Caná

Aproveite a sua juventude!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! É com grande alegria que me dirijo a si para conversarmos um pouco sobre a Palavra do Senhor! Andei um pouco sumido desde Março [risos...], mas estou por aqui e onde estou nunca me esqueço de orar por vós! Certamente falaremos sobre isso um dia, mas hoje venho mesmo trazer uma mensagem para jovens. Vamos mesmo ver o caminho para aproveitar a nossa juventude.

Para o efeito, vamos sem demoras abrir as nossas bíblias em Eclesiastes 11:9-10 “Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco”. Ámen!

Atentando para esta porção da Palavra que juntos lemos podemos imediatamente ver, que a juventude é uma fase da vida que dura pouco (Eclesiastes 11:10b), daí que a bíblia recomenda-nos a fazer uso ou aproveitar esta etapa para sermos felizes.

Muitos de nós, jovens, colocamos a nossa felicidade como um plano para o futuro (risos...). As aflições juvenis levam-nos a adiar o nosso tempo de sermos felizes. A bíblia diz que não é assim que devemos proceder. Nós temos de ser felizes ainda moços!

A felicidade de alguns jovens está refém da prosperidade. A felicidade de alguns jovens está refém de conquistas. A felicidade de alguns jovens está refém de aplausos públicos. Ó jovem, a bíblia diz aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto ela durar.

Não muito depois destes dias você vai ter emprego. Não muito depois destes dias você terá casa própria. Não muito depois destes dias você vai viajar para onde você quiser. Não muito depois destes dias você vai casar. Não muito depois destes dias você vai apreciar e comprar à-vontade. Mais alguma coisa? [risos....] haaa… isso mesmo. Mas a bíblia orienta o jovem a aproveitar o dia de hoje para ser feliz. Lute por essas coisas, mas não se esqueça de ser feliz! Viva lá! Aproveite a sua juventude para ser feliz!

Ora, também há jovem que acaba fazendo confusão, pensando que aproveitar a vida é perder-se. Infelizmente é o que o mundo corrompido ensinou. Mas louvado seja Deus que na Sua Palavra instruiu o que é isso de “curtir a vida”.

O que é “curtir a vida” biblicamente?

Para a Palavra de Deus aproveitar a vida e ser feliz é ter paz, bem como comunhão com Deus (Salmos 34:12-15). Para quem gosta de lista enorme, essas duas coisas podem parecer poucas, mas há muita riqueza aqui! Por isso mesmo vou dividir esta parte da conversa em dois momentos.

A paz tem duas fontes. Ela pode ser dada pelo mundo, assim como pode ser dada por Jesus Cristo. O Senhor explica que a maneira de dar é diferente (João 14:27). Esclarece que a paz que o mundo dá é mediante o fim das aflições. Por sua vez, a paz que Jesus dá capacita o crente para que em meio às aflições não fique aflito, nem tenha medo (João 14:27).

Quem dera se um jovem pudesse ouvir hoje! Há uma paz que não precisa que seu problema seja resolvido para ela estar em você. Jesus Cristo tinha esta paz. É por isso que enquanto a grande tempestade ameaçava os discípulo de morte, Jesus dormia numa boa no mesmo barco (Lucas 8:24). Estava tão em paz, que ao ser despertado, Ele ainda estava com a cabeça no lugar para dar ordem ao vento [risos...]. Não se assustou e nem entrou em desespero. É essa paz que Jesus dá a todos que creem nEle.

Há irmãs jovens que não dormem por causa de lista de problemas que têm. Há irmãos jovens que não dormem por causa de lista de problemas que têm. Ó jovem, há uma paz que capacita a encarar grande tempestade com tranquilidade. Jesus disse para os que Lhe seguem: “a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá” (João 14:27). Curtir a vida é primeiramente ter essa paz.

