar o jugo dEle, isto é, aceitar a autoridade dEle na sua vida (em quinhentas, aceitar que Ele mande na sua vida, ou seja, aceitar que a bíblia mande na sua vida); e a seguir aprender dEle. A autoridade dEle é suave, e o fardo dEle é leve; é esse o alívio que promete.

Quando você decide ser crente é preciso saber gerir a expectativa que te trouxe para Jesus. Muitos crentes não crescem espiritualmente por causa de não saber gerir a expectativa. Você não pode deixar que o desejo por coisas (resolução dos seus problemas sociais) ocupe todo o seu coração (Mateus 13:22). Não há nada de errado em pedir coisas a Deus. O que se está dizer é que depois de aceitar Jesus, a sua maior preocupação tem de ser aceitar a autoridade dEle em sua vida e aprender dEle.

Quando você aceita Jesus, os Céus olham para si como um menino em Cristo. Quando você é um menino em Cristo não se pode falar espiritualmente consigo, as coisas de Deus devem ser faladas para si carnalmente (I Coríntios 3:1).

Não se sai da fase de menino em Cristo pelo tempo que você vai permanecer crente. Sai-se dessa fase procurando conhecer mais ao Senhor Jesus e a deixar que tal conhecimento impacte/transforme a sua vida em conformidade com a Palavra.

Depois de aceitar Jesus, sair da fase de menino é urgente. Há um perigo muito grande em ser menino em Cristo. No versículo em que lemos vem que o menino está vulneravél ao enganado.

O menino em Cristo pode ter um pastor instruido acerca do Reino dos Céus, e que tira do seu tesouro coisas novas e velhas; mas porque ainda é menino, só porque apareceu um novo profeta mal instruído na Palavra, que faz cair pessoas com choques eléctricos, dá costas ao pastor instruído acerca do Reino para seguir o novo profeta da cidade.

Publicidade

Conversa de menino em Cristo é aquele tem “fire”, aquele não tem “fire”; aquele evangelista vê, aquele pastor não vê [risos...]. O menino em Cristo faz oração de aceitação com apóstolo Paulo, mas como não sentiu arrepios enquanto aceitava Jesus pela primeira vez na vida, volta para fazer a oração de aceitação com Apolo.

O menino em Cristo é crente enquanto a vida estiver tranquila, quando a vida começa a apertar passa a ser crente só de dia, porque de noite vai aos curandeiros (pai santo, no Brasil) consultar o porquê da vida dele ter ficado apertada repentinamente. O menino é um crente inconstante porque não conhece Jesus e nem tem noção de como Ele trabalha.

Para além de ser inconstante, o menino em Cristo não tem muita diferença com o pagão. O menino em Cristo também tem inveja dos outros, provoca contendas e dissensões... não tem muita diferença com os que não são crentes.

Apóstolo Paulo disse um dia “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (I Corintios 13:11).

Meus irmãos que se reconciliaram com Deus neste site de quinta categoria aos olhos de muitos, eu vim dizer hoje: é vosso tempo de crescer espiritualmente; é tempo de acabar com as coisas de menino. Os Céus precisam de Homens.

Essas coisas que você está a colocar acima do crescimento espiritual, muitas delas, Deus ainda não te deu porque você ainda é menor espiritualmente. A bíblia diz que o herdeiro, enquanto for menor, não tem diferença com o servo da casa (Gálatas 4:1).

Agora a pergunta é: como dar o primeiro passo? Você vai precisar de pertencer a um(a) igreja/ministério séria(o). O ministério que você vai procurar será responsável por cuidar do seu aperfeiçoamento como crente (Efésios 4:11-12).

Esquece esse assunto de “eu rezo em casa”. Isso não funciona. Muitos usam o argumento de que Jesus pregava nas ruas. Não compre essa ideia, é uma distorção. Os apóstolos faziam parte do ministério de Jesus, ou seja, Jesus era líder do ministério. Naquele tempo, os templos ou locais do culto não pertenciam a um determinado ministério, era de todos e “qualquer líder” podia ir lá ensinar. Jesus sempre foi ao templo.

