Alegre-se, você que entendeu e aceitou que Deus tem palavra, quando leu o último texto que partilhei. Deixa que seu coração pule de alegria, porque diz a palavra de Deus em I Coríntios 1:18 “porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. Você que não entendeu e não aceitou preocupe-se, você está a morrer. Não tenho dúvida disso, tenho certeza, se você não aceitou você está morrer.
O meu assunto hoje é muito sério. Hoje venho falar de oração. Hoje venho falar de resposta. Hoje venho falar de sede de ver evidência de Deus após entregarmos as nossas vidas à Ele.
Leia comigo Êxodo 32:1 “Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faz-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egipto, não sabemos o que lhe sucedeu”.
A palavra de Deus acima referida traz-nos um episódio de filhos de Israel que Deus usou Moisés para tirar do Egipto, onde eram escravos. O episódio deu-se no deserto de Sinai, onde estavam a acampar.
Deixa explicar, os filhos de Israel eram escravos no Egipto, e eram oprimidos pelos egípcios, por isso cumprindo a promessa que fez a Abraão, Isaque e Jacó, Deus decidiu tirar os filhos de Israel do Egipto e na caminhada acamparam no deserto de Sinai.
Vou trocar em quinhentas. Filhos de Israel escravos no Egipto: é você quando era pecador. E filhos de Israel tirados do Egipto e acampando no deserto de Sinai: é você depois de aceitar Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador. Diga aleluia então! Diga aleluia, porque não estou a falar coisas da minha cabeça, leia comigo João 8:34 “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”. Agora diga graças a Deus, porque você descobriu antes que era escravo e aceitou sair do Egipto.
Continuando na palavra de Deus em Êxodo 32:1… a passagem fala de um momento em que Deus falava, à parte, com Moisés no monte Sinai, onde lhe dava instruções. Contudo, os filhos de Israel começaram a ver que Moisés estava a demorar voltar e começaram a procurar outros deuses, para estabelecerem um relacionamento. Isso provocou a ira de Deus.
Ouça! Deus nunca vai usar você para glorificar-Se no mundo e depois desamparar-te no deserto! Se você quiser ter intimidade com Deus espera Moisés descer. O pedido de casamento está a demorar? Espera Moisés descer. Paz no seu lar está demorar? Espera Moisés descer. A tua vida está cada vez péssima? Espera Moisés descer. Espera Moisés descer do monte Sinai, porque a encomenda que Deus está a enviar através de Moisés é de ouro, prata, e cobre. Aleluia! Estou a falar a verdade, quer a prova? Leia comigo Êxodo 31:3-4 “E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre.” Aleluia!
Espera Moisés descer! E não espera de braços cruzados não… Espera fazendo alguma coisa pelo Reino de Deus, pois diz a palavra de Deus em Mateus 6:33 “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Não se atrapalha, não muda de igreja, não procura outros deuses, não saia do deserto de Sinai, é aí mesmo onde você está, só espera Moisés descer com a encomenda, enquanto isso, repito, busca o Reino de Deus, não te inquietes pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo (Mateus 6:34). Deus tem palavra! Não provoca a ira de Deus.
Agora leia comigo Êxodo 32:22 “Então, disse Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal”. Parece contradição nem? Como eu e você que somos inclinados ao mal podemos viver sem pecar, ou seja, sem provocar a ira de Deus? A palavra de Deus nunca é contraditória, é bem simples, para nunca provocar a ira de Deus é necessário nascer de novo (João 3:7). Leia comigo II Coríntios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Vamos ler também João 3:8 “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.
A palavra de Deus em II Coríntios 5:17 e João 3:8 diz que nós temos de nascer de novo, aceitando Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, e depois disso temos de passar a seguir a vontade de Deus, assim a ira de Deus nunca se irá levantar contra nós.
Não é necessário anunciar que você já nasceu de novo, pois quem nasce de novo vê. Mas se você ainda não viu, deixa-me ajudar com um exemplo: você nota que nasceu de novo quando, depois de aceitar Jesus, perde vontade de fazer tudo aquilo que vai contra a palavra de Deus. Você até pode ir à igreja todos dias, mas se ainda não abandonou velhos hábitos que a bíblia diz para não fazer, você ainda não está no deserto de Sinai, você ainda é servo do pecado, você ainda está no Egipto, se Cristo voltasse agora você ia ao inferno.
Leia comigo Tiago 4:8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo purificai o coração”. Se você está na situação mencionada anteriormente, aproxima-se mais de Deus e segue a palavra. Gradualmente ou repentinamente a sua intimidade com Deus se irá estabelecer.
Se você já nasceu de novo e já está no deserto de Sinai leia comigo João 16:33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Jesus muito antes de ser crucificado já estava a cantar vitória, este deve ser o seu comportamento enquanto espera Moisés descer.
Jesus Cristo fez uma demonstração prática de como é a caminhada para o Reino dos Céus. Leia comigo Mateus 14:29-30 “E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus, mas sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor salva-me”. Jesus simboliza o Reino de Deus, e Pedro é você, as águas é o caminho para ir ao Reino, e o vento são problemas. Por isso, enquanto espera Moisés descer fique firme, confia cegamente na palavra de Deus e continua caminhando sobre as águas até chegar ao Reino de Deus.
Comments powered by CComment