Jericó

Mulher sábia confia em Deus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Depois da queda do império da Babilónia e a sua conquista pelos persas, a sua capital Susã, foi palco da história de Ester. Ester era uma jovem judia, humilde e das mais belas de todo o reino. Ela tinha uma formosura sem igual.

Ester era filha adoptiva do seu primo Mardoqueu, que também era judeu. Mardoqueu era um homem íntegro e temente a Deus.

Certa vez o Rei Assuero quis exibir a formosura da sua esposa – rainha Vasti – num banquete, mas a rainha recusou-se a ir. Então o Rei Assuero decretou que Vasti não fosse mais rainha e que iria se procurar outra esposa para o rei.

Na busca feita, o Rei Assuero encantou-se com a formosura de Ester e decidiu casar-se com Ela. E assim Ester tornou-se rainha. Mardoqueu lhe tinha pedido para não declarar a sua parentela e que era judia, Ester não disse.

Depois que Rei Assuero engrandeceu Hamã, todas pessoas se inclinavam e se prostravam diante dele, mas Mardoqueu e o povo judeu não se prostravam nem se inclinavam em respeito a Deus, violando o mandato do Rei. Então Hamã procurou formas de destruir todos judeus naquele reino, e fê-lo por meio de um decreto que ordenava que se matasse todo judeu naquele reino.

Certo dia, depois da emissão do decreto, a Rainha Ester estava sentada no seu trono real. Estava inquieta. O seu rosto era de preocupação. As moças à sua volta notaram, mas não sabiam como ajudar a sua rainha. Ainda sentada, Ester olhou para as moças e os eunucos. Depois fixou os olhos em Hataque, e este aproximou-se.

Ester – Hataque, vá procurar saber por que Mardoqueu e os judeus estão vestidos de sacos.

Assim fez Hataque, saindo ao encontro de Mardoqueu. Ao lá chegar, Mardoqueu contou-lhe o que acontecera. E Hataque voltou para Rainha para trazê-la a resposta.

Pela lei, Ester não tinha como ajudar porque só se podia ir ter com o Rei quando fosse chamada. A lei dizia quem ia ao Rei sem ser chamado deve morrer. Porém, Mardoqueu advertiu-lhe que se Ester não socorresse aos Judeus Deus iria enviar socorro e livramento vindo de um outro lugar, e ela iria morrer.

Ester – Hataque, volte para Mardoqueu e diga ao meu pai para ajuntar todos judeus de Susã. Jejuem por mim durante 3 dias. Eu e as minhas moças também vamos jejuar por 3 dias. E em jejum irei falar com o Rei. Vou violar a lei pelos Judeus. Se for para eu morrer, que eu morra.

No terceiro dia do jejum Ester levantou-se e foi ter com o Rei Assueiro, violando a lei. Mas Deus tocou no coração do Rei Assueiro, tanto mais que nem se sentiu incomodado.

Rei Assuero – Qual é a tua petição Rainha Ester? Hoje até metade do Reino posso dar-te.

Rainha Ester – Se bem parecer ao rei, convido o rei e Hamã hoje ao banquete que tenho preparado para o rei.

O rei aceitou o convite, chamou Hamã para o banquete. Hamã ficou muito feliz com a ideia de ter um banquete a três com a Rainha Ester. No dia do banquete a Rainha Ester denunciou Hamã ao Rei.

Rei Assuero – Qual é a tua petição Rainha Ester? A oferta da metade do reino ainda está de pé.

Rainha Ester – Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, peço a minha vida como petição, e o meu povo como meu requerimento. Por que estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruir, matar e lançar a perder.

Rei Assuero – Quem quer vos fazer tudo isso?

Rainha Ester – É este mau Hamã.

O Rei levantou-se zangado e saiu. Estando o seu moço por perto lhe seguindo, parou ao lado do rei.

Rei Assuero – Nunca mais quero ver Hamã. Enforquem-no agora.

Os servos do Rei pegaram Hamã e enforcaram na forca que era para Mardoqueu. O rei ficou calmo, e quando voltou do jardim, Rainha Ester lançou-se aos pés do rei para que lhe fazesse mais um pedido.

Rainha Ester – Se achei graça aos seus olhos, e isso lhe parecer recto, peço que se escreva que estão revogadas as cartas e o desejo de Hamã, onde ele escreveu para se lançar a perder os judeus que há em todas as províncias. Por favor, eu não vou aguentar ver o meu povo a sofrer.

Rei Assuero – Não tenho como revogar uma lei selada com anel. Mas há uma saída para que o teu povo não sofra. Dou-vos autoridade para também escreverem o que quiserem em meu nome e, também, selarem com o anel.

Naquele mesmo dia, foram chamados escrivães do rei que escreveram tudo que Mardoqueu disse. Como não se podia revogar o ataque do inimigo, fizeram uso de sabedoria e escreveram cartas dando permissão para os judeus defenderem as suas vidas, podendo destruir e matar a todos os que lhes atacassem.

As cartas foram escritas em várias línguas, seladas e enviada para todos os povos de todas as províncias do Reino de Assuero. Foi publicada também na Fortaleza de Susã. Assim, os judeus defenderam-se dos seus inimigos, destruindo todos os que lhes quiseram fazer mal usando decreto de Hamã. Depois de tudo houve muita alegria e gozo para os judeus.(Fim)

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

656461
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
695
465
1160
599279
18218
20826
656461

Seu IP: 18.223.237.218
2024-11-25 12:51

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top