Deserto da Judeia

Progredir na relação com Deus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Numa altura em que caminhamos a passos galopantes para a celebração dos três anos falando só de Jesus, gostaria de dizer aos meus irmãos que é um grande prazer falar do Deus que chamou Abraão para as pessoas. Gostaria de dizer que nós já dizemos que Ele é grande, mas Deus é muito mais grande do que a noção de grandeza que tentamos transmitir por meio das nossas ministrações. E o desejo dEle é que todos possam conhecer-Lo, daí que reflectir sobre a nossa progressão espiritual é muito importante.

Antes de abrir as Escrituras Sagradas, gostaria de felicitar a minha professora da igreja [risos…]. Fez mais um ano de vida este mês. Falo da professora Hamina. Quem quiser conhecê-la é só ir à página principal deste site, tem sua foto na galeria de honra da Chave de Davi. É alguém que foi fundamental para este trabalho. Antes de abrirmos este site, eu já escrevia, mas os textos tinham muitos erros de interpretação [era pior que hoje… (risos…)]. Comparando aos primórdios, hoje há enormes melhorias, por isso louvo a Deus pela vida da minha professora da igreja.

Indo ao nosso assunto, leia comigo I Tessalonicenses 4:1: “Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais”.

Já estou a pregar. Deus, na sua infinita misericórdia, atentou que o Homem não sabe o que faz e não sabe agradar-Lhe (Lucas 23:34). Deus viu que o Homem não sabe andar, não sabe levar uma vida segundo as expectativas dos Céus. Então Deus preparou o evangelho. Podemos afirmar que o evangelho tem dois principais objectivos: mostrar o Homem como deve andar (abordar a vida); e como agradar a Deus.

Não é difícil perceber que os Homens não sabem como agradar a Deus. Pensam que se agrada Deus sentimentalmente [risos…]. Os Homens pensam que ter um afecto e o coração bater mais forte quando se fala de Deus é tudo. É o que as pessoas pensam.

É por isso que há pessoas com três, quatro, cinco amantes, mas dizem que amam a Deus. Arrendou a casa num condomínio no Triunfo para amante 1; outra em Belo Horizonte para amante 2; e outra em Bilene para amante 3; e vive com a esposa na mansão em Tchumene, mas diz que ama a Deus. Ainda por cima, olha para a sua prosperidade e pensa que está como está porque Deus aprova a vida que está a levar [risos…].

O estilo de vida dele(a) resume-se em banho de curandeiros (pai santo, no Brasil); bebedices; promoção de pelejas, inveja, raptos, e assassinatos… mas diz que ama a Deus. Até tem cobras espirituais na mansão dele, mas diz que ama a Deus [risos…]. Outro, a vida dele é “aquela gaja já bati”… mas diz que ama a Deus. Outra, a vida dela é “não sabes o que Jorge me fez brada”…mas diz que ama a Deus.

Este é o problema do ser humano: ama a Deus sentimentalmente. Por causa de “trabalhar” com sentimentos, acaba confundindo amar a Deus com desejar amar a Deus. Quando a palavra de Deus não te move para além do sentimento, isso não é amar a Deus. Você ainda está no desejo de amar a Deus. Não confunde as coisas, não há relação possível entre a luz e trevas.

Olhando a perversidade que tomou o coração dos Homens, o pai celestial viu que estes não conhecem o caminho e não sabem agradar os Céus. Então tomou a iniciativa de elaborar o evangelho para instruir o Homem como convém andar e como agradá-Lo.

Deus viu que o Homem está a amar só sentimentalmente, por isso elaborou o evangelho para fazer o Homem entender de uma vez por todas que aquele que conhece a Palavra e pratica, esse é que Lhe ama (João 14:21). Ou seja, Deus não mede o quanto você lhe ama pela medida dos seus sentimentos, mas sim pelo nível de exercício da instrução bíblica na sua vida.

Não se ama a Deus sentimentalmente, apenas. A bíblia diz “amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37). Ou seja, com o coração vai sentir; com a alma vai entender a Palavra; e com o pensamento vai “processar” a prática da Palavra. Amar a Deus é ser praticante da Palavra, independentemente das circunstâncias (João 14:31).

Quanto mais você exercitar a bíblia, mais progredirás (I Tessalonicenses 4:1), porque quanto mais praticar a Palavra, o seu nível de conhecimento de Deus vai aumentar. Quando é Deus a amar-te há perdão e oportunidade de voltar para Ele (João 3:16); quando é você a amar a Deus [praticar Palavra], as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do Homem são as que você vai viver (I Coríntios 2:9) e todas as coisas que acontecem irão cooperar para o seu bem (Romanos 8:28). Estas duas promessas não são para os que Deus ama, não, estas duas promessas são para as pessoas que amam a Deus. Quando é o Homem a amar a Deus, o Todo-poderoso revela-se para essa pessoa e se manifesta através dele.

Você não deveria se sentir bem tendo uma vida espiritual estagnada. Uma vida espiritual feita de mesmice dia após dia. Na sua vida profissional, financeira, sentimental, e académica há movimento, mas a sua vida espiritual está na mesmice. Isso deveria incomodar-te. Decida hoje corresponder o amor de Deus como deve ser. Decida sair da situação sentimental misturada com vida nojenta. Decida hoje andar no caminho que Jesus instruiu para agradar a Deus.

Já acabei de pregar. Aproveito esta ocasião para convidar a quem ainda não é crente e o seu coração deseja seguir Jesus. Não ignora esse desejo, é Deus que está a colocar. Se você é essa pessoa, por favor clica aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador. É só para fazer a sua primeira oração. Chave de Davi é um simples site evangelístico, você depois vai procurar uma igreja que achar melhor para si.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top