Convite Cristão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Vamos conversar um pouquinho acerca da fé. Há três coisas que um crente precisa ter: fé; esperança; e amor (I Coríntios 13:13). A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pelo que acho pertinente termos um tempo para reflectirmos sobre isto.

Muitos de nós conhece Abraão como o pai da fé. E de facto é. Contudo, a manifestação da fé começou muito antes de Abraão. Pela lista que nos é dada em Hebreus 11, notamos que este assunto de ter fé há-de ter começado já nos tempos de Abel, o segundo filho de Adão (Génesis 4:1-2).

Na lista que temos, depois de Abel seguiu Enoque, Noé e só a seguir vem Abraão (Hebreus 11:4-8). Mas Abraão é o pai da fé porque ele foi quem recebeu a promessa; acreditamos no que acreditamos porque ele acreditou primeiro; ou seja, ele é o pai da fé que nós temos (Romanos 4:12).

Agora vamos ler Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.”

Três coisas saltam-nos à vista: alicerce; esperança; e sinal. Tudo vai girar em volta da esperança. Então é preciso entendermos o que é isso de esperança. De forma muito simples, a esperança é um desejo que não vimos e não vivemos, mas acreditamos que vamos viver (Romanos 8:24). Mas este desejo não vem do nada; vem de uma experiência (Romanos 5:4).

Vamos pegar no caso de Abraão. Deus apareceu para ele chamando-lhe para ir a uma terra e fez-lhe sete promessas (isto é experiência); ao passar a desejar e acreditar naquilo que Deus falou, nasceu nele uma esperança.

Quando falamos de fundamento, estamos a falar do lugar onde construímos; estamos a falar da nossa base; do nosso alicerce; ali onde vamos edificar a esperança.

Em outras palavras, fé é o lugar firme onde vamos depositar aquilo que desejamos viver, coisa esta que nasce depois de uma experiência. Para além de ser lugar firme, a fé é prova; ou seja, leva-nos a não duvidarmos que o que desejamos e ainda não vivemos, vai acontecer.

A palavra fé por si é sinónima de convicção. Olhando a definição que nos é dada em Hebreus 11:1, de forma mais simples, a fé pode ser definida como uma convicção gerada e alicerçada na palavra de Deus. É um tipo de convicção que não dá motivo para você olhar para outra coisa fora daquilo que a bíblia diz; porque a própria Palavra é que gera e alicerça a convicção (Romanos 10:17).

Abraão não tinha filho, e veio-lhe a palavra de Deus prometendo-lhe filho e ser pai de multidões (Génesis 15:4-6); Abraão não olhou para o facto de ter quase 100 anos e nem tão pouco o facto de sua esposa ser já velha; Abraão deu glória a Deus (Romanos 4:19-20). A convicção dele foi gerada pela Palavra que veio de Deus e o alicerce foi a própria Palavra, de tal maneira que não atentou para o seu estado.

Moisés não viu quando Deus fez os céus e a terra (foi antes dele nascer); Deus é que lhe contou, ele creu, e escreveu; porquê? Porque a convicção foi gerada pela Palavra e o alicerce foi a Palavra. A garantia de que aconteceu ou vai acontecer assim como a Palavra diz é a própria Palavra.

É por isso que algumas pessoas dizem que a fé é cega. A própria Palavra garante que ela mesma é verdadeira [risos…]. As circunstâncias negam e há argumentos para não acreditar; mas a fé te arrebata das circunstâncias e dos argumentos comprovados e te coloca fixo na Palavra.

Abraão já estava com a ideia de que o seu herdeiro seria um empregado, mas ao vir a Palavra não atentou para circunstâncias (sua velhice e da esposa); fixou seus olhos na palavra que saiu da boca de Deus, dando glória a Deus. O mesmo aconteceu com Moisés, acreditou que os mundos foram criados por meio da palavra de Deus [risos…]; não foi fazer investigação para ter comprovação científica, não; Deus disse-lhe, ele acreditou e documentou.

Pela fé contraria-se qualquer tipo de ciência. A fé tem capacidade de desmentir a ciência e prevalecer. Cientificamente, a água apaga fogo de classe A (porque a água reduz a temperatura da reacção entre objecto, calor e oxigénio); mas pela fé de Elias o fogo caiu do céu consumiu objectos molhados e lambeu a água (I Reis 18:34,38).