Alguns jovens procuram essa paz na bebedeira e na “heroína”. Alguns jovens procuram essa paz sendo mulherengos. Algumas jovens procuram essa paz no jugo desigual e na prostituição. Vim explicar-te que a paz que se alcança resolvendo o problema é temporária, pois quando vier nova adversidade cessará. Suba de nível, e receba a paz de Jesus, esta que capacita ao jovem para em meio a aflições não ficar aflito e nem ter medo.

Enquanto vos escrevo essas coisas, uma Palavra em meu coração explica sobre Jesus andando sobre as águas, olhando o barco como destino. Ó jovem, o barco é, neste caso, o teu objectivo de vida. Tal como as águas não impediram Jesus de chegar ao barco, assim será consigo! A paz de Jesus capacita-te para você andar sobre as águas. Você não vai se afogar! A vida não vai te curtir não! Com esta paz, darás passos firmes em todo tipo de circunstâncias da vida, tanto sobre as águas quanto no vale da sombra da morte!

O rei Davi esclarece que a paz de Jesus não se encontra assim ao acaso, ela deve ser procurada, afastando-se do mal e passando a exercitar o bem e a honestidade (Salmos 34:14).

É fácil perceber o esclarecimento do rei Davi, pois não tem como ter a paz de Cristo em você, enquanto anda enganar irmãs na igreja para ficarem na sua lista de “comidas e batidas” [risos...]. Isso e coisas parecidas a essas não é curtir a juventude! Isso não é aproveitar a juventude! Isso é agendar arrependimento para alguns anos depois que essa etapa curta estiver a escassear ou já tiver passado. A paz de Cristo exige um contínuo exercício do bem e da honestidade.

Atentando para o salmista Davi, podemos compreender que quem tem paz dada por Jesus não fica aflito e nem tem medo, porque está ciente e convicto que Deus vai livra-lo de todas aflições (Salmos 34:15; 19-20).

Faça tudo que você quiser

No aproveitamento da juventude, o jovem deve fazer tudo que quiser. É aqui, também, onde boa parte dos mancebos têm problemas, pois muitos não querem nada e outros, simplesmente, não sabem o que querem. Há, ainda, alguns que querem três a quatro coisas ao mesmo tempo, quando sabe que as suas capacidades não estão à altura de travar mais de uma batalha.

A bíblia ensina que como jovens devemos querer alguma coisa (Lucas 18:41; Eclesiastes 11:9). E esse objectivo não vem de fora para dentro, mas sim do coração. Isto significa que Deus quer que o jovem livremente trace seu objectivo de vida. Ter alvo na vida é importante, pois a partir dele você saberá em que caminho deve andar para concretizar tal projecto.

Nisto, de facto, tem razão Jesus quando diz que os filhos deste mundo são mais inteligentes do que os crentes (Lucas 16:8). Os governos no mundo têm plano quinquenal, anual, e até agenda 2030 escrita, mas os jovens crentes, muitos deles, não têm programa nenhum [risos...]. Ó jovem, para você aproveitar a vida e ser feliz, depois de ter paz de Cristo, deve ter agenda de vida.

Outra coisa, Jesus Cristo ensinou que o objectivo de vida, antes de ir para execução, passa por uma planificação (Lucas 14:28). É preciso fazer cálculo para conhecer o custo do que você pretende a fim de estabelecer uma estratégia que não levará você a começar coisas e não terminar. Quanto se fala de custo não é só dinheiro, pois cada coisa tem seu tipo de custo.

Precisamos estar atentos ao facto de a bíblia dizer: faça tudo que quiser. A Palavra não diz faça tudo que quiser ao mesmo tempo [risos...]. Em função da sua capacidade, o que você quer pode ser feito gradualmente ou imediatamente. Contudo, no mesmo versículo, o jovem é alertado a abster-se de práticas que lhe impeçam de entrar no repouso do Senhor, após a morte (Hebreus 4:9-11).

Já acabei de pregar! Se você ainda não é crente e o seu coração deseja começar a ser, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Vem viver a misericórdia de Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top