Estou muito animado. Dirigir-me-ei aos amados do Senhor Jesus e isso é uma alegria sem igual para mim! Oro a Deus para que hoje isto seja transformado em ilha de Patmos. O mistério de Patmos é que Jesus não só desce para falar contigo, Ele também abre uma porta no Céu e convida-te a visitar o Céu [risos…] (Apocalipse 4:1-2). Sobre isso vamos falar noutro dia, hoje venho promover restituição da glória de Deus na sua vida.
Vamos ler João 1:17 “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. Abramos também Génesis 6:8 “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor”.
Já estou pregando! Há duas pessoas na bíblia que me ensinam como interpretar a bíblia. O primeiro é o apóstolo Pedro, e outro é o apóstolo Paulo. Em vários momentos das suas intervenções, estes dois servos de Deus, mostram como é que se interpreta a Bíblia.
Certa vez, Pedro levantou-se para discursar diante dos varões judeus e gente que habitava em Jerusalém. Ele pegou Salmos 16:8-11, e evidenciou que o que está escrito nesses versículos não aconteceu com Davi. Porém, cumpriu-se em Jesus. Com isso, Pedro concluiu que Davi não estava a falar de si mesmo naquele salmo, antes estava a profetizar a respeito Jesus (Atos 2:29-31).
Por que é que estou a falar destas coisas? É assim, se prestarmos atenção, parece haver contradição nos versículos que lemos. Em João diz-se que a graça veio com Jesus, mas em Génesis mostra nitidamente que a graça existe muito antes da própria nação de Israel existir [risos…]. O espírito que estava sobre Paulo e Pedro, vai ajudar-nos a interpretar este negócio.
A verdade é que não há contradição. A bíblia está certíssima. Noé achou graça aos olhos de Deus; e a graça veio com Jesus [risos…]. Deixe-me explicar: a graça que se manifestou em Noé é diferente da graça que veio com Jesus Cristo.
A graça que se manifestou em Noé foi para proteger-lhe do dilúvio, mantendo Noé e sua família na terra. A graça que veio por Jesus Cristo restitui-nos a glória de Deus. A graça manifestada em Noé foi para proteger-lhe, impedindo que ele sofresse consequências do pecado dos ímpios. A graça que veio por Jesus Cristo resolve a consequência provocada pela introdução do pecado na vida do Homem.
A carta de apóstolo Paulo aos Romanos 3:23 diz “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Em outras palavras, quando o pecado foi introduzido na vida do Homem (quando Adão caiu na tentação), o Homem foi destituído, ou seja, despromovido da glória de Deus. O homem perdeu o mérito de desempenhar o papel para o qual foi projectado por Deus. O homem perdeu o mérito de viver com Deus Pai.
No Jardim do Éden, o Homem estava na glória de Deus. Mas com o pecado, o Homem foi tirado de lá, isto é, foi despromovido. Todo ser humano que nasce de homem e mulher herda características biológicas e espirituais dos seus pais. Como as características espirituais de Adão e Eva era de caídos espiritualmente [pecadores], todos nós herdamos essa natureza pecaminosa, porque eles são pais de todos viventes (Génesis 3:20).
A graça manifestada em Noé não devolveu o Homem ao Jardim do Éden; não justificou o Homem do pecado; não nos restituiu a glória de Deus. Simplesmente protegeu. Mas a graça que veio por Jesus Cristo justificou gratuitamente o Homem do pecado e abriu o acesso para glória de Deus Pai (Romanos 3:24; Efésios 2:18). E que glória!? O acesso aberto é para glória da segunda Casa!
Enquanto na glória da primeira Casa [Jardim do Éden, para este caso], Deus Pai descia na virada do dia para falar com o Homem (Génesis 3:8); na glória da segunda Casa, Deus Pai habita com o Homem; na glória da segunda Casa, Deus Pai não se esconde mais, Ele fica no meio da praça (Apocalipse 21:3; 22:1-2).
Ainda não terminei [risos…]. A graça manifestada em Noé simplesmente poupou-lhe do dilúvio. Mas a graça que veio por Jesus Cristo fez a paz, e pela cruz, reconciliou o Homem com Deus em um corpo, matando toda inimizade que havia entre nós e Deus (Efésios 2:16). A inimizade foi desfeita!
Minhas senhoras e meus senhores, Jesus veio com a graça que nos restitui a glória de Deus, da qual tínhamos sido despromovidos por conta dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus Pai.
A graça de Deus em Cristo Jesus não só abriu o acesso à glória de Deus, ela, também, faz com que percorramos o acesso aberto tendo o Espírito de Deus habitando sobre nós e manifestando-se através de nós. Isto é Deus connosco! Deus comigo! Deus contigo! E quando assim é, eu e você percorremos com segurança o caminho que dá acesso ao Pai, porque ninguém pode ser contra nós (Romanos 8:31).
Agora tem um porém: uma coisa é eu perdoar-te e restituir-te o que você perdera; outra coisa é você aceitar usufruir. O Presidente da República não pode obrigar-te a ser ministro; Ele pode nomear-te como ministro, mas cabe a si aceitar. Deus perdoou-te e convidou-te para viver com Ele no futuro vindouro, mas Ele não pode obrigar-te a viver com Ele no Céu. Estou a dizer para você usufruir desta graça que veio por Jesus Cristo, você precisa recebê-Lo.
Como é que recebo? Paulo explica em Romanos 3:26 que o Senhor Jesus é demonstração da justiça de Deus neste tempo, justo e justificador daquele que tem fé nEle.
Em outras palavras, para usufruir desta graça que veio com Jesus, que é maior do que aquela que Noé achou no seu tempo, você precisa simplesmente ter fé no Senhor Jesus. Isto é, acreditar naquilo que Jesus instruiu e prometeu. Você precisa crer no Senhor Jesus. Em quinhentas, crer é aceitar e viver de acordo com aquilo que você aceitou.
Já acabei de pregar! Quem é o(a) corajoso(a) que não segue Jesus, e hoje toma decisão de aceitar e receber a graça que veio por Jesus Cristo? Se no seu coração há esse desejo, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Vem viver a misericórdia de Deus!
Comments powered by CComment