Convite Cristão

Mover de Deus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Há quem pode olhar para o mundo e ver muita gente morrendo de fome, até crianças em extrema pobreza, e daí questionar-se como pode existir Deus assim; onde está esse Deus que não vê essas coisas… Hoje a Palavra quer responder a estas inquietações.

Leia comigo Daniel 4:35 “E todos os moradores da terra são reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes?”.

Deus é espírito invisível e Todo-Poderoso (João 4:24; Colossenses 1:15; Génesis 17:1). Tudo isto que você vê – essa terra, céu, mares, oceanos, tudo isso – foi feito por um Espírito Invisível. Existe um mundo invisível (Salmos 89:48).

No Reino dos Céus tudo está organizado, tudo no seu respectivo lugar, mas todas funções actuam em harmonia. Anjo Gabriel faz o seu trabalho, arcanjo Miguel também faz o seu trabalho, serafins fazem o seu trabalho, assim sucessivamente.

Só para ter uma ideia, o trabalho de anjo Gabriel é descer e transmitir a mensagem de Deus (Lucas 1:19,28-38). Antes de Jesus vir, também descia para instruir ou explicar as Escrituras (Daniel 9:21-22), mas agora este trabalho passou para os Homens sob orientação do Espírito Santo (João 15:26-27). O trabalho dos serafins é adorar a Deus diante do trono de dia e de noite (Isaías 6:2-3; Apocalipse 4:6-8). Ou seja, cada um tem a sua função.

No versículo que lemos no início, vimos que Deus trabalha ou faz as coisas através do seu exército de anjos e dos Homens. Isto é, para a realização das várias actividades que asseguram o bom funcionamento do Reino dos Céus, Deus conta com os anjos e os Homens.

O Reino de Deus chegou a nós com a vinda de Jesus Cristo (Lucas 11:20). E nós (Homens) recebemos nossas funções no Reino. Uma das funções é pregar evangelho em todo mundo e ensinar a guardar o que Jesus nos mandou (Marcos 16:15; Mateus 28:20). Antes, os anjos falavam a Palavra (Hebreus 2:2), mas a coisa muda com a vinda de Jesus.

Nota que Deus enviou um anjo para Cornélio, mas o anjo foi apenas para mandar Cornélio chamar apóstolo Pedro para pregar a Palavra (Atos 10:3-6). Porquê? A resposta é clara: ensinar a Palavra é trabalho do Homem.

Pregar evangelho tem regras. E a principal regra é viver o próprio evangelho. O evangelho ensina-se falando e fazendo (João 13:15). Há lugares onde devemos ensinar sem usar palavras. Ao seu marido, sua esposa, seus familiares e amigos, a bíblia aconselha a ensinar o evangelho sem usar palavras (I Pedro 3:1-2), aos outros você ensina falando e fazendo (Romanos 10:14), isso porque nós não temos honra em nossa casa (Lucas 4:24).

O que a Palavra ensina também atribui uma responsabilidade ao Homem diante de Deus. O que ao Homem é ensinado também dá uma função ao Homem no Reino.

A primeira função que o Homem recebe através do evangelho é amar o Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda nossa alma, e de todo nosso pensamento (Mateus 22:37). E a segunda função que o Homem recebe através do evangelho é amar o próximo como a nós mesmo (Mateus 22:39).

Deus faz as coisas através de anjos e Homens. E as funções estão divididas. Ajudar as pessoas que morrem a fome e frio é função do Homem (Mateus 22:39). Se tem gente morrendo de fome e sem tecto é porque o Homem não está a fazer a sua parte, que é amar o próximo como a si mesmo.

Jesus reforça, em Mateus 25:33-40, que essa é a função do Homem no Reino de Deus. Jesus diz que naquele dia vai separar as ovelhas e os bodes (ímpios). As ovelhas ficarão do lado direito e Jesus dirá “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino…, porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mateus 25:34-36).

Diz a palavra de Deus que todos ficarão surpreendidos quando Jesus disser isso, e perguntarão quando é que fizemos isso? Quando é que te demos de comer? E Jesus dirá “quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40).

