Uma das coisas que o cristão tem de ter cuidado é o perigo de confundir fé e emoção. O cristão precisa de saber que a fé (confiança em Deus, neste caso) não dispensa a prudência. É sobre este negócio que vamos estudar hoje.
Na parábola das 10 virgens (Mateus 25:1-13), Jesus fala-nos de cinco virgens prudentes e cinco virgens loucas. Elas iam ao encontro do esposo com as suas lâmpadas. As prudentes levaram lâmpadas e azeite consigo, mas as loucas só levaram lâmpadas.
A bíblia diz que o esposo demorou chegar e elas acabaram apanhando sono involuntariamente. Mas à meia-noite o noivo veio e uma voz acordou-lhes para irem receber o esposo. Então tiveram de preparar as lâmpadas. As prudentes, como tinham azeite de reserva, puderam preparar. As lâmpadas das loucas estavam a apagar-se e como não tinham reserva consigo ficaram em apuros.
Podemos perceber nesta parábola que tanto as prudentes quanto as loucas eram mulheres de fé. Todas tinham fé de que o esposo viria. Contudo, as prudentes, ao levarem o azeite de reserva consigo, demonstram que para além da fé tinham noção da dependência. As prudentes não puseram metas para Deus, antes pensaram que Ele poderia desejar vir mais tarde, e então levaram consigo o azeite de reserva.
Por sua vez, as loucas, ao não levarem azeite de reserva, demonstraram que tinham fé que o esposo ia chegar antes do azeite acabar nas suas lâmpadas. A fé está lá, mas não manifestam dependência. É aquele tipo de crente que diz estou orando por assunto “x” até Fevereiro, Deus vai responder-me [risos…]. Isso é loucura! Isso é falta de noção de dependência. Você vai ser um frustrado em Cristo, por causa dessas emoções [risos…]. É preciso andar com azeite de reserva. É preciso viver prevenido.
Leia comigo Mateus 10:16 “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.
Jesus quando disse ide e pregai o evangelho em toda parte, garantiu que estará connosco até a consumação dos séculos e que todo poder está com Ele (Mateus 28:18-20). Apesar disso, Ele manda-nos ser prudentes.
O Senhor Jesus, falando assim, é como quem diz: cristão, você anda com Aquele que tem todo o poder, mas seja prudente, pois ao seu redor estão os lobos. Quem tem todo o poder tem capacidade para me defender de todos os lobos, mas Jesus diz: meu filho, seja prudente.
Alguns perguntam: “afinal ele não é Homem de Deus?”; “afinal ela não é Mulher de Deus?”; “não pregam eles que devemos confiar em Deus? Já porque andam com segurança?” [risos…]. Jesus responde: seja prudente como a serpente (Mateus 10:16). Quem serve a Deus deve combinar a simplicidade e a prudência.
Crer que Deus vai abrir céu e fazer cair dólares na sua mão, você sentado em casa é fé. E de facto Deus de Israel pode fazer isso, afinal de contas estamos a falar do Deus que fez chover pão para alimentar o povo (Êxodo 16:4). Então essa fé encontra enquadramento na bíblia. Mas o mais prudente, meu amigo, é você acordar cedo e ir trabalhar.
Abrir negócio e crer que Deus vai trazer clientes, só por você dobrar joelho e orar é fé. Mas o mais prudente mesmo, é você acordar cedo, orar e depois ir procurar clientes. Crer que vai orar muito até Deus dar revelações como os “grandes pregadores” do youtube é fé, mas o mais prudente mesmo, é você orar e separar tempo para sentar e estudar a bíblia com muita calma e cuidado.
A prudência complementa a fé. A prudência é o alicerce da fé. A fé sem a prudência está condenada ao fracasso. Confiar em Deus e não ser prudente não leva a lugar nenhum. Jesus disse que o homem imprudente edifica sua casa sobre areia, e descendo chuva e soprando vento cai e é grande a sua queda (Mateus 7:24-27).
Ser crente não é só cantar e tirar lágrimas de alegria no culto. Este caminho é longo e espinhoso. Se você quiser trilhá-lo até ao fim precisa ser prudente para que no seu próximo passo não coloque o pé sobre o espinho. A prudência está no pôr em prática a palavra de Deus (Mateus 7:24).
Deus desce para Josué e diz “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás” (Josué 1:8).
A prudência é que confirma a tua fé, porque a fé está no coração e a prudência está nas suas atitudes. Fé sem obras é morta. Isso significa: fé sem atitude é morta. É muito simples entender isso, é só estudar a passagem dos malfeitores na bíblia. Ao estudarmos Lucas 23:33-43, vimos que o malfeitor que foi ao paraíso tão-somente confiou que Jesus é o Senhor e teve atitude ao pedir que Jesus se lembrasse dele ao entrar no Seu Reino (Lucas 23:40-42).
Sei que há muita gente dando-se bem na vida sendo imprudente. Há gente dando-se bem na vida mesmo fornicando; há gente dando-se bem na vida sendo corrupto; há gente dando-se bem na vida sendo prostituta de luxo; há gente dando-se bem na vida por meio de pactos com demónios; há gente dando-se bem na vida metendo-se no sistema do mundo…
Amado de Jesus, um dia o vento vai soprar. Um dia o vento vai soprar. Um dia o vento vai soprar. Ninguém passa desta terra sem experimentar esse dia. Um dia o vento vai soprar. Diz a bíblia que se o vento soprar e você estiver na imprudência, a sua casa vai cair e grande será a sua queda (Mateus 7:24).
Arrependa-te! Arrependa-te e seja prudente! Arrependa-te e aplica-te para purificar o seu caminho observando as palavras de Jesus. A prudência para alma está no abordar ou encarar a vida fazendo uso das orientações do evangelho de Cristo.
Comments powered by CComment