Caná

Perfil de um discípulo de Jesus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Palavra de Deus quer, hoje, fazer-nos conhecer o perfil de um discípulo agradável aos olhos do Senhor Jesus Cristo, o salvador do mundo. Saber o que os céus esperam de nós é extremamente importante, para não andarmos desnorteados e defraudarmos as expectativas do Reino Eterno.

Muita gente tem confundido as coisas com aquela expressão: Deus só quer o coração. Usam essa expressão para continuar no pecado e na rebeldia. Escuta, quando a bíblia fala do coração refere-se à convicção ou princípios da pessoa, porque é desses princípios de onde procedem maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, frutos, falsos testemunhos e blasfémias (Mateus 15:19).

Deus só quer o seu coração. Sim, porque Deus sabe que o segredo é ter o coração. Deus só quer o seu coração para mudá-lo. O Senhor Jeová sabe que basta mudar o seu coração a sua vida será transformada. Por isso a bíblia diz em Ezequiel 36:26b “e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.

Enquanto conhecemos o perfil de um discípulo agradável aos Céus, deixa Deus fazer essa transformação em você. Permita que haja remoção e colocação de um coração de carne, que é sensível ao bem e ao mal. Permita que haja uma mudança de princípios do seu retrato moral, uma evolução das suas qualidades.

1 – Compreender rapidamente coisas básicas

Vamos ler Mateus 15:16-17 “Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora?”

Jesus respondia assim para os discípulos, numa altura em que os discípulos ainda não tinham recebido o Espírito Santo. Ou seja, o discípulo de Jesus independentemente do seu estágio de relacionamento com Deus não pode se conformar com o facto de não entender coisas básicas.

8875519

Para isso, o discípulo de Jesus não pode ter preguiça de pensar quando ouve ou lê algo. Cidadãos do Reino dos Céus não são atrasados para ter que pedir explicação por tudo e por nada. Exercita diariamente, procura entender as coisas, quanto mais rápido melhor.

Contudo, é preciso ter também humildade para perguntar quando não entende ou tem dúvida de algo.

Outro dia, Jesus começou a falar ao povo por parábolas e os discípulos perguntaram-lhe: porque lhes fala por parábolas? E Jesus respondeu que enquanto os discípulos podiam compreender as coisas do reino o povo não podia (Mateus 13:10-11). Veja que entre as parábolas tinha a parábola do trigo e do joio, mas os discípulos não entenderam e foram pedir a explicação (Mateus 13:36).

2 – Autonomia

Jesus não gosta de gente que tendo instrumento para fazer algo, não age com autonomia. Depois de o pai do jovem lunático ter dito que os discípulos não puderam expulsar o demónio, Jesus reagiu dizendo “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrereis ainda? Trazei-mo.” (Marcos 9:19)

O discípulo de Jesus tem de fazer as coisas acontecerem, aplicando aquilo que recebeu como instrução. Quer dizer, o professor ensina como colocar uma lâmpada e no final do dia tem de vir o próprio professor pôr a lâmpada. Isso é inadmissível.

É interessante a forma como discípulos agiram. Eles passaram aquele caso para o Senhor Jesus e no final de tudo os discípulos foram perguntar por que eles não conseguiram. A atitude é exemplar! Quando você não consegue passa o caso para quem consegue e pergunta onde você falhou, para que não volte a cometer esse erro.

3 – Ser aberto

Outra coisa que Jesus não gosta é hipocrisia. Discípulo de Cristo tem de ser aberto até para casos sensíveis. Não é admissível fingir que está tudo bem enquanto por dentro está ardendo de inquietação.

estudiando la biblia 868x398

Certa vez Pedro tomou a palavra e questionou a Jesus “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos, que receberemos?” E Jesus respondeu que vão se assentar nos 12 tronos para julgar o povo (Mateus 19:27-28).

Tem gente que se envolve em projectos sem clareza no princípio. E, quando começa a circular dinheiro, começa a murmurar. Seja aberto! Não caminha no escuro. Isso vai dar problema! Se você não está esclarecido, pergunta!

4 – Gostar de ouvir

Lucas 6:46 “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”

O verbo ouvir na bíblia transcende o seu sentido literal. A palavra ouvir na bíblia significa obedecer. Por isso Deus disse em Isaías 1:19 “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra”.

Lendo os versículos seguintes de Lucas 6:46 podemos ver Jesus dizendo que quem não lhe obedece está edificar sua vida na areia e sem fundação nenhuma e vai desabar a qualquer momento. O discípulo de Jesus tem de ter prazer de obedecer a bíblia para ter uma vida alicerçada e inabalável.

5 – Conhecer Jesus

João 4:22a diz “Vós adorais o que não sabeis”. É triste, mas há pessoas seguindo Jesus sem saber quem é Jesus, o que Jesus tem para lhes oferecer, e muito menos o que elas têm de fazer para chegar às tais promessas.

É por certo que ninguém conhece Jesus na plenitude, todos nós conhecemos Jesus em parte (I Coríntios 13:9). Porém, a bíblia manda crescer no conhecimento a respeito de Jesus. O discípulo de Jesus precisa de crescer de menino para homem no conhecimento das coisas celestiais (I Coríntios 13:11).

Ainda a respeito de conhecer Jesus, o discípulo de Cristo tem de saber separar a voz de Jesus e a voz de gente falsa. A bíblia diz em João 10:4-5 “E, quando tira fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.”

2318481534 pulpito pastor

6 – É prudente

O discípulo de Jesus tem de avaliar os efeitos colaterais das suas escolhas, sobretudo do que diz, faz ou reage. Não se pode agir com emoção e precipitadamente.

Certa vez Jesus profetizava “Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim”; Pedro reagiu dizendo “Ainda que todos se escandalizem em Ti, eu nunca me escandalizarei”; e Jesus profetizou dizendo vais me negar, mas Pedro disse “Ainda que me seja necessário morrer contigo, não Te negarei”; resultado, na hora “H” Pedro negou Jesus (Mateus 26:31-35, 69-75).

Os céus não querem emocionados. Os céus querem pessoas com entendimento. A bíblia diz em Marcos 12:30 “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Discípulo de Cristo precisa agir com entendimento.

7 – Tem foco

O discípulo de Jesus tem de ter foco na salvação. Alegrar-se porque o nome dele está escrito no livro da vida, não porque faz currículo tirando demónios de pessoas (Lucas 10:20). Da salvação não abre mão, se for necessário morrer morre (Atos 7:1-60).

Se você ainda não aceitou Jesus como Senhor, eis a oportunidade de se tornar Filho de Deus. Para aceitar Jesus como Senhor clica aqui. Depois procura uma igreja para congregar, peça Deus para direcionar a sua escolha.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top