É preciso ter muita atenção, fé resulta da experiência com a palavra de Deus e tem de estar alicerçada na Palavra (Romanos 10:17). Tudo parte da palavra de Deus e termina na palavra de Deus. Desejos ou esperanças que não resultaram da interacção com palavra de Deus não é fé. Tem de estar enquadrado na bíblia. A palavra de Deus é autora e consumadora da nossa fé (Hebreus 12:2).

Não me venha com essa de desejar que homem casado deixe esposa dele para vir ficar consigo e dizer que é fé [risos…]. Isso é ser bandida. A fé não vem quando você aprecia marido de dono e vê que é um bom conteúdo e lhe deseja. A fé vem da bíblia; vem por ouvir o que a palavra de Deus diz; é um desejo (uma esperança) que vem pelo ouvir a palavra de Deus.

Agora, deixar marido de dono, que paga todas suas contas, porque ouviu a palavra que diz que Deus não se agrada de adúlteros e antes de fazer Eva fez Adão, portanto, há por aí um homem que te ama como Cristo amou a igreja, isso sim, é fé. Se você está entender esta mensagem, deixa marido de dono e vê o que Deus vai fazer na sua vida.

Nunca espere que Deus cumpra desejos desenquadrados com a Palavra dEle, porque até o fogo que caiu e consumiu o holocausto molhado, no dia que Elias desafiou profetas de Baal, só caiu porque Elias fez aquilo que Deus tinha lhe dito para fazer; ele agiu em conformidade com a Palavra (I Reis 18:36).

Duração da fé

Alguém pode perguntar o porquê de Paulo ter separado a fé e esperança em I Coríntios 13:13. A resposta é que existe esperança sem fé, mas não existe fé sem esperança (Hebreus 11:1). Quando se fala de fé está-se perante uma esperança gerada e alicerçada na palavra de Deus; esperança por si, qualquer um pode ter, e não há garantia que Deus fará.

Agora é preciso que o crente saiba que a fé tem tempo de duração; ela nasce quando ouvimos a Palavra e consuma-se quando alcançamos o testemunho (Romanos 8:24).

Em outras palavras, enquanto não acontecer aquilo que a palavra de Deus semeou em si, não se pára de agir em conformidade rumo ao alcance do testemunho. Faça chuva; faça sol; levanta tempestade na sua vida, mas você não duvida de que vai acontecer.

É preciso não esquecer que você é Homem. Em algum momento pode ser que você passe pela insegurança ou medo (Génesis 12:11-13; Mateus 14:23-30). Isso é mau. Mas quando isso te acontecer, faz como Pedro fez: grite “Senhor, salve-me”. E Jesus virá e estenderá a mão para te ajudar (Mateus 14:30-31).

É preciso ter cuidado, o que faz uma pessoa não alcançar testemunho é a dúvida e a incredulidade; estas coisas vêm quando comparamos a palavra de Deus com o que as circunstâncias dizem; não são as circunstâncias que consumam a nossa fé; o que consuma a nossa fé é o autor da nossa fé, a saber: a palavra de Deus. É para palavra de Deus que devemos atentar.

Naturalmente, quando alcançamos testemunho, a palavra de Deus volta a colocar outra fé (Génesis 21:1,7; 13:14-18) e assim sucessivamente; isso chama-se crescimento.

Passando pelo fogo

No intervalo entre a geração do desejo pela palavra de Deus ao alcance do testemunho, a sua fé vai passar por várias tentações. Você vai passar por momentos de tristeza (I Pedro 1:6-7). Desculpe-me, mas tenho de te dizer a verdade; mentir é pecado [risos…].

Depois de você abandonar marido de dono, que te paga contas (porque você creu que Deus não gosta disso e Deus vai te dar marido que te ama como Cristo amou a igreja), você vai ter de se virar para pagar suas contas e vai ficar sem marido; provavelmente vai parecer que nenhum homem quer saber de si.

O momento que caracterizei acima chama-se de tempo de provação da fé pelo fogo (I Pedro 1:7). A fé dá ânimo e muita alegria, mas tem esse momento de tristeza também. A bíblia diz que é por pouco tempo; atenção que pouco tempo de Deus pode ser uma hora assim como pode ser três ou mais anos [risos…]. Para Abraão, pouco tempo foram cerca de 15 anos. Não precisa temer, Jesus está sempre do seu lado.

