Deserto da Judeia

Violenta morte de Jesus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É muito difícil entender como um Pai, de quem se diz que é amor, deixou o seu próprio filho morrer de uma forma que só os malditos passavam por ela. Vamos tentar dedicar um pouco dos próximos minutos para, com ajuda do Espírito Santo, compreender, com um pouco de profundidade, como isso é possível.

Vamos abrir as nossas bíblias em Isaías 53:5: “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras [lesões], fomos sarados.”

Tudo começou quando o Diabo utilizou a serpente para enganar a Eva e Adão (Génesis 3). Desde então, o pecado começou a fazer parte da vida do Homem. E Deus abomina o pecado. O pecado irrita Deus. Ele não quer saber de pecado perto dEle. O pecado machuca Deus; Ele não suporta iniquidade (Isaías 1:13).

O pecado/desobediência provoca a ira de Deus. Não sendo Deus misericordioso, o Homem que comete pecado merece que a ira de Deus venha sobre si. E quando Deus fica irado não te poupa, perguntem ao Diabo, o primeiro pecador, foi atirado de lá do Céu para terra e caiu como raio (Lucas 10:18).

Nenhum Homem pode aguentar a ira de Deus (Salmos 78:31). Alguns culpam Adão e Eva, mas não é só por causa deles. A bíblia fala no plural, todos pecaram, incluindo eu e você. E por causa desse pecado deveria vir a ira de Deus sobre nós.

Ao Diabo, Deus reagiu logo em ira (I Pedro 2:4). Mas porque Deus ama o Homem, Ele manifestou a Sua paciência (Romanos 3:25). Tanto o Homem quanto o Diabo pecaram; os dois provocaram a ira de Deus. Em condições normais, tanto nós quanto o Diabo, deveríamos ter o mesmo tratamento: os dois fomos criados por Deus e pecamos.

Mas Deus ama o Homem. Ele decidiu, então, reagir com paciência aos pecados dos Homens; Ele decidiu dar ao Homem a oportunidade de não viver a Sua ira.

Como Deus fez tal coisa? Deus viu que o Homem não poderia aguentar a ira dEle. E por amor ao Homem, Deus desceu pessoalmente para terra, como Filho; fez-se semelhante aos Homens em todos aspectos (Hebreus 2:17; João 1:1,14); e depois fez a Sua ira cair sobre si.

É desta forma que se cumpriu o que Isaías disse muitos anos antes da vinda do Filho do Homem à terra. Jesus foi ferido e moído por causa do meu e teu pecado; Jesus não podia morrer de uma morte tranquila, era necessário deixar que a ira de Deus caísse sobre Ele para termos paz, quando a ira de Deus descer sobre todo mundo.

O castigo que advém dos muitos pecados que praticamos tinha de cair sobre alguém. E não podia ser uma pessoa que tem pecado, um pecador não pode justificar por um outro pecador. O castigo tinha de ser assumido por alguém sem pecado. Nunca houve no mundo um Homem sem pecado (Eclesiaste 7:20); Jesus é o único nascido de mulher que não conheceu pecado (II Coríntios 5:21).

Tem gente que pensa que ser virgem é ser santo [risos…]. Ser santo não é ser virgem; ser santo é obedecer a Deus. Jesus obedeceu a Deus em tudo; Ele não conheceu o pecado. Como Jesus foi justo (sem pecado) em toda sua caminhada, estava em perfeitas condições de justificar todo mundo diante do Pai. Então Jesus aceitou assumir a nossa culpa e suportar o nosso castigo, para no dia da ira de Deus todos que aceitam que Jesus suportou o castigo por eles escapem.

A bíblia diz que Deus fez cair sobre Jesus a iniquidade de todos nós (Isaías 53:6); e Jesus foi então oprimido sem reclamar (Isaías 53:7), tudo isso para justificar a sua fornicação; tudo isso para justificar a sua inveja, idolatria, e feitiçaria; tudo isso para justificar o meu e seu pecado. Morte violenta para justificar a violência do seu pecado contra Deus.

