Caná

Conveniência da morte de Jesus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Ao visitar os quatro evangelhos na bíblia é possível encontrar Jesus em vários momentos a pronunciar-se a respeito da sua morte (Lucas 17:25; 24:7). Calculo que era um discurso difícil de perceber para os discípulos por ser estranho. É esquisito alguém falar de um jeito que demonstra conhecer o seu tempo de morrer, em que condições isso iria acontecer, razões e ainda por cima prometer ressuscitar [risos...].

Em quase todos momentos em que Jesus tocava neste assunto o fazia dizendo palavras parecidas com “convêm” ou “importa” (Lucas 22:37). Então hoje iremos procurar entender com alguma profundidade a razão pela qual esta morte era conveniente.

Vamos abrir as nossas bíblias em Hebreus 2:14-15: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o Diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.” Ámen!

Muita gente olha para a morte como parar de respirar ou coração parar de bater. Mas esses são apenas sinais da morte, pois lendo Tiago 2:26 podemos entender morte como a separação entre o espírito e o corpo, considerando que o Homem é composto por corpo, alma e espírito (Tessalonicenses 5:23).

Atentando para o segundo capítulo de Hebreus, onde está o trecho que lemos no início, podemos ver que os Céus perceberam que para destruir o Diabo havia necessidade de recuperar as chaves da morte (Apocalipse 1:8), ou seja, ter um Senhor que tem autoridade sobre a morte. Todavia, esta morte entrou por meio da acção de um ser formado por Deus com carne e sangue (Romanos 5:12).

Os Céus ao procurarem uma forma eficaz de fazer isso, decidiram enviar para terra Aquela que estava no começo com Deus e por meio Dela Deus fez todas coisas, e nada do que existe foi feito sem ela, a saber: a Palavra (João 1:1-3). O envio foi feito por meio da transformação da Palavra em ser humano na barriga de Maria (João 1:14).

Em Hebreus nos é explicado que era necessário que a Palavra fosse transformada em ser humano, porque quem pecou foi um ser formado por Deus com essa natureza (Romanos 5:12). Então, a forma dos Céus marcarem um encontro de combate com a morte era assumir a forma do Homem para poder provar a morte (Hebreus 2:14).

Oro a Deus para que eu me possa fazer entender hoje [risos...]. Há muita gente questionando, como pode um Deus deixar seu Filho morrer daquela forma? A razão dessa questão é de não entender a necessidade de haver um frente-a-frente entre a morte e Jesus, para a destruição desta força do Diabo.

Pedro disse, e está registado em Atos 2:24, que após Jesus provar a morte e ter um frente-a-frente com ela, esta não conseguiu lhe dominar. Logo no primeiro instante, a morte começou a ter problemas. Diz a bíblia, em Mateus 27:50-53, que assim que Jesus morreu, os túmulos se abriram e muitas pessoas que haviam morrido crendo em Deus foram ressuscitadas. Era muito prejuízo que a morte estava acumular, que ao terceiro dia viu que é melhor soltar Jesus [risos...].

É fundamentado nesta vitória que Jesus agora pode dizer: “Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Provando a morte, Jesus não só conquistou autoridade sobre a morte, como também o fez sobre o inferno. Esses dois respeitam esse nome. Não tendo Jesus enfrentado a morte não teria evidenciado o seu poder sobre ela, por isso mesmo convinha morrer.

Por meio de Jesus, agora Deus dá esta vitória sobre a morte a nós. Isso vai se completar quando Jesus voltar, pois aí os nossos corpos serão transformados em corpos gloriosos e se cumprirá o que as Escrituras Sagradas dizem: A morte está destruída! A vitória é completa! (I Coríntios 15:54).

Livrar os escravos pelo medo

A morte tem um poder muito grande entre os Homens. Ela leva muita gente a servidão por medo dela. Tem muita gente hoje que mesmo sem querer serve as trevas por ter medo de morrer.

Alguém simplesmente disse para ela que se não ceder o seu bebé para passar pelo fogo ou apresentar a defuntos, seu filho vai morrer. Alguém disse que se deixar de fazer tratamentos para ter riqueza e ser promovido no serviço vai morrer. Alguns violam sexualmente bebés, crianças e adolescentes em obediência a tais tratamentos, por medo de morrer. Vejam só o que o medo da morte faz: acorrenta as pessoas.

Alguns são curandeiros (no Brasil chamam de “pai santo”)! Tentaram fugir disso com seu próprios meios, mas uma doença acompanhada de ameaça de morte levou-lhes a ceder à pressão. O medo fez-lhes prisioneiros do Diabo.

Mas eu tenho alegria de anunciar que Jesus morreu para libertar a si que durante anos tem sido escravizado por causa do medo da morte. Se quiserdes e crerdes no Senhor Jesus, agora mesmo você pode abandonar esse tratamento que te leva a violar sexualmente sua própria filha; Se quiserdes e crerdes no Senhor Jesus, agora mesmo você pode recusar ser curandeiro; Se quiserdes e crerdes no Senhor Jesus, agora mesmo você pode entregar esses panos que ficam embaixo da cama e coisas que enterraste no quintal. Pode pedir assistência de um servo de Deus, de uma igreja mais próxima da sua casa e se já for crente da sua igreja mesmo, para o ajudar a sair disso, que a morte não vai tocar você por isso.

Como eu sei que a morte não vai te fazer nada? Essa morte que te ameaça respeita o nome de Jesus. Aí vem a pergunta, como viverei se entregar? Em Hebreus 4:2 está a resposta, você viverá de Palavra de Deus misturada com fé em Jesus. É assim que vivem os justos (Gálatas 3:11).

Impunha-se que fosse como os homens

Há pelo menos dois grupos que caíram por meio da acção de Satanás: uma parte dos Anjos, que agora são conhecidos como demónios; e o Homem (II Pedro 2:4; Génesis 3). Todavia, Jesus foi enviado para ajudar os Homens, sendo sacerdote que vai diante de Deus para expiar os pecados do povo (Hebreus 2:16).

Na qualidade de sumo sacerdote, Jesus precisava de descer do nível de Palavra de Deus para em tudo ser semelhante a nós a fim de poder viver na primeira pessoa o que nós vivemos. Em Hebreus 2:18, é explicado que Jesus como alguém que teve uma experiência humana pode ajudar a nós, sendo ele um exemplo ou referência a seguirmos. A bíblia diz que Jesus passou pelas tentações, mas não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano (I Pedro 2:22).

Já imaginou se Jesus viesse como Palavra, como Deus iria fazer cair sobre Ele a iniquidade de nós todos? Tinha que ser como nós para tomar sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levar sobre si, ser ferido pelas nossas transgressões para que o castigo que nos traz a paz estivesse sobre ele e pelas suas pisaduras fôssemos sarados. Assim nós passamos a ter um sumo sacerdote misericordioso e fiel.

Já acabei de pregar! Quem deseja receber Jesus, Palavra que se fez ser humano, para ajudar os homens? Quem diz eu quero ser crente a partir de agora? Quem diz eu quero passar a seguir Jesus? Se você é essa pessoa clica aqui para fazer connosco a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

597006
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
218
896
3153
538260
11793
11495
597006

Seu IP: 40.77.167.136
2024-09-18 11:22

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top