Convite Cristão

Maria, mãe de Jesus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Meu coração está muito alegre e animado. Hoje quero falar de Maria, a mãe de Jesus. Sei que não é comum evangélico falar de Maria. Mas hoje quero pregar Maria [risos...], a bendita entre as mulheres!

Maria é uma mulher que fez parte do projecto de Deus para o resgate do Homem caído. A existência de Maria nos planos de Deus é-nos feita conhecer em Génesis 3, depois que o Diabo entrou na serpente e enganou a mulher (Génesis 3:13).

Podemos ver isso lendo Génesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Quando a bíblia fala semente, está falar de filhos ou descendentes; por meio desta frase Deus estava anunciando a vinda de Cristo, que pisou e nos deu poder para pisar o Diabo (Lucas 10:19).

Ao estudarmos Génesis mais um bocadinho, vemos que Satanás entendeu muito bem a mensagem. Daí que o Diabo decidiu inviabilizar o projecto de Deus, fazendo Caim matar Abel (Génesis 4:8). A ideia era fazer com que os descendentes de Eva fossem corrompidos. Contudo, Deus escolheu as coisas loucas para confundir as sábias; e viabilizou o projecto dEle através de Sete, um dos muitos filhos de Adão e Eva (Génesis 5:1-4).

Se você for a estudar a genealogia de Jesus, notará que apesar de Adão e Eva terem nascido muitos filhos e muitas filhas, Jesus veio da parte de Sete, filho de Adão (Lucas 3:23-38). Ninguém pode impedir o projecto de Deus.

A existência de Maria na projecção de Deus para a salvação das nações fica mais clara, nos dias de Acaz, quando Deus revelou que a mãe de Jesus daria a luz sendo ainda virgem.

Leia comigo Isaías 7:14 “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” Vamos ler também Mateus 1:22-23 “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus connosco)”.

Ilustração extraida do site Canção Nova
Esta Ilustração foi extraída do site Canção Nova

A parte do projecto envolvendo Maria começa a materializar-se no tempo de Herodes, rei da Judeia, no sexto mês da gravidez de Isabel, mulher de Zacarias, o sacerdote (Lucas 1).

Do que a bíblia nos fala sobre ela, podemos ver que Maria era judia, e pertencia à casa de Davi (descendência). Maria era humilde. A humildade de Maria não tem a ver com ser pobre ou rica, mas sim com o facto de ser uma mulher que se submetia ou respeitava a lei ou Palavra de Deus (Isaías 7:13-14; Lucas 1:48a). A humildade de Maria tem a ver com o seu comportamento em relação a autoridade de Deus.

O maior sinal de que Maria era submissa a lei de Deus é o facto de Maria não ter feito sexo com nenhum homem antes de ir ao lar (Lucas 1:34).

Vale recordar que naquela altura vigorava a lei de Moisés, segundo a qual toda mulher israelita não devia fazer sexo enquanto vivesse em casa dos pais; sexo só depois do casamento. Maria submeteu-se a essa lei. Salientar que quem fizesse sexo com um homem morando em casa dos seus pais, tinha de ser apedrejada pelos homens até a morte (Deuteronômio 22:20-21).

Essa coisa de guardar a virgindade até ao dia do casamento é válida até hoje em que vigora a graça. Ninguém deve fazer sexo enquanto mora com os seus pais; ninguém deve fazer sexo antes de casar; isso é fornicação (Atos 15:29). A única coisa que já não é válida é atirar pedras às pessoas que fazem isso; agora cada um vigia sua própria consciência; cada um escolhe se quer ir ao inferno ou aos céus.

A humildade de Maria chamou a atenção de Deus para materializar este projecto nela (Lucas 1:48a). Contudo, o mérito não é de Maria, mas sim de Deus. A bíblia diz que Maria achou graça diante de Deus. Maria achou um favor imerecido aos olhos de Deus (Lucas 1:30). A bíblia está a dizer, Maria fez bem a parte dela, mas isso não era suficiente para ela gerar Jesus. Maria é bendita não por causa do que ela fez, mas sim por causa do que Deus fez. Aleluiaaaa!