Essa é que é a verdadeira religião. A verdadeira religião é fazer essas coisas e obedecer a palavra de Deus (Tiago 1:27).

Eu gosto de Pedro quando pergunta Jesus: quem é o meu próximo? (Lucas 10:29). E Jesus respondeu-lhe com a parábola do bom samaritano.

Ouve, Jesus foi exactamente pegar no samaritano porque samaritanos e judeus eram inimigos (João 4:9). Para dizer o quê? O que nos torna próximos não é a cor, não é a convicção, não é a familiaridade, não é a afinidade, não é o local de nascimento… o que nos torna próximos é a misericórdia (Lucas 10:36-37); não misericórdia segundo entendimento dos Homens, misericórdia segundo a palavra de Deus.

A misericórdia segundo a Palavra nos conduz a amar os nossos inimigos. No lugar de rir-se de seu inimigo nu, lembre-se que ao dar-lhe roupa, a Jesus você está vestindo (Mateus 5:43-48).

É preciso perceber que ver alguém com roupa rota, é ver Jesus com roupa rota. É preciso ajudar, sem chamar televisão e sem dizer a ninguém, faça-o em seu segredo. A bíblia diz “quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” (Mateus 6:3). Essas coisas são feitas em oculto, para Deus te recompensar publicamente (Mateus 6:4).

Deus vê as pessoas morrendo a fome. Deus vê esse sofrimento todo. E isso é muito desagradável aos olhos dEle, sobretudo por saber que o Homem a quem Ele incumbiu a tarefa de cuidar desse assunto não está a fazer a sua parte. Isso desagrada-Lhe tanto que se Ele (Deus) tivesse forma física faria esse trabalho pessoalmente.

Aliás, quando Deus desceu na forma de verbo encarnado ajudou os outros. Jesus multiplicou pães por duas vezes. Ele não fez aquele milagre por “show-off” não, Jesus fez aquele milagre porque as pessoas estavam com fome e não tinham o que comer (Marcos 8:2-3). Jesus visitava os doentes e curava-os. Tem gente com dons de curar, mas nunca visitou hospital, está a espera do púlpito da igreja para lhe verem a fazer libertação. Escuta, Jesus disse: ide (Mateus 10:6).

É preciso sublinhar que Deus não fica indiferente a esse sofrimento. Deus faz algo. Como Espírito Ele toca corações de Homens para fazerem a sua parte. Coloca esse desejo e cobra. Se os fiéis não fazem, Ele toca o coração dos infiéis (Ester 4:14). O problema é que o Homem tem coração duro, tão duro que prefere ficar com 50 milhões de euros guardados no banco, enquanto tem gente dormindo sem comer.

Eu sei que é para os seus filhos. Mas olha para alguns dos seus filhos como são: desumanos; corações cheios de desprezo do tamanho da sua conta bancária; fracos em dar amor às pessoas com as quais não têm afinidade; e não têm obras que te honrem. Hoje você diz: dei a melhor escola ao meu filho, onde falhei? Escuta, falhou no exemplo… O exemplo que você deu é de acumular riqueza, dar o melhor aos seus, sem a comunhão com o próximo.

Se quer deixar herança para o seu filho, fá-lo em forma de pacote. Não deixa só dinheiro. Não confia no dinheiro. Confia nos princípios divinos. Confia em Deus. Morra seguro de que você deixou um verdadeiro cidadão do Reino de Deus (Salmos 15).

Se você deixar um cidadão do Reino de Deus, há uma esperança de você e seu filho reencontrarem-se no Céu e juntos herdarem a vida eterna. Mas se você deixar o seu filho sem princípios de comunhão com o próximo, dificilmente voltarão a reencontrar-se.

Deus colocou-te para amar o próximo. Garantir que ninguém durma com fome é função do Homem. Todos temos de fazer alguma coisa, tendo muito ou pouco dinheiro. Isso não é prestação de favor, é nosso dever. Todos dias dizemos “santificado seja vosso nome”, mas nossos actos levam o nome e o caminho dEle a ser blasfemado. Não pode! A nossa função, os nossos actos e palavras devem exaltar o nome do Senhor.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top