Convite Cristão

Mulher de Caim

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Houve uma sexta-feira em que acordei muito bem-disposto e entrei no facebook e só lendo “posts”. De repente encontrei aquele amigo favorito, que tudo posta, tudo leio. Admiro muito ele pela grande capacidade de análise, é espectacular. Desta vez não analisou, mas sim perguntou quem foram os primeiros habitantes da terra segundo a bíblia, se foi Adão e Eva, de onde vem a mulher que a bíblia fala em Génesis 4:17, se até então a bíblia só nos fala de Adão, Eva, Caim e Abel. [Risos…]

Lembro-me que naquele dia li a bíblia e encontrei a resposta, mas partilhei apenas os versículos sem a explicação. De lá a esta parte mais pessoas abordaram-me sobre este assunto, por isso estou a escrever.

Primeiro, garantir para você que o primeiro homem que Deus fez foi Adão (Géneses 2:7) e depois fez uma mulher que se chamou Eva (Géneses 2:22). E os primeiros habitantes da terra foram Adão e Eva, que foram lançados fora do Jardim (Géneses 3:22-23).

Agora vamos ao versículo que origina a dúvida. Leia comigo Géneses 4:16 “E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.”; Géneses 4:17 “E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque…” Esta é a parte que levanta a dúvida. Deixa-me dizer que Deus tem palavra, não endureça o seu coração a resposta está na bíblia.

É o seguinte, meu irmão, é o seguinte minha irmã. O capítulo 4 e o capítulo 5 da bíblia complementam-se entre si. A história do princípio do mundo, nestes dois capítulos não pode ser vista como uma sequência de acontecimentos, mas sim uma sequência de assuntos. Deus é organizado, não escreve A C B E D, Deus escreve A B C D E.

A evidência está na bíblia. Se você for a abrir a bíblia e ler a forma como termina Génesis 1 e depois ler como começa Génesis 2, você vai ver que Génesis 2 é continuidade de Génesis 1. Se você continuar a fazer o mesmo exercício vai ver que Génesis 3 é continuidade de Génesis 2, e depois vai ver que Génesis 4 é continuidade de Génesis 3. Mas…. Se você ir ler a forma como começa Génesis 5 vai ver que não é continuidade de Génesis 4.

A sequência nos capítulos 4 e 5 do primeiro livro da bíblia é de assunto. Deixa explicar-te como se conta uma história bem contada. Quando você está contar uma história onde a um dado momento dois assuntos diferentes dão-se em simultâneo, mas tem um que termina e outro que continua, não se mistura, conta-se por completo a que termina e depois conta-se a que continua. É exactamente isso que acontece em Génesis 4 e 5.

Em Génesis 4, temos um lavrador da terra e um pastor de ovelhas (Génesis 4:2). Algo interessante, se recuarmos para Génesis 3:23 veremos que Adão e Eva primeiro nasceram um filho (Caim) que vai cumprir com a punição de Deus (lavrar a terra). Depois Adão e Eva vão nascer, aquele que prefiro chamar, o filho da misericórdia (Abel), pela actividade nobre que foi cuidar de ovelha.

Pelas actividades, podemos ver que Abel é o filho com o qual Deus estava a dar a segunda oportunidade ao Homem, a oportunidade de voltar a viver o amor de Deus. A palavra de Deus está a falar-nos de um dominado pela terra (Caim) e um que não é dominado pela terra, antes pelo contrário, estando na terra realiza uma actividade que simboliza o amor por Deus: ser pastor de ovelhas.

Can

Leia comigo João 21:16 “Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” Ser pastor de ovelhas é actividade de quem ama Deus.

Continuando. Sucede-se no capítulo 4 que ao dominado pela terra (Caim) matar o filho da segunda oportunidade, Adão e Eva perdem os dois filhos, isto porque Caim torna-se errante/vadio. Observa que Deus prefere que Caim não morra, através dele Deus mostra como fica a vida de alguém que mata um que ama Deus. Deve estar a perguntar como fica?

Leia comigo Génesis 4:16 “E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden”. Ou seja, a palavra de Deus mostra que quem mata aquele que ama Deus, sai da face de Deus, perde oportunidade de ver Deus. E pior, Deus visita a maldade dos pais nos filhos (Êxodo 20:5). Se for a ler mais adiante, verá que na quarta geração de Enoque (filho de Caim) nasceu Lameque, um mulherengo e assassino. É por isso que a palavra de Deus interrompe a história de Caim aí: no mulherengo e assassino. Ou seja, o assunto Caim vai terminar aí. Logo, inicia o assunto Sete.

Nota que a palavra de Deus não fala de Sete como mais um filho de Adão e Eva, mas sim como substituto de Abel, que era a oportunidade. Assim, Sete toma o lugar de Abel e é a oportunidade.

Já estamos quase a chegar na resposta. Estamos quase a saber de onde vem a mulher de Caim.

Agora vamos para Génesis 5. Se você ler do versículo 1 a 2 de Génesis 5, notará que a bíblia conta a história de Génesis 1 até Génesis 4 e depois faz um restart. Se você ler Génesis 5:3, enxergará que a palavra de Deus diz pela primeira vez a idade de Adão. Se você ler todo Génesis 5:3 verá que volta a falar de nascimento de Sete como se nunca tivesse falado desse assunto, quando isso está referenciado em Génesis 4:25. Portanto, não há dúvida nenhuma que os dois assuntos, tratados nesses dois capítulos, a um dado momento ocorrem em simultâneo.

A resposta de onde vem a mulher de Caim que a bíblia fala em Génesis 4:17 está em Génesis 5:4 “E foram os dias de Adão, depois que gerou Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”. A palavra de Deus está a dizer que Adão e Eva para além de Abel, Caim, e Sete tiveram mais filhos e filhas, a bíblia destaca os primeiros três para falar do homicídio e suas consequências. Eu disse Génesis 4 e Génesis 5 a um dado momento acontecem em simultâneo, é daí onde apareceu a mulher de Caim.

Então Caim pegou na irmã dele? Bem mesmo, Deus tinha dado ordem para multiplicar-se (Génesis 1:28) não havia outra saída para além de pegar na irmã ou prima, naquela altura. Tanto mais que as filhas de Ló, tiveram que embebedar o seu pai para dormir com ele com vista a conservar a linha de Ló, porque não havia homem na casa (isso está em Génesis 19:30-38).

A lei de que irmãos não podem casar juntos e filhas não podem ficar com os pais veio depois…. Quando o povo de Israel estava no deserto à caminho de Canaã (essa norma está em Levítico 18:6-7). Aleluiaaaa!

Desta vez terminarei de forma diferente. Diz a palavra de Deus em Êxodo 34:28 “E esteve Moisés ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos” e a palavra de Deus também diz que Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites (Mateus 4). A palavra de Deus também diz que o povo de Israel era constituído por 12 tribos (Êxodo 24:4). A palavra de Deus diz que Jesus nomeou 12 discípulos (Marcos 3:14). [Risos…] Não quero dizer nada, simplesmente gostei disso. Aleluiaaaa! Alegria e tremor é para Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top