Ilustração extraida do site clickriomafra
Esta Ilustração foi extraída do site clickriomafra

Agora já estou a pregar! Agora vamos ver o que é que Deus fez? Quando Maria estava comprometida com José; quase… quase para ir ao lar; o anjo Gabriel desceu e disse “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus” (Lucas 1:31).

Maria perguntou ao anjo “Como se fará isso, visto que não conheço varão?” (Lucas 1:34). Na linguagem bíblica “conhecer varão” é fazer sexo, ou seja, Maria estava a perguntar como aquilo ia acontecer tendo em conta que ainda era virgem.

Veja a resposta do anjo “…Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35). Risos… Maria engravidou com o Espírito Santo e se cumpriu a palavra falada pelo profeta Isaías; virgem ficar grávida.

Atenção! O facto de Maria ter engravidado com o terceiro da trindade, Deus Espírito Santo, não faz de Maria uma rainha. Maria não é rainha; Maria não é Nossa Senhora. Com todo o respeito que tenho pela fé católica que ensina isso! O facto de ser mãe de Jesus e ter engravidado do Senhor Deus, via Espírito Santo, não dá Maria o estatuto de Nossa Senhora; porque Maria é serva de Deus.

Podemos conferir isso em Lucas 1:38 “Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.” Podemos confirmar isso lendo Lucas 1:48 “porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações, me chamarão bem-aventurada.”

Maria é serva de Deus. Em português barato, Maria é empregada de Deus. Ela é tão empregada quanto Moisés; é tão serva quanto Josué, Davi, e outros servos e servas. Obviamente é uma serva especial. O facto de Deus ter feito filho com serva, não torna a serva rainha, para que consideremos ela Nossa Senhora. Serva é serva; não sou eu quem está dizer que Maria é serva; ela própria é quem disse que ela é serva.

Você pode conectar versículos, forçando-os para chamar Maria de Nossa Senhora; mas o certo é que Maria como Senhora não existe na bíblia; antes ela se apresentou como serva do Senhor Deus. E nenhuma doutrina deve contrariar o que a própria Maria disse. Maria é serva bendita entre as mulheres.

Continuando… Maria foi ao lar já grávida de Jesus. Depois do casamento com José, não houve lua-de-mel [risos…]. A lua-de-mel teve de ser adiada para depois de Jesus nascer [risos…]. A bíblia diz “e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogénito; e pôs-lhe o nome de Jesus” (Mateus 1:25). Ou seja, Maria permaneceu virgem até o dia que nasceu Jesus, depois disso manteve relações sexuais com seu marido José.

Cuidava-se ou pensava-se que Jesus era filho de José, também da casa de Davi (Lucas 3:23). Aliás, “oficialmente” José e Maria eram pais de Jesus (Lucas 2:41). Das relações sexuais que tiveram Maria e José vieram os irmãos de Jesus. Portanto, Jesus foi o primeiro filho do casal e depois vieram os outros.

Para além de Lucas 2:7 chamar-lhe de “seu filho primogénito”, Mateus 12:46 diz “E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe”. E João 2:12 diz “Depois disso, desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali não muitos dias.”

Olhando ainda para o perfil de Maria, podemos ver que ela foi uma boa mãe para Jesus. Ela valorizava muito as obras de Jesus desde pequenino. A bíblia diz que no dia que lhe procuraram e lhe encontraram no templo no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os, ela e José maravilharam-se (Lucas 2:46-48). Jesus tinha ainda 12 anos. Infelizmente hoje muitos pais não vêm o tesouro que Deus coloca nos seus filhos.

Outra evidência de ter sido boa mãe é que José e Maria tiverem quota-parte na educação de Jesus, mas a sujeição a eles não lhe corrompeu (Lucas 2:51-52).

Ainda olhando para o perfil de Maria, podemos ver que ela era uma mulher cheia de fé. Maria tinha muita fé. Jesus ainda não tinha feito nenhum sinal, mas Maria já acreditava que Jesus fazia milagre.