No período em que a nossa fé passa pelo fogo, a ideia é que ela (a fé) se torne preciosa, e se ache em louvor e honra (I Pedro 1:7). Depois de passar pelo fogo, o testemunho chega; a glória do Senhor se manifesta e ela é maior que toda aflição que você passou. Abraão fez até um grande banquete quando Isaque foi desmamado (Génesis 21:8).

Por vezes, Deus faz prova da nossa fé. Ele apareceu para Abraão e mandou sacrificar Isaque, de quem tinha dito que viria sua descendência; Abraão não recusou e nem duvidou que a promessa ainda estava em pé; Abraão acreditou que se Deus permitisse que ele o sacrificasse, Deus iria ressuscitar Isaque dentre os mortos para cumprir a promessa que lhe fez (Hebreus 11:18). Deus deu todas condições para Abraão achar que o Senhor não era sério; mas Abraão, em vez de duvidar, acreditou na ressurreição; Deus rendeu sozinho e disse a Abraão que não precisava sacrificar [risos…].

Como aumentar a fé

Se você tem esta preocupação, tenho uma grande novidade para si! O tamanho da fé não é importante, ainda que você tenha uma fé tão pequena como um grau de mostarda, já é suficiente para resolver toda grande dificuldade (Lucas 17:5-6).

A fé é gerada e é alicerçada pela palavra de Deus. Desde que você aceite que a promessa que a bíblia dá em relação ao seu problema vai acontecer na sua vida e seguir a orientação que a bíblia está dar em relação a isso, já está resolvido o seu assunto; é só esperar pela consumação (Efésios 6:13).

É preciso entender que a fé não é algo que parte de si; a palavra de Deus é que te dá fé; o seu papel é apenas ouvir, aceitar, seguir (Romanos 10:17).

Tiago 2:14-26

É preciso, também, entender que a fé promove atitudes. Quando a Palavra gera um desejo em si, Ela leva-te a tomar alguma atitude em relação àquele desejo.

A palavra de Deus prometeu Abraão que ele iria ter um filho com Sara; se Abraão tivesse entrado no quarto e cruzasse os braços não iria acontecer nada. Para que Sara ficasse grávida, Abraão teve de dormir com ela, porque a fé sem obra é morta. Deus pode abrir o céu, prometer-te coisas, se você não tomar atitude em relação ao que Deus disse, não vai acontecer nada; Sara não vai ficar grávida enquanto você permanecer de braços cruzados.

Mesmo Maria não ficou grávida do nada; teve de aceitar que o Espírito Santo descesse sobre ela e ser coberta com a virtude do Altíssimo (Lucas 1:35,38). Onde há fé tem de haver atitude. A sua fé é manifestada por meio da sua atitude. Quando se fala de obra fala-se de atitude. O homem que foi pendurado na cruz ao lado de Jesus creu que Jesus é o Senhor, depois tomou atitude dizendo lembra-te de mim (Lucas 23:40-43).

Deus chamou-te para ser pregador? Mano, você tem de estudar bíblia dia e noite e orar; o desejo gerado é ensinar e curar gente como Jesus curava? Mano, você tem de orar como Jesus orava. Enquanto as pessoas iam para casa dormir, Jesus ia ao monte, onde passava a noite orando e de manhã ia ensinar e curar gente (João 7:53; 8:1-2; 9:1-7); Jesus fazia obra de dia e passava a noite orando, por isso dormia no barco durante a viagem [risos…].

Não queremos preguiçosos aqui; a fé não dá preguiça; a fé dá trabalho. Quando o desejo é gerado em si e você não toma uma atitude em relação a tal fé, diz-se que você negou a fé (I Timóteo 5:8). Aceita o desejo gerado e alicerçado pela palavra de Deus, toma atitude, e espera em Deus sem duvidar; vê o que Deus vai fazer na sua vida.

Já acabei de pregar! Se você é aquela pessoa que diz eu quero seguir Jesus (a Palavra de Deus), por favor, clique aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599434
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
117
1757
5581
538260
14221
11495
599434

Seu IP: 18.224.70.204
2024-09-20 01:18

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top