Deserto da Judeia

Prudência

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma das coisas que o cristão tem de ter cuidado é o perigo de confundir fé e emoção. O cristão precisa de saber que a fé (confiança em Deus, neste caso) não dispensa a prudência. É sobre este negócio que vamos estudar hoje.

Na parábola das 10 virgens (Mateus 25:1-13), Jesus fala-nos de cinco virgens prudentes e cinco virgens loucas. Elas iam ao encontro do esposo com as suas lâmpadas. As prudentes levaram lâmpadas e azeite consigo, mas as loucas só levaram lâmpadas.

A bíblia diz que o esposo demorou chegar e elas acabaram apanhando sono involuntariamente. Mas à meia-noite o noivo veio e uma voz acordou-lhes para irem receber o esposo. Então tiveram de preparar as lâmpadas. As prudentes, como tinham azeite de reserva, puderam preparar. As lâmpadas das loucas estavam a apagar-se e como não tinham reserva consigo ficaram em apuros.

Podemos perceber nesta parábola que tanto as prudentes quanto as loucas eram mulheres de fé. Todas tinham fé de que o esposo viria. Contudo, as prudentes, ao levarem o azeite de reserva consigo, demonstram que para além da fé tinham noção da dependência. As prudentes não puseram metas para Deus, antes pensaram que Ele poderia desejar vir mais tarde, e então levaram consigo o azeite de reserva.

Por sua vez, as loucas, ao não levarem azeite de reserva, demonstraram que tinham fé que o esposo ia chegar antes do azeite acabar nas suas lâmpadas. A fé está lá, mas não manifestam dependência. É aquele tipo de crente que diz estou orando por assunto “x” até Fevereiro, Deus vai responder-me [risos…]. Isso é loucura! Isso é falta de noção de dependência. Você vai ser um frustrado em Cristo, por causa dessas emoções [risos…]. É preciso andar com azeite de reserva. É preciso viver prevenido.

Leia comigo Mateus 10:16 “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.

Jesus quando disse ide e pregai o evangelho em toda parte, garantiu que estará connosco até a consumação dos séculos e que todo poder está com Ele (Mateus 28:18-20). Apesar disso, Ele manda-nos ser prudentes.

O Senhor Jesus, falando assim, é como quem diz: cristão, você anda com Aquele que tem todo o poder, mas seja prudente, pois ao seu redor estão os lobos. Quem tem todo o poder tem capacidade para me defender de todos os lobos, mas Jesus diz: meu filho, seja prudente.

Alguns perguntam: “afinal ele não é Homem de Deus?”; “afinal ela não é Mulher de Deus?”; “não pregam eles que devemos confiar em Deus? Já porque andam com segurança?” [risos…]. Jesus responde: seja prudente como a serpente (Mateus 10:16). Quem serve a Deus deve combinar a simplicidade e a prudência.

Crer que Deus vai abrir céu e fazer cair dólares na sua mão, você sentado em casa é fé. E de facto Deus de Israel pode fazer isso, afinal de contas estamos a falar do Deus que fez chover pão para alimentar o povo (Êxodo 16:4). Então essa fé encontra enquadramento na bíblia. Mas o mais prudente, meu amigo, é você acordar cedo e ir trabalhar.

Abrir negócio e crer que Deus vai trazer clientes, só por você dobrar joelho e orar é fé. Mas o mais prudente mesmo, é você acordar cedo, orar e depois ir procurar clientes. Crer que vai orar muito até Deus dar revelações como os “grandes pregadores” do youtube é fé, mas o mais prudente mesmo, é você orar e separar tempo para sentar e estudar a bíblia com muita calma e cuidado.

A prudência complementa a fé. A prudência é o alicerce da fé. A fé sem a prudência está condenada ao fracasso. Confiar em Deus e não ser prudente não leva a lugar nenhum. Jesus disse que o homem imprudente edifica sua casa sobre areia, e descendo chuva e soprando vento cai e é grande a sua queda (Mateus 7:24-27).

Ser crente não é só cantar e tirar lágrimas de alegria no culto. Este caminho é longo e espinhoso. Se você quiser trilhá-lo até ao fim precisa ser prudente para que no seu próximo passo não coloque o pé sobre o espinho. A prudência está no pôr em prática a palavra de Deus (Mateus 7:24).

Deus desce para Josué e diz “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás” (Josué 1:8).

A prudência é que confirma a tua fé, porque a fé está no coração e a prudência está nas suas atitudes. Fé sem obras é morta. Isso significa: fé sem atitude é morta. É muito simples entender isso, é só estudar a passagem dos malfeitores na bíblia. Ao estudarmos Lucas 23:33-43, vimos que o malfeitor que foi ao paraíso tão-somente confiou que Jesus é o Senhor e teve atitude ao pedir que Jesus se lembrasse dele ao entrar no Seu Reino (Lucas 23:40-42).

Sei que há muita gente dando-se bem na vida sendo imprudente. Há gente dando-se bem na vida mesmo fornicando; há gente dando-se bem na vida sendo corrupto; há gente dando-se bem na vida sendo prostituta de luxo; há gente dando-se bem na vida por meio de pactos com demónios; há gente dando-se bem na vida metendo-se no sistema do mundo…

Amado de Jesus, um dia o vento vai soprar. Um dia o vento vai soprar. Um dia o vento vai soprar. Ninguém passa desta terra sem experimentar esse dia. Um dia o vento vai soprar. Diz a bíblia que se o vento soprar e você estiver na imprudência, a sua casa vai cair e grande será a sua queda (Mateus 7:24).

Arrependa-te! Arrependa-te e seja prudente! Arrependa-te e aplica-te para purificar o seu caminho observando as palavras de Jesus. A prudência para alma está no abordar ou encarar a vida fazendo uso das orientações do evangelho de Cristo.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top