Convite Cristão

Sistema da graça

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quando eu estava no mundo e o mundo estava em mim eu escrevia textos e partilhava. Essas coisas não são de hoje. Alguns devem se lembrar de textos como: “nega que não sabes”; “moçambicanos como rezam…”; “Não há amor entre pessoas sem ligação familiar”; “solução para o diferendo político” entre outros.

Então agora que escrevo Deus, Deus, Deus toda hora parece contradição [risos…]. Ouve-me… Não há contradição aqui. Subi de nível [risos…]. Naquele tempo buscava a leitura da vida na dimensão da carne, agora busco a leitura da vida na dimensão do espírito. Uma pessoa não pode estar na segunda classe e entender coisas do quarto ano de licenciatura, a não ser que seja superdotada, eu não sou superdotado.

O nível espiritual é o nível mais alto da leitura da vida. No nível espiritual não há PHD, Licenciado, Doutor, até cientista não existe. Só há pequeninos. É por isso que Jesus disse “graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da Terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos” (Mateus 11:25).

Agora falando sério… Hoje, bem bem, o assunto é só com aquele que acredita que o Espírito Bom [Deus] existe. Certamente já foi à igreja e um dia ouviu uma pregação dizendo que você é salvo pela fé e não pelas obras (Efésios 2:8-9). E depois abriu a bíblia em Tiago 2:14-26 que diz que fé sem obras não é nada.

Parece que há contradição nessas duas passagens, não é verdade? Então você fica naquela, andam a dizer-me toda hora que tenho de obedecer Deus e sei lá quantos enquanto sou salvo pela graça por meio da fé e não pelas obras [risos…]. Irmão, irmã convido a perceber o sistema da graça de Deus. Não há contradição. Apóstolo Paulo e Tiago complementam-se.

Quando lemos a bíblia e olhamos atentamente para cada episódio das pessoas que no meio da multidão pediram Jesus para que lhes curasse, vamos ver que Jesus lhes dizia: a tua fé te salvou.

Acontece que por detrás daquelas linhas que lemos há algo muito importante: demonstração de fé/confiança perante Jesus.

O que Tiago está a dizer é o seguinte: não basta por si só ter fé, é necessário você tomar uma atitude perante a Deus que demonstra que você tem fé e essa atitude que você toma Ele chama de obra (Tiago 2:21). Por outra, Tiago está dizer que a fé/confiança em Jesus tem de ser executada.

O cego de Jericó ao clamar para que Jesus lhe curasse (Marcos 10:46-52) estava a executar a fé que estava dentro do seu coração. Jesus estava a executar a fé ao pôr os dedos nos ouvidos do gago de Decápolis, cuspir, tocar na língua e levantar os olhos ao céu, suspirar e dizer abre-te (Marcos 7:33-37).

Can

Teu comportamento, tua acção, e teus pensamentos diante de Deus devem manifestar a fé/confiança em Cristo. A ideia não é popularizar sua vida para todos verem que você tem fé, não é isso que se disse, esse é teu assunto com Deus.

Apóstolo Paulo está dizer que Deus não te salva pelas boas obras, porque Deus te fez para você fazer boas obras. E essas boas obras não são tuas, foi Deus quem preparou para você andar nelas (Efésios 2:10).

Paulo está, em outras palavras, a dizer que não levanta o teu nariz por você estar a obedecer a Deus, porque ao obedecer você não está fazer mais do que a sua obrigação. Aleluiaaaa!

É tua obrigação obedecer a Deus. Você não está fazer mais do que o seu dever ao orar, jejuar, cumprir os mandamentos. Diante de Deus não há nada de especial nisso. Você não se torna útil para Deus só por isso, porque está escrito em Lucas 17:10 “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”. Aleluiaaaa!

Não é a inutilidade que te salva. É algo acima disso. É o sangue derramado na cruz. É o sangue que te lava dos teus pecados.

