Deserto da Judeia

Grande advogado!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Já vos consolei, chega [risos…]! Queremos tratar de assuntos sérios agora. Em alguns dos nossos países, aqui na Chave de Davi, atravessamos dias que não são para fofinhos, mas são para homens e mulheres com perfil daquela mulher que faz bolo com lenha e panela. Mulher soldada, não precisa de forno eléctrico, só precisa de três pedras, uns ramos de árvore, areia e lume emprestado [risos…].

É isso mesmo! Quando se quer tratar de assuntos sérios, tem de se pregar o evangelho que já não está na moda, mas resolve a falta de forno eléctrico.

Leia comigo I João 2:1 “Meus filhinhos, estas coisas escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

Apóstolo João foi um dos 12 discípulos nomeados por Jesus (Lucas 6:13-14). O que João fala, diz com conhecimento de causa porque acompanhou Jesus desde o princípio (João 15:27).

João foi o discípulo mais achegado de Jesus (João 13:13-25). Esteve com Jesus em todos momentos importantes, incluindo o instante em que Jesus esteve pendurado na cruz (João 19:26).

Para apresentar Jesus como Advogado, apóstolo João recordou-se do dia em que ele e outros discípulos passaram com o Senhor pelas searas, em um sábado e, tendo fome, os discípulos colheram espigas e comeram (Mateus 12:1). E os fariseus levantaram-se e acusaram-lhes dizendo que eles estavam a violar o sábado (Mateus 12:2).

Naquele dia, Jesus reagiu a favor dos discípulos e com argumentos fundamentados nas Escrituras. Jesus lembrou a eles que Davi e os que com eles estavam, comeram pães da proposição na Casa de Deus, quando teve fome (Mateus 12:4) e ainda fez menção à lei, dizendo que aos sábados os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa; querendo com isso deixar claro que não se devia culpar os discípulos, pois estavam com Jesus e Ele é maior que o templo (Mateus 12:5-7).

Eu não sei se você consegue perceber este nível de argumentação de Jesus só para defender os discípulos [risos…]. O bom de andar com Jesus está nisso. Ele é maior que o templo e é Senhor até do Sábado (Mateus 12:6,8).

Deixe-me explicar o que é isso de Jesus ser Senhor até do Sábado. Quando Jesus fala assim está a dizer que até o sábado, o dia mais importante para Deus, deve se submeter a Ele; o sábado deve se sujeitar às vontades e apetites de Jesus. O sábado não manda; Jesus é o Senhor tanto do sábado quanto dos Homens e de toda criação.

É por isso que quando você anda com Jesus todas coisas te são lícitas (I Coríntios 10:23). Por uma questão de não querermos irritar a Deus optamos pelo que edifica e glorifica, e abstemo-nos do que não convém (I Coríntios 10:22-23); mas tudo nos é lícito [risos…].

Outro evento em que Jesus agiu como advogado foi no caso da mulher adúltera. A bíblia diz que a mulher adúltera foi encontrada no próprio acto de adultério, encontraram-na em flagrante (João 8:3-4). Normalmente quando a autoridade encontra-te em flagrante já não há muito por onde se argumentar para te livrar da condenação, mas naquele caso não foi assim.

A bíblia diz que os escribas e os fariseus levaram a mulher encontrada em pleno adultério para o templo. Apresentaram ela a Jesus dizendo o que havia acontecido e lembraram que Moisés tinha dito que tais mulheres tinham de ser apedrejadas; e perguntaram a Jesus o que Ele dizia a respeito disso.

Jesus, sem correr para responder, fica escrevendo no chão. Jesus estava no templo a ensinar o povo naquele dia (João 8:2), mas interrompeu a aula para ficar a escrever no chão [risos…] e, vendo a insistência, Ele fala em defesa da mulher dizendo “Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (João 8:7).

Diz a bíblia que ninguém conseguiu condenar a mulher adúltera; todos saíram do templo um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos (João 8:9). Helloooooo! Jesus não mandou ninguém sair do templo; Ele só disse que quem não tivesse pecado que atirasse pedra contra ela. Por outra, as palavras do advogado fizeram com que todos acusadores não se sentissem dignos de estar no templo.

Jesus e a mulher adúltera ficaram a sós no templo e o Senhor olha para ela e pergunta “onde estão aqueles seus acusadores? Ninguém te condenou?” E ela disse: Ninguém, Senhor (João 8:10-11). Vocês não imaginam como estava o coração daquela mulher; ela acabava de escapar da pena de morte por meio do apedrejamento por um crime que ela havia cometido. O grande Advogado defendeu-lhe dessa condenação com uma simples frase.

Para fazer face ao reino das trevas, todos nós precisamos de um advogado deste calibre. Quando um demónio se levantar para dizer “est(e)a é meu/minha, deram-me com fulano de tal no tratamento para enriquecer, ter mulheres e poder”, Jesus vai levantar para dizer “eu morri por ele(a) na cruz, resgatando-lhe de toda maldição da lei, e a porção dele(a) é a bênção de Abraão” [risos…].

Jesus não só defende dos acusadores deste mundo (João 8:7,10-11), Ele é o advogado diante Do Pai Celestial (I João 2:1). Jesus é o único advogado que consegue fazer Deus perdoar pecados do Homem e devolver a amizade entre o Homem e Deus (Efésios 2:16). Ele é um advogado anormal, Jesus assume a culpa do transgressor (Isaías 53:5).

A boa parte do assunto é que Ele faz esse trabalho de graça; você só precisa aceitá-Lo como seu advogado (Romanos 10:9). E não é daqueles advogados que fazem o serviço e depois distanciam-se de si até o dia do próximo problema; Jesus é aquele tipo de advogado que depois de te defender quer viver consigo para te ensinar a não cair em nenhuma outra cilada; Ele ensina até você chegar num nível em que você ensina os outros a não cair em ciladas.

Já acabei de pregar! Quem é o primeiro que diz em seu coração quero Este advogado na minha vida? Se você é essa pessoa, clica aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top