Convite Cristão

Pastor aprovado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A palavra de Deus quer, hoje, ensinar como ser pastor aprovado diante de Deus. A bíblia diz que numa grande casa há vasos de honra e vasos para vergonha (II Timóteo 2:20). Então hoje Jesus, o Sumo Pastor, pretende ensinar a todos a cuidar com competência o rebanho de Deus.

Trago sete princípios básicos. Pode haver mais, porém, foram apenas estes que vieram ao meu coração.

A primeira coisa que se cobra de um pastor é que tenha amor por Senhor Jesus. Amar Jesus é estar pronto para sofrer por todas vontades e apetites de Deus. Podemos ver isso no diálogo que Jesus teve com Pedro, após a ressurreição.

Jesus durante o período que esteve na terra posicionou-se como pastor (João 10:14). E Ele arrastava multidões e tinha muitas ovelhas em suas sinagogas, mas antes de morrer na cruz (Ele) não disse qual dos discípulos iria ocupar o Seu cargo de pastor diante daquelas ovelhas. Jesus fez isso depois de ressuscitar, após o jantar na terceira vez que Ele se manifestou aos discípulos (João 21:14-15).

A bíblia diz que Jesus perguntou a Pedro “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?” (João 21:15). Fez essa pergunta três vezes e cada vez que Pedro respondia que sim, Jesus lhe dizia “Apascenta as minhas ovelhas”. Só para você perceber a importância de amar o Senhor para uma missão como esta, Jesus perguntou três vezes para Pedro ter certeza do que estava a falar.

Quer ser pastor do rebanho de Deus? Verifica se você é capaz de sofrer por Jesus; examine o seu amor por Senhor Jesus.Tem muitos que decidem ser pastores porque de fora viram ou pensam que ser pastor é vida folgada: subirei no púlpito pregar; e já que não há emprego viverei das ofertas e dos dízimos… Escuta, Deus olha-te enquanto vives, depois de morreres vais te arrepender de ter nascido.

Quem abre igreja pensando no dinheiro, na verdade não está abrir igreja, está abrir um shopping. Quem ama o dinheiro sofre pelo dinheiro; quem ama Jesus sofre por Jesus. Ora, sofrer pelo dinheiro e sofrer por Jesus são coisas divergentes (Mateus 6:24).

Depois de Pedro responder pela terceira vez, Jesus não só lhe disse para apascentar as ovelhas, como também disse que Pedro apesar da posição privilegiada que estava recebendo iria morrer de uma forma que ele não queria (João 21:18-19). Ou seja, a cadeira tem preço alto. Quanto maior a cadeira, maior é o preço.

Não luta por cadeira na igreja, todas têm preço acima das suas capacidades e sem que seja Jesus a colocar à sua disposição é difícil suportar. Contenta-se com a cadeira que Deus te deu na sua casa (Romanos 12:16).

Apóstolo Paulo tem nome grande na bíblia, mas para isso pagou um preço. Ele sofreu durante todo o seu ministério e ainda por cima teve uma morte bruta (Romanos 11:23-27). Havia igrejas que davam salário a Paulo, mas quando foi para ir anunciar evangelho aos Coríntios, Paulo, mesmo tendo necessidades, abriu mão delas e foi anunciar evangelho de graça (II Coríntios 11:8). Porquê? Paulo amava Jesus!

Os pastores irão receber uma coroa de glória na próxima etapa da vida (I Pedro 5:4). Mas esses que andam abrir shoppings com rótulo de igreja – esses que amam o dinheiro do que Jesus – vão arrepender-se de ter existido. Se você sabe que abriu shopping ainda dá tempo de arrepender-se e reconciliar-se com Jesus.

Segunda e terceira coisa que Deus cobra do pastor é espírito voluntário para cuidar do rebanho (I Pedro 5:2). Davi podia dizer sustém-me com um espírito voluntário (Salmos 51:12). Quando acabava de aceitar Jesus lembro que teve um pastor que saiu da casa dele para minha casa para vir conversar e orar comigo, eu não sendo da igreja dele. Eu não lhe pedi, o pastor ligou-me e perguntou se podia vir. Isso é espírito voluntário!

O espírito voluntário é que move um pastor para cuidar do rebanho. Quanto mais errante e pervertida a ovelha, isso mexe com coração do pastor e levanta nele a vontade de fazer alguma coisa (Marcos 6:34; Mateus 9:36). O espírito voluntário nutre a vontade de fazer a cobrança de cuidar do rebanho. Não basta ter pessoas na igreja, é preciso ensinar o rebanho a ser à imagem de Cristo (Efésios 4:11-12).

Agora esse cuidado tem modos… Tem de cuidar do rebanho com mansidão (bom tratamento). Tem pastor que ofende crentes, alegando que está a ensinar [risos…]. Já vi vídeos na internet, pastor dizendo ao rebanho que são infantis, não tem fé [risos…]. Pastor não pode se confundir com evangelista.

Há palavras que não podem sair da boca de um pastor, e se saírem é preciso ter muito cuidado com o tom e a atmosfera (II Timóteo 2:25). Ai dos pastores que destroem, dispersam, e afugentam as ovelhas de Deus (Jeremias 23:1-2).

A quarta e quinta coisa que Jesus cobra dos pastores é que não tenham torpe ganância, mas ânimo pronto (I Pedro 5:2). Um pastor não deve ter ambição desonesta; não deve ter ambição de ganhar dinheiro; ambição de usar a posição como trampolim para fazer lobbies… Não! Não! E não! Jesus cobra que o pastor tenha o desejo de ser útil para o seu próximo. O primeiro tem de servir aos outros (Mateus 20:27).

Por último, a sexta e a sétima coisa que Jesus cobra dos pastores é que não devem procurar dominar as ovelhas, mas sim serem exemplares (I Pedro 5:3). Não funciona isso de façam o que eu digo e não o que faço… Quer ser pastor? Seja exemplo!

Jesus para além de dar orientações lavou os pés dos discípulos. Quer que as ovelhas te lavem os pés? Não tem problema, seja o primeiro a lavar os pés das ovelhas. Quer que as ovelhas estiquem o tapete vermelho para você entrar no templo? Não tem problema, seja o primeiro a esticar o tapete para as ovelhas entrarem no templo. Não sou eu quem está a dizer, Jesus é que ensinou em João 13:14, que tem de ser assim.

Se você é pastor escuta… Esforça-te e trabalha nestas coisas, porque Deus é contigo (Ageu 2:4)! São muitas aflições, são muitas necessidades, são muitas angústias pelos outros; mas vai valer a pena! Há uma glória por ser revelada (I Pedro 5:1). E a bíblia diz “…tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Romanos 8:18).

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top