Caná

Descrição da sabedoria

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estudando a bíblia encontro três tipos de sabedoria: sabedoria humana; sabedoria diabólica; e sabedoria de Deus (1 Coríntios 2:4; Tiago 3:15). Conjuntamente, vamos estudar a característica de cada uma delas.

Importância

A sabedoria é a coisa principal nos Céus, na terra, bem como no reino das trevas. É por meio dela que se edifica a casa, ou seja, ela é imprescindível para toda iniciativa que se pretende executar (Provérbios 24:3). Foi por meio da sabedoria que Deus fundou a terra (Provérbios 3:19), como também foi por meio da sabedoria que Satanás alcançou o seu poder “formando” o reino das trevas (Ezequiel 28:1-4, 12-13).

Ter sabedoria é, também, importante para uma melhor leitura das circunstâncias e posterior tomada de decisão de benefício comum ou individual (Provérbios 4:6; I Reis 3:16-28).

Sabedoria dos Homens

Esta sabedoria é também conhecida como sabedoria humana ou de homem natural. Ela provém do espírito do Homem (I Coríntios 2:11) e a pessoa que a possui é chamada de sábio segundo a carne (I Coríntios 1:26). Esta sabedoria destaca-se por consistir em palavras persuasivas (I Coríntios 2:4). Ela não é de todo má. É por meio dela que o Homem estabelece regras de convivência sem compromissos com a aliança bíblica, os chamados preceitos ou tradição dos Homens, que vai passando de geração em geração. Contudo, começa a ser má ou prejudicial quando tais preceitos ou hábitos e costumes entram em choque com a aliança que Deus estabeleceu (Mateus 15:3-9).

A bíblia chama ela de rudimentos do mundo com aparência de sabedoria com vista a disciplinar as pessoas (Colossenses 2:8,23). Na verdade, a sabedoria dos Homens é limitada. Por meio dela, em hipótese nenhuma pode-se entender as coisas do Deus verdadeiro (I Coríntios 2:11-14).

Por meio da sabedoria humana posso entender quase tudo sobre esta vida e trazer soluções para boa parte dos problemas dos Homens. Mas quando o assunto é Deus, simplesmente não faz sentido (I Coríntios 2:14). Para a sabedoria dos Homens, falar de ressurreição dos mortos, vida eterna, vinda de Jesus, e todos esses assuntos bíblicos é loucura (Atos 17:32).

Sabedoria diabólica

Antes do Diabo cair era servo de Deus e ocupava uma posição privilegiada nos Céus (Ezequiel 28:13). Deus criou-Lhe como um querubim (uma categoria de anjo) com três qualidades: aferidor de medidas; cheio de sabedoria; e perfeito em formosura (Ezequiel 28:12). Por conta da iniquidade, as qualidades Dele ficaram pervertidas (Ezequiel 28:15). Para dizer que a sabedoria faz parte da natureza de Satanás, porém, com a sua queda passou a usá-la para a prática da sua maldade.

A sabedoria diabólica é manifestada ao nível da terra por meio do Homem. Ela é caracterizada pela amarga inveja e sentimento de parcialismo no coração. Esta sabedoria sempre resulta em perturbação e obra perversa. Isto é, sempre desagua na morte espiritual e/ou física; roubo; e destruição (Tiago 3:14-16; João 10:10).

Esta sabedoria não se poupa, muitas vezes chega a instrumentalizar a sabedoria dos Homens, levantando, por meio dela, oposições da falsamente chamada ciência (I Timóteo 6:20-21). Vai até as últimas consequências com a finalidade de cegar o entendimento dos Homens de modo a levá-los a rejeitar o evangelho de Cristo, criando múltiplas religiões e promovendo evangelho diluído com a pregação de outro Jesus (Romanos 11:4).

Diferença entre a sabedoria humana e diabólica

A sabedoria humana é inocente, isto é, os que a possuem apegando-se aos preceitos e doutrinas de Homens negam a Deus sem saber o que estão a fazer (I Coríntios 2:14-15; Lucas 23:34). O sábio segundo a carne nega Deus e Sua doutrina porque não consegue discernir as coisas espirituais.

Por sua vez, a sabedoria diabólica não é inocente. Os que levam a vida andando nela sabem que Deus existe e Jesus é o caminho para relacionar-se com o Criador dos Céus e da terra, mas negam com o propósito de cegar o entendimento dos incrédulos (II Coríntios 4:4).

A sabedoria diabólica é maior que a dos Homens, apesar de as duas não compreenderem as coisas de Deus; leva vantagem porque o Diabo conhece todo segredo dos Homens (Ezequiel 28:2-3; Mateus 16:23). Muitas vezes a sabedoria diabólica usa a sabedoria humana como um aliado para combater Deus. A heresia nasce quando a sabedoria diabólica usa a sabedoria dos Homens como aliado, promovendo compreensão carnal da Bíblia (Colossenses 2:18-19).