Ainda estou a pregar… A bíblia diz, em João 2:1-13, que Jesus estava na festa em Caná da Galileia. E Maria foi ter com Jesus e disse: não tem vinho. Jesus fez charme para sua mãe. Mas Maria simplesmente chamou os empregados e disse: fazei tudo que ele vos disser. Há pessoas que quando Jesus faz charme recuam, mas Maria não recuou, antes até arriscou-se a ser envergonhada. Maria teve fé que o filho dela era a solução da festa. E Jesus não lhe envergonhou, transformou água em vinho.

Há pessoas que estão a espera de ouvir dizer que Jesus curou alguém com Sida para começarem a crer e buscar essa cura. Escuta, Maria não ouviu testemunho de ninguém, e Jesus ainda não tinha começado a fazer milagres (João 2:11). A única coisa que Maria sabia é que para Deus nada é impossível (Lucas 1:37); e teve fé [confiou] que Jesus era a resposta para aquele problema. Resultado: viu Jesus principiando milagres.

Maria era compreensiva. Ela conformava-se com a vontade de Deus e sabia sofrer isso no momento de dor. Podemos ver isso no dia de crucificação do seu filho Jesus. A bíblia diz que Maria estava junto à cruz de Jesus, ao lado da sua irmã, Maria, mulher de Clopas, e de Maria Madalena (João 19:25). Se fosse mãe de algumas pessoas comuns, teria feito confusão [risos…]. Mas Maria soube posicionar-se, ficou perto como quem diz: filho, eu não te abandono.

Maria estava falando em silêncio. O mundo zombando dEle, dizendo salva-te Jesus… Mas Maria ficou ali esperando a última palavra do seu filho para si. E Jesus na cruz tirou a última palavra para sua mãe.

“Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: - Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: - Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele” (João 19:26-27).

Meditando nos primeiros dois períodos dessa passagem, fica a parecer que Jesus estava dizer que Maria é mãe de todos discípulos. Mas a ponta final da passagem e o contexto em que Jesus falou isso deixa-nos esclarecidos que Maria é mãe daquele discípulo que estava ali, pela vontade de Jesus. Jesus estava mandar aquele discípulo cuidar da mãe dEle.

Jesus viu que a sua mãe estava ao lado de mulheres. Quem estava amparar Maria naquela fase difícil eram mulheres (Maria, Mulher de Clopas, e Maria Madalena) … Jesus disse ei eiei isso não vai dar certo… isto é muito pesado para mulheres… e entregou a mãe dEle a um discípulo [risos…].

Jesus tomou uma boa decisão. Maria iria sofrer muito sendo amparada por Maria Madalena naquela fase. Só para ter uma ideia, Maria Madalena era uma mulher muito sensível e facilmente entrava em pânico. No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro na escuridão da madrugada, nem entrou, só viu a pedra tirada e correu foi dizer aos discípulos (João 20:1-2). Quando os discípulos voltaram para casa, Maria Madalena ficou a chorar junto ao sepulcro (João 20:11). A decisão de Jesus foi boa.

Vendo o que Isabel, mãe de João Baptista, disse à Maria, estando ela cheia do Espírito Santo, em Lucas 1:42, e o que Jesus falou sobre João Baptista, em Mateus 11:11, podemos dizer que Maria mãe de Jesus e João Baptista são os maiores servos. Contudo, quem ouve e põe em prática a palavra de Deus é maior do que eles.

A bíblia diz em Lucas 11:27 “E aconteceu que, dizendo ele essas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste! Mas ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”

As Escrituras registaram que Maria, sob os cuidados do discípulo amado, depois da morte de Jesus frequentou as reuniões com os discípulos. No dia de Pentecostes, Maria estava lá orando com os discípulos, mas ela não tinha nenhuma autoridade ali (Atos 1:14-26). Contudo, depois deste versículo não há mais informação sobre esta serva. O que a Bíblia Sagrada não diz é porque não é importante para nossa salvação.

---

Para utilizar o calendário de oração “Semeando de Joelhos” e ter uma vida de oração activa clica aqui. Se você puder, clica no botão whatsapp aqui em baixo (caso esteja acessando pelo telemóvel) e partilha este texto com uma pessoa.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599434
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
117
1757
5581
538260
14221
11495
599434

Seu IP: 18.224.70.204
2024-09-20 01:18

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top