Como é que eu explico isso para ficar mais claro? É como se estivéssemos no serviço e um grupo de colegas cometesse um erro gravíssimo que prejudica a empresa; e o patrão procurasse saber quem é o culpado; e o colega mais idóneo da empresa, sem ter culpa no cartório, assumisse a culpa por amor aos colegas para não serem expulsos; e o chefe, ao invés de fazer cair a ira sobre o grupo, fizesse cair a ira sobre o colega justo que se entregou pelos outros; e assim resolver o problema. Foi isto que aconteceu connosco. Jesus assumiu a nossa culpa diante de Deus.

É muito sábio o colega que assume a culpa do outro neste exemplo que dei. Primeiro, porque ele sabe que é bom, ainda que humilde, também sabe que dificilmente o patrão poderia expulsá-lo. O máximo que poderia fazer é castigá-lo. Segundo, ao assumir a culpa por algo que não cometeu, e salvando o grupo de serem expulsos por prejudicarem a empresa, este colega ganha o coração e simpatia dos verdadeiros culpados. Os verdadeiros culpados passam a gostar dele e a segui-lo.

É por isso que eu sigo Jesus Cristo. Ele assumiu a minha culpa. Pelas coisas que faço e fiz, eu deveria ir ao inferno [risos…]. Sou eu quem deveria morrer de forma violenta pelos meus erros. Mas, estando eu ainda no pecado, Ele assumiu a minha culpa (Romanos 5:8). Ele assumiu sem reclamar o castigo que deveria vir sobre mim. E pelas lesões dEle fui sarado. Deus é assim, Ele perdoa e cura!

Leia comigo João 3:36: “Aquele que crê no Filho [Jesus] tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

Escrevo este texto numa altura em que o mundo vive uma pandemia, alguns podem fazer confusão. Coisas como Covid-19, ciclones, guerras não é ira de Deus [risos…]. Esses problemas fazem parte desta terra (Mateus 24:6-7). Biblicamente esses são acontecimentos negativos necessários desta terra. A ira de Deus ainda está por vir à terra. A ira de Deus é pior que aquilo que o Diabo fez à Jó (Mateus 10:28). Nem quarentena, nem máscara de 20 camadas, nem álcool em gel, muito menos álcool em vinagre te faz escapar do cálice da ira de Deus. Somente crendo que Jesus é o Senhor e Deus ressuscitou-Lhe dentre os mortos é que se escapa (Romanos 10:9).

Aqueles que acreditam, aqueles que crêem que aquela morte violenta de Jesus aconteceu como manifestação do amor de Deus por eles, aqueles que crêem que Jesus assumiu o castigo deles, padecendo daquele jeito, esses é que já não verão a ira de Deus sobre sua vida; esses recebem vida eterna.

Aqueles que não acreditam que Jesus morreu de forma violenta por elas, sobre eles permanece a ira de Deus. O que isso significa? Isto significa que no dia que Deus manifestar a Sua ira, ainda que você esteja morto e já sofrendo no inferno, Deus vai te tirar de lá para viver na pele a ira dEle. E não é porque Deus é mau, é porque você morreu sem deixar Jesus te justificar; é porque você deixou a ira de Deus chegar à terra, resistindo ao perdão de Deus, em Cristo Jesus.

Falei de dois grupos. O primeiro é daqueles que acredita que Jesus sofreu morte violenta por elas e por conta disso escapam; e segundo é daqueles que não acredita que Jesus veio para salvar-lhes da ira de Deus, e por conta disso a ira permanece. A escolha é individual! Quanto à mim, escolhi crer, seguir e pregar. É gostoso anunciar alguém que assumiu as minhas culpas; é maravilhoso falar daquele que me dá acesso directo ao Pai; a misericórdia de Deus anima!

Já preguei! Quem é a pessoa que não segue Jesus, mas hoje entende que Deus esclareceu a sua inquietação sobre a morte de Jesus e em seu coração sente a vontade de fazer parte daqueles que crêem que Jesus assumiu suas iniquidades para que todos os Homens que crêem possam receber a vida eterna e escapar da ira de Deus? Se você é essa pessoa, por favor, clique aqui para fazer comigo a oração, confessando com a sua boca que Jesus é o Senhor e suficiente Salvador da sua vida.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top