Quem estuda a bíblia pode entendê-la ao nível da letra ou do Espírito. Quando a pessoa entende ao nível da letra, cai no engano; mas quando compreende pelo horizonte do Espírito, é edificada (II Coríntios 3:6).

Sabedoria de Deus

Esta é a verdadeira sabedoria (Provérbios 2:7). Ela é o próprio Jesus Cristo (I Coríntios 1:24; 2:7) e é dada aos Homens por via do Espírito Santo (I Coríntios 2:13).

A sabedoria de Deus começa quando amamos a Deus (Provérbios 9:10; I João 4:18-19). Quem conferir os versículos mencionados há-de notar que Salomão escreveu temor como princípio de sabedoria; assim fez porque na altura vigorava a lei, mas por meio da carta de João podemos ver que com a vinda de Jesus Cristo e manifestação do amor de Deus, o temor foi substituído pelo amor. Nisto sabemos se amamos Deus: quem ama Deus segue Jesus e o Seu ensino (João 14:21). Examine-se e aproxime-se!

Quando aceitamos Jesus como Senhor, recebemos o Espírito de Deus (I Coríntios 12:3); e o Espírito de Deus faz com que tenhamos a mente de Cristo, uma mente que sabe as coisas de Deus (I Coríntios 2:11,13-16). É por isso que, sendo Homens, podemos ter sabedoria de Deus, que é Jesus, pois o Espírito Santo dá-nos a mente dEle. O Espírito do Senhor ensina palavras ao Homem, comparando as coisas espirituais entre elas (I Coríntios 2:13).

A sabedoria de Deus é pura; pacífica; moderada; tratável; cheia de misericórdia e de bons frutos (resultados); imparcial; e sem hipocrisia (Tiago 3:17).

Como ter sabedoria de Deus

A bíblia recomenda o Homem a colocar a sabedoria de Deus como seu desejo principal a alcançar na vida (Provérbios 3:13; 8:11). Como disse no texto Pregador sábio, assim que você aceita Jesus como Senhor, você já é sábio segundo os Céus, é uma questão de crescer procurando conhecer mais e mais a Jesus sob orientação do Espírito Santo (Deuteronómio 4:6).

Hoje estamos a aprofundar um pouco o que vimos naquele texto. Apóstolo Tiago, em sua carta geral, ensina que quem não tem sabedoria pode pedi-la a Deus e ser-lhe-á dada (Tiago 1:5).

É possível aceitar Jesus e ter falta de sabedoria. Isso acontece quando não nos deixamos guiar pelo Espírito Santo (Hebreus 3:7-9); isto porque sabedoria de Deus vem a nós quando o Espírito do Senhor ensina palavras ao nosso espírito (“coração”), levando-o às profundezas de Deus (I Coríntios 2:10,13). Quando você dobra o joelho pedindo sabedoria, o que Deus faz é ensinar-te mais, levando a sua mente a mergulhar mais através do Espírito que Ele te deu quando você aceitou Jesus como Senhor.

Quando o crente pede sabedoria a Deus, Ele dá. O problema é que o cristão pede sabedoria e depois não estuda bíblia, isso faz com que ele seja um menino em Cristo e não cresça. Ora esta, o Espírito de Deus dá mente de Cristo, ensinando o espírito do Homem, comparando coisas espirituais entre elas; mas ao menino em Cristo não se fala como a espirituais (I Coríntios 2:13,16; 3:1). É por isso que Deus responde esse pedido e os crentes pensam que Deus não atende. Irmã(o), estude a bíblia, preencha seus pensamentos reflectindo em torno do que estudou, e viva o que você estudou (Deuteronómio 4:6).

Para além da sabedoria que todo crente recebe ao aceitar Jesus como Senhor, o cristão pode ser uma pessoa cheia de sabedoria de Deus (Deuteronómio 34:9). Na verdade, é o mesmo Espírito e a mesma sabedoria, mas em proporções maiores.

De acordo com o propósito que Deus tem com a sua vida, o Espírito de Deus pode te dar o dom da palavra de sabedoria. Ser uma pessoa cheia de sabedoria tem a ver com achar graça aos olhos de Deus (I Coríntios 12:11). Ele pode oferecer sem você pedir; pode dar, respondendo ao pedido feito em oração; assim como pode dar porque você procurou (I Coríntios 12:31). Mas ao receber o dom é preciso estar ciente de que Deus encheu-te de sabedoria, porque você achou graça aos olhos de dEle, e não porque você merece.

Há muito mais coisas a aprendermos sobre sabedoria de Deus, mas era isto que queria partilhar consigo. Se você ainda não é cristão e o seu coração deseja dar o primeiro passo, clique aqui para fazer a oração de aceitação. Se você deseja orar connosco é só utilizar o nosso calendário de oração ou o plano de oração para casados.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598764
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1204
772
4911
538260
13551
11495
598764

Seu IP: 207.46.13.124
2024-09-19 21:31

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top