Honrar traz sucesso

Deus não honra matrecos

Filhinhos amados de Deus, em Cristo Jesus, uma coisa é ser dado prestígio pelos homens e outra coisa é Deus dar prestígio. Depois da salvação da alma, o maior interesse de Deus é honrar tremendamente (Ezequiel 16:5-14); Deus honra colocando a glória dEle na pessoa (Ezequiel 16:14). Contudo, a graça de Deus ao colocar-nos numa obra de muito mérito (dEle) é vã quando nos comportamos como matrecos (Juízes 4:8-9). É sobre isto que queremos estudar hoje.

Vamos ler Juízes 4:6b-9 “Porventura o Senhor, o Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte de Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros e com a sua multidão, e o darei na tua mão. Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera.”

Estamos no último dia da semana especial sob o tema “Honrar traz sucesso”. Escrevemos a partir de Moçambique [um país de África], alguns irmãos podem não compreender o que é isso de ser matreco. De forma resumida e simples, matreco é uma pessoa que não é esperta; um sem atitude; um que perde oportunidades por conta do seu medo.

Dizia no princípio que Deus honra colocando a glória dEle na pessoa (Ezequiel 16:14), porém, é preciso entendermos que pelo facto de todos termos pecado fomos destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). Em outras palavras, fomos despromovidos de Deus confiar-nos uma tarefa ou alguma actividade do Seu Reino (fomos despromovidos para O servir; fomos despromovidos de Deus operar por meio de nós).

Por conta da Sua infinita misericórdia, Deus accionou a sua graça. Tem gente que diz estamos no tempo da graça. Atenção, desde o dia que Adão pecou a esta parte, sempre foi tempo da graça, porque quem está despromovido da glória de Deus, tudo que recebe de Deus é um favor imerecido; Deus manifesta sua graça de formas diferentes: com Noé foi com arca (Génesis 6:8); connosco é com Cristo (Mateus 24:37).

Continuando, ao accionar a sua graça, Deus dá ao homem a oportunidade dEle voltar a operar por meio do Homem ainda que imerecidamente.

Na passagem onde lemos em Juízes 4 vemos Deus querendo operar através de Baraque. Havia muita gente entre os filhos de Israel, que Deus podia escolher em Canaã, enquanto eram oprimidos violentamente por Jabim (Juízes 4:1-3). Mas foi Baraque quem achou graça aos olhos de Deus; foi sobre Baraque que caiu a oportunidade de ser usado por Deus para acabar com a opressão; caiu sobre Baraque a oportunidade de ser o libertador do povo violentamente oprimido.

A opressão era muito violenta. Eram 20 anos e pela informação que a bíblia nos dá leva-nos a entender que Jabim era um rei poderoso em relação a eles a vista (Juízes 4:3). Isso levou Baraque a ter receio de ouvir a Deus para enfrentar o exército cujo capitão era Sísera. Mas através daquela obra, Deus queria honrar Baraque colocando-lhe como o homem por meio do qual Deus pôs fim à opressão violenta de 20 anos dos filhos de Israel em Canaã.

Contudo, diante daquela situação de opressão, Baraque teve medo. Baraque foi matreco. Foi matreco ao ponto de dizer à juíza Débora “Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei” [risos…]. Deus prometeu que ia dar todos os inimigos na sua mão, mas Baraque foi matreco. E Deus o que fez? Levou a obra e a honra e deu a uma mulher. Deus levou a obra e a honra deu a Jael (Juízes 4:21), Baraque ficou figurante na história onde Deus tinha lhe colocando como protagonista [risos…].

É assim que Deus faz, quando você se comporta como matreco. Veja só, nós deveríamos ser filhos de Esaú, mas Deus viu logo que Esaú era matreco, corria o risco de vender o Reino por um guisado de lentilhas, e preferiu Jacó (Génesis 25:30-34) [gargalhada…].

Muitas pessoas estão a aquecer os bancos e cadeiras da igreja, enquanto Deus colocou uma tarefa em prol do Reino em seus corações. Não o fazem por medo. Não o fazem por serem matrecos. Prestígio de Deus habita na obra que Ele derramou em seu coração. Quando Deus coloca algo para você fazer e você não faz, está tornar vã a graça de Deus sobre a sua vida (I Coríntios 15:10).

A bíblia diz “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10). Hoje vim dizer, deixa de ser matreco! Trabalha! Quer prestígio de Deus, então faça o trabalho que derramou em seu coração.

Jesus não te chamou para igreja dEle para você ser apenas abençoado, Jesus chamou-te para você ser uma bênção. A bíblia diz “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:14). Ser luz do mundo não é ser abençoado; ser luz do mundo é ser uma bênção. Só para quem ainda não entendeu, ser abençoado é ser iluminado; ser bênção é iluminar. A glória de Deus está disponível para a Igreja de Cristo, só falta ao crente deixar de ser matreco e agarrar o trabalho que Deus mandou fazer.

“Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti” (Isaías 60:1-2). É para isto que Jesus te chamou, levantar e brilhar… Não brilhar de vestir…este convite para brilhar é materializar as obras que Deus colocou em seu coração. Levanta, resplandece e a glória de Deus chegará!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top