Caná

Importância de ter amigos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! É sempre uma grande alegria poder me apresentar a você em nome do Senhor Jesus. Alguns desprezam, mas é uma posição muito privilegia esta [risos…]. A bíblia diz que aquele que vem em nome do Senhor é bendito (Salmos 118:26). Sob efeito dessa revelação, a partir de hoje não venho mais como Profeta da Bíblia Aberta (PBA), pois agora falo como bendito do Senhor [risos…]. Então, o bendito do Senhor vem hoje conversar consigo a respeito do que a bíblia fala sobre a amizade.

Com toda humildade vou pedir para que leia comigo João 15:14, onde o Senhor Jesus diz: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” Ámen!

Antes de ir à nossa conversa, gostaria de partilhar com os irmãos que têm acompanhado este trabalho que dura desde 2018,  que a 17 de Junho último, isto é, há seis meses eu casei com irmã Bernaldete Musserula. A minha maravilhosa esposa saúda-vos!

Indo à Palavra de Deus, podemos depreender lendo João 15:13-15, que amigo é uma pessoa que serve os interesses de alguém que lhe conhece através de um período de convivência, suficiente para ele deixar-se revelar. Jesus diz na passagem citada que “tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”. Isto quer dizer que os discípulos durante o período de convivência tiveram oportunidade de conhecer com profundidade a Jesus.

Eu e minha Esposa

É muito importante não confundir amigo com “bom samaritano”. Biblicamente, tem várias formas de ser entendido, mas este é essencialmente aquela pessoa que atende os interesses ou necessidade do outro sem necessariamente conhece-la (Lucas 10:29-37).

O Senhor, todavia, deixa claro que não se é amigo apenas por conhecer com profundidade. Um amigo assume a dianteira, ou seja, não espera ser servido, ele serve (João 15:13). Um amigo não espera ser ajudado, ele ajuda, respondendo a uma solicitação ou necessidade.

Sei que esta colocação entra em choque com o ensino que o mundo tem dado. Para muitos no mundo, meu amigo é aquele que faz algo por mim. No Céu não é assim. No Céu, meu amigo é aquele que faço algo por ele. Jesus é seu amigo porque fez algo por você (João 15:13,15). Agora se você quer ser amigo dEle, você deve fazer algo por Ele (João 15:14). No Céu, amigo é quem faz, e não quem é feito.

Por isso mesmo que um dos requisitos para ser amigo é ter amor (João 15:17; Provérbio 17:17; I Samuel 18:1-3). No exemplo de amizade entre Jônatas e Davi, vemos que há uma ligação de alma, onde o amigo ama o outro como a sua própria alma. Quando a sua amiga passa por uma perseguição é como se estivessem a perseguir a si, e você levanta-se para fazer algo por ela, atendendo a esta necessidade.

O amor numa amizade é evidenciado pelo perdão das ofensas. A bíblia diz, em Provérbios 17:9, “quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade”. Isto significa que numa amizade podem haver situações em que um ofende ao outro, mas é o amor que leva o ofendido a perdoar. Coloque amor nessa amizade!

Valor da amizade

A amizade é fundamental para resistir aos ataques de inimigos (Eclesiastes 4:12). Você é forte e todo o mundo reconhece isso, até falam bem às suas costas por isso, mas você precisa ter amigos. A bíblia diz que dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Pare de lutar sozinho!

A amizade é crucial para aprender novas coisas que garantem o nosso aperfeiçoamento (Provérbio 27:17). A amizade é importante para a pessoa reerguer-se após cair (Eclesiastes 4:10). Algumas pessoas com tudo para dar certo iniciam coisas e não terminam, se você entender esta mensagem os seus amigos vão chegar muito longe porque você vai encoraja-los quando desfalecerem.

A amizade traz maior produtividade (Eclesiastes 4:9). Duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Deus ajuda sim, mas Ele próprio diz que com mais alguém isso rende mais. Vocês conhecem a mim, porque eu é que escrevo e assino, mas se for a reparar na ficha técnica verificará que somos amigos trabalhando. Se irmão Deanof não nos ajudasse com a revisão dos textos você não chegaria aqui e nem recomendaria esta plataforma para nenhum amigo seu, pois teria desistido logo no princípio por conta de alguns erros na produção dos textos.

A amizade pode mudar a história dos seus filhos (II Samuel 9:1). Quem planta espera colher, mas nem sempre teremos a oportunidade de ver o resultado de tudo que fazemos pelos nossos amigos. Algumas coisas vão ficar cravadas no memorial de Deus apenas. Mas não deixe de fazer, pois isso pode servir de pretexto para que Deus tire seus filhos da lama. Davi, já sendo Rei de Israel, quis retribuir aquilo que Jônatas fez por ele, e para tal foi tirar o seu filho aleijado nos dois pés da cidade de Lo-Debar, deu-lhe de volta todas terras do seu avô Saul e ele passou a ser tratado como filho de Davi (II Samuel 9:1-11).

Cuidados a ter ao fazer amizades

Primeiro precisamos estar cientes de que é difícil encontrar pessoas boas e fáceis (Provérbios 20:6). Todos dizem-se ser, mas é difícil encontrar as que realmente são. Estando ciente disso você vai compreender que o facto de você fazer algo para alguém e essa pessoa retribuir-te mal não significa que todo o mundo não presta. Sucedeu assim porque não é fácil encontrar pessoas boas. Isso quer dizer que temos de ser mais vigilantes, pois nesta terra há coisa falsa em todo lado.

A bíblia, também, alerta que os boatos ou fofocas destroem grandes amizades (Provérbios 16:18). Cuidado com as fofocas! Não se toma decisões dando crédito a fofocas.

Há gente que depois de virar crente, vira inimigo do descrente e até trata-os com hostilidade. Isso não é bíblico! Somos chamados a ser amigos dos crentes e descrentes (Salmos 119:63; Jó 6:14). Todavia, a bíblia orienta-nos a não fazermos amizades com gente violenta e grosseira (Provérbios 22:24-25). Em detrimento deste grupo, somos encorajados a andar com os sábios (Provérbios 13:20). Somos desta forma chamados a fazer amizades com Jesus e com os homens.

Já acabei de pregar! Se você ainda não é crente e deseja em seu coração começar a seguir Jesus, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top