Caná

Vida jubilosa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Trago um bom tema para hoje: vida! A palavra de Deus quer nos ensinar como viver. Se não souber como se vive, ficará a espera do tempo de Deus, enquanto o tempo de Deus é agora (João 16:23). Jesus é vida por si mesmo (João 14:6), portanto nada melhor do que aprendermos dEle como se vive.

Quando sentamos um pouco e procuramos ver como Deus vive verificamos as seguintes coisas: projecção (Génesis 3:15); uso da sabedoria na edificação (Provérbios 3:19); vive um dia de cada vez (Génesis 1:4-8); avalia (Génesis 1:18b); e descansa (Génesis 2:2). Podemos encontrar mais coisas, mas basicamente, o nosso Deus vive assim e nós vamos procurar mergulhar um pouco nesta maneira dEle de viver para podermos imitar.

Projecção

Lucas 14:28 “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”

Normalmente, Deus, antes de fazer algo importante primeiro projecta. Foi assim quando quis criar o Homem (Génesis 1:26); foi assim quando quis destruir a terra com dilúvio (Génesis 6:13); e há ainda vários momentos na bíblia que mostram que uma determinada acção de Deus foi antecedida por uma projecção.

Repare que o tempo que estamos a viver hoje, em que o Homem tem autoridade para pisar toda força do Diabo (Lucas 10:19), foi projectado em Génesis 3:15. E o projecto actual de Deus é a vida eterna (I João 2:25). Deus vive assim, sempre está seguindo curso de um projecto.

O crente tem de ter sempre um projecto… um sítio onde pretende chegar. O crente tem de ter sempre uma torre por construir, de preferência deve estar escrito num papel ou no coração. Mas tem de ter um projecto.

Publicidade

Depois de ter projecto, entra para aquilo que Jesus ensina: sentar e fazer as contas para ver o custo do seu projecto. Quando se fala de custo, corremos logo para o dinheiro. Mas a verdade é que um projecto ou desejo tem uma vasta gama de custos. Posso trazer custos espirituais e emocionais, só para ajudar a desbloquear a mente.

Quando você senta e verifica todos custos do seu projecto/desejo, poderá desenhar uma melhor estratégia de realizar sem parar ao meio ou desistir. Vou dar-te um exemplo: projecto de Deus era destruir o Homem com a terra, poupando a vida de Noé, sua família e dois de cada espécie de animais; para isso, Deus precisava de água para o dilúvio; arca da madeira de gofer para proteger Noé e sua família; e precisava aguentar mais tempo lidando com a corrupção do Homem até Noé terminar de construir a arca (Génesis 6).

Posso dar outro exemplo; a vinda de Jesus Cristo para terra foi muito cara para Deus (I Coríntios 7:23); é por isso que Deus não enviou Jesus logo que Adão pecou; Deus teve de dividir em etapas, e quando viu que já estava tudo pronto enviou Jesus (Gálatas 4:4).

A vinda de Jesus foi preparada ao mínimo detalhe. Só para ter ideia, Deus disse a Moisés que cumpridos os dias da purificação por dar a luz um varão deveria se oferecer um cordeiro de um ano; mas os que não tinham condições podiam oferecer dois pombinhos (Levíticos 12:6-8). Se você for a prestar atenção perceberá que José e Maria ofereceram dois pombinhos, e isso significa que Jesus nasceu numa família pobre (Lucas 2:21-24). Isso não é coincidência, isso é para mostrar que Deus preparou a vinda de Jesus ao mínimo detalhe. Aconteceu dessa forma porque Deus projectou. Não ande a ter uma vida de adaptação e arranjo. Faça projecto.

Uso da sabedoria na edificação

Você pode materializar o seu projecto de várias formas. Você pode alcançar seus objectivos de vida usando pecado, usando meios meramente humanos, usando meios diabólicos, importando-se ou sem se importar com Deus, misturando todos esses. Há mil e uma maneiras de alcançar os seus objectivos.

Sei que isso pode escandalizar alguém. Mas não fica bem eu mentir-te. Certamente você já viu gente que está nem aí para Deus, mas está alcançando seus objectivos de vida. Nunca viste mulher casada que hoje dorme nesta cama e amanhã dorme noutra, mas que está alcançando seus objectivos de vida? [risos…]

Publicidade

Mana Euridce, deixe-me contar-te um segredo: há homens casados que se lhes for perguntado em quantas camas já dormiram, você pode pensar que são gerentes de hotéis. Mas o pecado, ainda fresco, apanha promoção e acerta negócio [risos…].