Confiar que o sangue de Cristo salva-te e não traduzir essa fé com uma atitude, não funciona. O teu coração tem de confiar em Cristo (fé) e as tuas decisões devem reflectir essa fé que está dentro de ti (obra). Mas essa reflexão da fé (obra) não está acima do sangue derramado na cruz. Porque é o sacrifício feito na cruz que abriu caminho para você executar a fé. Aleluiaaaa! Assim funciona o sistema da graça.

É por isso que nós não vamos à igreja jogar palavras cruzadas e voltar para casa [risos…]. A igreja continua a dizer para você obedecer a Deus. É que ao não obedecer a Deus você não está a executar a tua fé. Ao não executar a fé você está a ter uma fé isolada da acção, e isso não é nada (Tiago 2:26).

Veja só, o malfeitor que estava pregado ao lado de Jesus creu que Jesus era o Senhor e executou a fé dele ao dizer: “Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino” (Lucas 23:42). Se aquele malfeitor tivesse crido e não tivesse tomado atitude de falar não teria ido ao paraíso. Jesus lhe deu a oportunidade de ir ao paraíso porque aquele malfeitor mostrou a fé dele pela obra (Tiago 2:18). A obra do malfeitor foi o arrependimento. Aleluiaaaa!

Há muita gente correndo às igrejas e crêem em Jesus, mas não executam a fé. Eu disse: há muita gente correndo às igrejas, mas não agem de acordo com a fé em Jesus. São crentes, mas as suas atitudes não mostram fé. É por isso que hoje parece que não há diferença entre crente e mundano. Executa a tua fé! Ter fé é você crer e praticar a palavra de Deus. Se você não faz isso das duas uma: ou você tem fé morta ou você não tem fé.

Eu disse: ter fé em Jesus é ler na bíblia, não à fornicação (Efésios 5:3). E você decidir não fornicar. Ainda que demónios venham e te perguntem quando vais casar, você negar essa tentação dizendo para o demónio Deus preparou um(a) noivo(a) para mim, ele está vir e eu vou esperar até chegar, em nome de Jesus. E você esperar firme pela fidelidade de Deus. Isso é ter fé. Isso é que é ser salva pelo sangue de Cristo. Aleluiaaaa!

Há quem pode dizer haaa… eu não executo a minha fé, mas sou abençoado. Vá ler II Samuel, encontrará história de Absalão. Rei Davi aceitou que Absalão voltasse a Jerusalém, mas impediu Absalão de ver o Rei. Absalão estava em Jerusalém, mas não podia ver o Rei. Você estará rodeado de bênçãos, mas não verá Deus. O inferno te aguarda, amigo. Ou você nunca leu Isaías 59:2a “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus”. Ou você nunca leu Romanos 6:23 “o salário do pecado é a morte”.

A ideia não é você ser perfeito. A ideia é você guardar a palavra de Deus (executar a fé). Há diferença entre ser perfeito e guardar a palavra de Deus. Ou você nunca leu I Reis 8:46 “pois não há homem que não peque”.

Escuta, a ideia de Deus é que você se esforce e ande nos caminhos que Ele preparou para ti, não se desvie nem para esquerda e nem para direita. E quando falhar e pecar, você reconheça e se arrependa de todo teu coração e toda tua alma. A obediência e o arrependimento (em caso de erros) estão previstos no guardar a palavra de Deus, enquanto que na perfeição só está prevista a obediência total e completa a Deus.

Davi não foi perfeito, Davi guardou a palavra de Deus (I Reis 3:14). Quando Davi pecava se arrependia e voltava para o caminho de Deus (Salmos 51:1-2). É por isso que Deus amou a Davi (I Reis 11:12). Ser perfeito é o que Jesus fez: nascer e morrer sem pecar. O único perfeito que existiu na terra foi Jesus. Executa a fé! É para o teu próprio bem, pois ao não executá-la você está andar no caminho da morte. Obedeça, ande no caminho da vida.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top