Perfil do Intercessor

Celebração dos 2 anos

Deleitado e discreto

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Começamos assim a celebração do nosso segundo aniversário, que é comemorado sob o tema “Buscando fruto pelo método de Deus” (João 15:16,5; Marcos 8:34-36). Durante esta semana falaremos sobre o perfil de um intercessor. Vamos lançar um programa de intercessão de adesão voluntária e, para fazermos melhor este serviço de intercessão, é importante conhecermos a postura que a bíblia recomenda. Hoje vamos conhecer duas características que fazem parte de um intercessor.

Leia comigo Salmos 37:4 “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.” Vamos ler também Mateus 6:6 “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”

Antes de avançarmos, importa dizer que intercessor é aquela pessoa cujo serviço a Deus consiste em orar a favor de outras pessoas, desde descrente ao crente. O maior intercessor é Jesus Cristo (Hebreus 7:25), o intercessor dos pecadores (Isaías 53:12). O Espírito Santo também (Romanos 8:26). É preciso sabermos que intercessão não é trabalho de alguns; toda pessoa que confia em Deus é chamada a orar a favor de outras pessoas; sem excepção (Tiago 5:16).

É importante saber que intercessão não é uma questão de ser escolhido ou chamado [risos…], mas sim de obediência à Palavra de Deus. Orar pelos outros é trabalho de todos. Mesmo o seu pastor poderoso que cura enfermidades com sombra dele [risos…], precisa da sua oração (Atos 12:5-12).

Agora vamos ao assunto. Um intercessor tem de ser uma pessoa deleitada em Deus. Ser uma pessoa deleitada em Deus é ser alguém que tem prazer nas coisas de Deus; é uma pessoa que deixa os seus apetites e apropria-se dos apetites de Deus.

Uma pessoa deleitada no Senhor não busca mais seus interesses; ele busca os interesses de Deus (João 8:50,54). Aquilo que Deus gosta, é isso que ele, também, gosta. Aquilo que Deus quer é isso que ele também quer.

O deleitado em Deus esforça-se para que as coisas de Deus andem. O deleitado em Deus não pergunta “o que eu ganho com isto?”; o deleitado em Deus pergunta-se “o que o meu Deus ganha com isto?”.

Se para Deus ganhar é preciso morrer na cruz, o deleitado não tem problema. Se para Deus ganhar é preciso ser insultado, ser chamado de falso mestre, o deleitado não tem problema. Se para Deus ganhar é preciso ser pisado, o deleitado não tem problema. O negócio do deleitado é que Deus ganhe. O intercessor tem de amar Deus. Não é só Deus que lhe ama, o intercessor procura corresponder o amor de Deus com todas suas forças.

É insustentável investir no serviço de orar pelos outros sem se deleitar em Deus. Você não vai aguentar por muito tempo dedicar-se a orar pelos outros sem ser deleitado no Senhor. Só vai orar uns três, quatro, cinco meses e depois desanimar [risos…].

Para ser intercessor que permanece é preciso se deleitar no Senhor. É preciso ser como aquelas senhoras da Autoridade Tributária de Moçambique, cobram imposto com um rigor tal como se o dinheiro que entra fosse para conta bancária delas. O meu abraço para elas [risos…].

Não sendo deleitado em Deus, é complicado ficar um ano a orar a favor de pessoas que vivem na Alemanha, que você nunca viu, sendo argentino [risos…]. Mas quando você é deleitado em Deus, sendo argentino, você vai orar com fervor por pessoas que você nunca viu, até Deus sair a ganhar; você vai orar por pessoas sem nenhuma ligação afectiva consigo, como se fosse sua única filha à beira da morte. O seu assunto, como cooperador dos Céus, é que Deus ganhe.

Segundo, o intercessor é uma pessoa discreta. Não ande por aí dizendo “eu oro, eu oro, eu oro muito” [risos…]. Em Cristo Jesus há coisas que devem ser públicas e outras que são privadas. A confissão é pública; você não pode esconder que é crente e que segue Jesus (Mateus 10:33). Mas a sua vida de oração e caridade são coisas privadas (Mateus 6:2-6).

A intercessão pode ser feita em particular, assim como em grupo (Daniel 9:1-6; Atos 12:5-12). Mas em ambos os casos, é privado; é a pessoa e Deus ou o grupo e Deus. Pode acontecer que um e outro perceba, porém, não pode ser intenção do intercessor exibir-se; querer fama de intercessor. Entenda que a vida de oração é um assunto tão íntimo quanto a nossa roupa interior. Deus ouve e recompensa a oração feita em oculto (Mateus 6:6,17,18).

Vem-me à mente o testemunho que um pregador da igreja da qual faço parte contou. Ele disse que, a uma dada altura, um pastor percebeu que “sua igreja” murchou e ficou tão preocupado que separou um tempo para orar por isso; Deus, na sua misericórdia, respondeu-lhe com visões; mas como ele não estava entender, continuou a orar; e Deus mandou-lhe ver bem as visões e com mais atenção até perceber a diferença. E o pastor percebeu que na imagem retratando a actualidade faltava uma idosa, que já havia falecido; então o pastor procurou entender melhor. Deus fez-lhe saber que era aquela idosa que se dedicava a interceder e era vaso do Senhor para intervir naquela igreja.

Eu não sei se você está entender isto. O intercessor fica no seu cantinho discreto a orar, passando despercebido aos olhos de todos, mas aos olhos de Deus nada passa despercebido, Ele aprecia tudo; Ele regista todas suas obras num memorial diante dEle (Malaquias 3:16) e testemunha a seu respeito. Dias antes do meu baptismo alguém pregou isto: deixa os Céus testemunharem a seu respeito.

Que Deus possa encontrar aqui um exército deleitado e discreto, que ora a favor dos outros sem fazer acepção de pessoas; um exército comprometido, que não vai recuar antes de ver o Senhor aniquilar toda hoste da maldade que apoquenta a vida dos outros. Em nome de Jesus, Ámen!

Por hoje era esta a Palavra que trazia à respeito do perfil do intercessor. No Domingo (2/8) continuaremos e falaremos sobre “Fé e Perseverança”; são também características que devem fazer parte do intercessor. Se você ainda não é crente e deseja dar o primeiro passo, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top