Meus irmãos, é preciso ficar claro que há muitas maneiras de alcançar seus objectivos de vida. E é aqui onde entra o nosso amor a Deus. Deus vê o nosso amor por Ele quando, diante de todas essas opções corrompidas e perversas de alcançar nossos objectivos de vida, decidimos implementar o nosso projecto observando a orientação bíblica (Filipenses 2:15; III João 4).

A bíblia diz “Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma” (Provérbios 24:3). Depois de você projectar e verificar o custo, use a sabedoria para edificar. Edificar com sabedoria é buscar o que você quer, usando o método bíblico.

Alguém pode perguntar qual é a diferença entre a pessoa que procura alcançar os seus objectivos de vida atentando para o método bíblico e aquela que nem se importa com Deus? Jesus responde em Mateus 7:24-26, dizendo que aquele que escuta a bíblia e pratica constrói sobre a rocha. Porém, aquele que ouve e não faz constrói sobre a areia.

A pessoa que alcança o que quer atentando para as balizas bíblicas desce chuva, correm rios, e assopram ventos para lhe combater, mas não cai. O sonho alcançado usando método bíblico pode vir pandemia Covid-19, depois vir pandemia Covid-20, a seguir pandemia Covid-21, mas não cai, porque foi construído com prudência física e espiritual.

Segundo Jesus, que não mente, a pessoa que alcança os seus objectivos de vida sem se importar com o método bíblico está tudo bem enquanto estiver tranquilo; mas no dia que descer chuva, e assoprarem ventos para lhe combater, grande será a sua queda (Mateus 7:26-27). A diferença está no dia mau, quem constrói com sabedoria de Deus está preparado para resistir às adversidades.

A queda que Jesus se refere tem duplo sentido. Jesus está a falar no sentido material, que são seus objectivos; e está a falar no sentido espiritual, neste caso a casa que cai é o seu corpo (morte) e a grande queda é a ida ao inferno.

Vive um dia de cada vez

Tem gente que tem projecto, está a construir a sua vida usando método bíblico, mas tem muita pressa. Quer viver todo o ano no mesmo dia. Calme um pouco! Não é assim que se vive. Deus vive um dia de cada vez. Para si hoje é 2020, para Deus hoje é dia 2 depois de Cristo (I Pedro 3:8) [gargalhada…]. Quando chegarmos ao ano 3000, para Deus será dia 3. Então relaxe um pouco.

Quando Jesus disse “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6:34), Ele estava a dizer em outras palavras: viva um dia de cada vez. Implemente o seu projecto de vida vivendo um dia de cada vez.

Avaliar

A cultura de autoavaliação deve fazer parte da vida quotidiana do crente. O crente tem de ter o hábito de avaliar se a sua vida está a andar de acordo com o que projectou ou não.

Se você for abrir Génesis 1, vai ver que Deus vive dessa forma. Depois de cada passo que dava, Deus avaliava. “E chamou Deus à porção seca Terra; e o ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom.” (Génesis 1:10)

Deus é omnisciente, não precisa avaliar (sem fazer avaliação Ele já sabe se está bom ou mau). Mas Deus fez questão de apreciar em Génesis, para nos mostrar que é preciso sentar e avaliar.

Em três anos e meio após o baptismo Jesus fez coisas que mudaram e marcaram o mundo. Ora, nestes seus 10 anos pós-baptismo o que é que você já fez? É preciso avaliar-se…

Dependência e descanso

Depois de fazer projecto, implementar usando método bíblico, progredir no plano um dia de cada vez, e avaliar… depois destas coisas, você já pode esperar a mão de Deus. Provérbios 21:31 diz “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória”.

Só para terminar, vamos ler juntos Mateus 13:51 “E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas?”… Se você entendeu, encorajo-te a imitar o modo de vida de Deus.

Já preguei… Se você ainda não segue Jesus Cristo, e o seu coração deseja dar o primeiro passo, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador. Vem viver a misericórdia de Deus!

Se você já é crente ou deseja orar connosco temos três calendários de oração e você pode escolher em qual quer se envolver. Todos eles, você segue no seu canto de oração. Temos o Plano de Oração para casados; Calendário Reavivando o meu canto de oração; e o programa O Intercessor. Jesus ama-te!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top