Leia comigo João 18:20 “Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga [local de culto] e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto”. Portanto, Jesus ensinava dentro e fora do templo. Eu não estou a dizer que você deve pertencer a um templo; eu estou a dizer para você pertencer a um ministério, assim como os apóstolos que escreveram parte da bíblia fizeram ao aceitarem fazer parte do ministério de Jesus.

Preciso esclarecer uma coisa, Chave de Davi não é igreja e nem temos interesse de abrir igreja. Recebi um e-mail há um tempo, alguém perguntando onde fica minha igreja no Brasil. Amigos, eu também sou um irmão [risos...]. Foi a minha líder missionária, Paula Boca, que me autorizou e orientou como abrir este site. Quando cheguei à igreja, em 2017, nem sabia abrir bíblia [risos...], vou aprendendo a ajeitar.

Se te disseram que este site é de um grande pastor de Moçambique é só para que se cumpra aquele versículo que diz: aquele que serve Jesus, Deus vai-lhe honrar (João 12:26). Deus não prometeu dar dinheiro aos que servem Jesus nesta terra, Ele prometeu recompensar com honra. Não há grandeza aqui, só misturamos versículos e falamos [risos...].

Procure um ministério para te aperfeiçoar. Alguns de vós são pastores, evangelistas, apóstolos, doutores da Palavra. Quando chegar o dia de Deus te chamar, você vai servir mal (cometer muitos erros). Porquê? Faltou aperfeiçoamento; faltou preparação. Alguns desses pastores e apóstolos que vocês ficam pensando que são do Diabo, foi Deus quem chamou; mas servem mal porque resistiram à preparação.

Você precisa de um pastor. Jesus é Sumo Pastor (I Pedro 5:4). Para além do Sumo Pastor, você precisa de um simples pastor humano. Quando Moisés estava para morrer orou para Deus levantar um líder, para que o Seu povo não andesse como ovelha sem pastor (Número 27:15-18). Se um pastor humano não fosse importante, Moisés não teria feito esse pedido; era só deixar o próprio Deus apascentar Suas próprias ovelhas. Deus não trabalha assim, Ele delega tarefas. Quem deve apascentar as ovelhas de Deus é o Homem que Ele separou para o efeito (I Pedro 5:2).

Então procure um ministério sério para te aperfeiçoar, por favor. Sublinho ministério sério porque está cheio de igrejas que são uma comédia por aí; está cheio de ministérios comerciais; igrejas sensacionalistas. Igrejas e pastores que não são sérios estão em “stock” em todas cidades do mundo [risos...]. Isso não quer dizer que você tem de desistir de procurar, isso quer dizer apenas que você deve ser vigilante e confiar na orientação do Espírito Santo. Existem igrejas sérias! Até hoje vale a pena. Nos tempos de Jesus, o único ministério sério era de Jesus, o resto era fantochada [risos...].

Mas você não vai crescer espiritualmente só por pertencer a um ministério sério. Depois de estar lá, você precisa de se dedicar no aprendizado e deixar que o ensino impacte na sua vida. É preciso, também, dedicar-se na meditação (reflectir entorno de assuntos bíblicos) e na oração (Salmos 1:2-3), deixando que a meditação impacte na sua vida. Não é mau investir num curso de teologia, tão-somente não esqueça da humildade e aplicar tudo que você aprendeu sempre no sentido de ser semelhante a Jesus Cristo.

Atenção, não faz confusão. Não estamos a falar de entrar no Céu, estamos a falar de crescimento espiritual. Para entrar no Céu é simples, é só aceitar Jesus como Senhor (Romanos 10:9). Mas se você aceitou Jesus e não morreu logo, o melhor é preocupar-se em crescer espiritualmente, se não durante a caminhada alguém virá te enganar e fazer você “desaceitar” Jesus [risos...].

Este ano (2021) é o do crescimento espiritual de todos aqui; a inteligência espiritual é derramada sobre si; você está a conhecer Jesus na profundidade; as coisas que o Homem não viu e nem subiram ao coração dele estão sendo reveladas a si, porque você aceitou aprender a amar a Deus.

Fico por aqui! Se você ainda não segue Jesus e deseja de coração dar o primeiro passo, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador. Vem viver a misericórdia de Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598057
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
497
772
4204
538260
12844
11495
598057

Seu IP: 66.249.66.163
2024-09-19 13:04

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top