Convite Cristão

Inteligência dos céus!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O cardápio que trago à mesa propõe-se a mostrar o mistério da formação de Adão e Eva e o nascimento de Jesus Cristo. Queremos estudar um pouco a relação entre estes dois eventos.

Antes de avançar, se calhar dizer que estamos num momento em que o mundo inteiro está agitado com o coronavirus. O meu apelo a todo crente é que siga as medidas de prevenção e oremos com todas nossas forças. Jesus Cristo ensina-nos a sermos pessoas prudentes e simples quando estamos no meio de lobos (Mateus 10:16).

Quero dizer aos irmãos infectados (tanto em Moçambique quanto fora) que temos orado por vós e que grande é a nossa expectativa no Senhor. Já disse que não sou profeta [risos…], apenas creio no versículo que diz “a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tiago 5:15). Se você também acredita vai ficando animado, pois chegou o tempo de ver quão forte é a mão do Senhor dos Exércitos.

Agora sim. É interessante olhar para forma como Deus forma Adão e Eva. Deus começou por formar Adão a partir do pó da terra e soprar o fôlego da vida (Génesis 2:7). E a partir de uma das costelas de Adão, Deus formou Eva (Génesis 2:21-22). E a ordem que estes dois tinham é que se multiplicassem e enchessem a terra (Génesis 1:28). De facto, Adão e Eva cumpriram essa ordem. Eles geraram muitos filhos e filhas, durante 930 anos (Génesis 5:4-5).

Só para evitar confusão, naquela altura as pessoas casavam-se entre irmãos. Se for a prestar atenção vai perceber que Sara era irmã de Abraão (Génesis 20:12). Deus começou a proibir esse tipo de relacionamento depois que tirou Israel do Egipto (Levítico 18:1-18). Antes, Deus não proibia porque queria que a partir de Adão e Eva a terra fosse povoada (Génesis 1:28).

Ao estudarmos Génesis 1:28 e o desenrolar da história de nascimento na terra (Génesis 4:1), podemos entender que o projecto primário de Deus é que todos que pudessem ver e viver no Seu Reino fossem nascidos a partir de uma relação sexual entre o varão e a varoa.

Mas esse plano não funcionou, por causa do pecado. Nós fomos gerados depois do pecado. Portanto, todos nascemos já mortos ou, se preferir, separados de Deus (Romanos 5:12).

Demos um problema muito grande para Deus resolver. O Homem que tinha ordem para multiplicar e encher a terra passou a gerar gente morta; passou a gerar seres carnais. E Deus não podia mudar. A maneira dEle de ser não Lhe permite retroceder naquilo que diz (Tiago 1:17). E como Deus não recua naquilo que diz, Ele utilizou a inteligência e sabedoria para elaborar uma segunda forma de nascer; Ele desenhou uma maneira de nascer que corrige o problema da primeira. E essa segunda maneira foi inaugurada por Jesus Cristo.

Alguém aqui se lembra do encontro entre Jesus e Nicodemos? Jesus falou de dois nascimentos: nascimento da carne; e nascimento do Espírito (João 3:6). É sobre isto que estou pregando.

Antes, o evangelho era pregado por anjos, hoje é pregado por Homens (Hebreus 2:2-4). Ao estudarmos Lucas 1:30-38, vemos que Jesus nasceu por meio da interacção entre a Palavra ministrada pelo Anjo Gabriel, o mover do Espírito Santo, e um ser humano (Maria). Ou seja, Palavra de Deus – Espírito Santo – e Ser Humano. Assim acontece o nascimento do Espírito. Por isso vos disse que Jesus o inaugurou.

O nascimento do Espírito acontece quando uma pessoa se expõe para ouvir a Palavra de Deus; e depois há um contacto entre esta mesma pessoa com o Espírito Santo, pois é o Espírito que convence que a palavra que ouve é verdadeira (João 16:8).

No momento em que você aceitou Jesus, você nasceu como Jesus. Você passou a ser um nascido do Espírito. E a minha bíblia diz em João 3:6: “o que é nascido do Espírito é espírito”.

Deixa que te desprezem por ser crente e alegra-te nisto: você nasceu como Jesus. Deixa que te achem louco, você está completo; depois de nascer na carne, em Adão, nasceu no espírito, em Cristo. O seu corpo, a sua alma, e o teu espírito estão vivos.

Qual é o benefício disso? Podemos encontrar a resposta em I Pedro 1:23-25 “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.”

Ao sermos nascidos do Espírito, passamos a pertencer a uma semente incorruptível que é Cristo, que vive e permanece para sempre. Outro benefício, é que a parede que nos separa de Deus (carne) é derrubada e por meio de Cristo passamos a ter acesso e a estar perto de Deus (Efésios 2:13-18).

Permanecendo como nascido da carne (negando seguir Jesus), assumimos responsabilidade de uma vida sem proveito espiritual. Negligenciando o segundo nascimento e permanecendo como nascido da carne, a pessoa até pode viver e ter uma vida gloriosa, mas como erva vai secar (morrer) e tudo que conquistou vai cair como flor da erva (que é ele). Ou seja, ele e suas obras não permanecem para sempre.

A excepção da geração que Jesus vai encontrar no dia da sua segunda vinda (I Coríntios 15:51-52), todos nós vamos morrer, é verdade; mas o nascido do Espírito, ainda que esteja morto viverá, e todo nascido do Espírito que pertencer à geração que Jesus for a encontrar na Sua segunda vinda nunca morrerá (João 11:25-26).

E a vida que o nascido do Espírito vai viver ainda que esteja morto, não é uma vida qualquer; é uma vida em abundância, em que não há lágrimas, não há morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; é uma vida em que habitará com Deus no mesmo tabernáculo (João 10:10; Apocalipse 21:3-4). Digo-vos uma verdade: bem-aventurados os que morrem sendo já nascido do Espírito, até tecto para morar herdarão (João 14:2)!

Tem gente que entende mal [risos…]. Eu não estou a dizer que você não deve viver, ser próspero e ter vida apreciável, como ter uma casa e carro de luxo. Eu não penso como quem diz “vai morrer e deixar”; porque eu entendo que se morrer e deixar, os filhos herdarão, e é muito bom que os filhos herdem riquezas e não pobreza. Não há problema nenhum em crente ser rico. Até porque a bíblia recomenda a todo cristão a trabalhar com as próprias mãos ou a ter negócios para que ande honestamente e não necessite de coisa alguma (I Tessalonicenses 4:11-12). Crente não deve ser preguiçoso (II Tessalonicenses 3:10). O que estou a dizer é que você tem de nascer do Espírito para que esta vida não termine sem nenhum proveito espiritual e você perca os benefícios que este tipo de nascimento traz após esta vida terrena chegar ao fim.

Já acabei de pregar! E se você quiser, ainda hoje e agora, pode ser nascido do Espírito; a bíblia diz “se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Romanos 10:9); se você quer dar este passo importantíssimo na sua vida, clica aqui para fazer esta oração, confessando Jesus como seu Senhor.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599524
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
207
1757
5671
538260
14311
11495
599524

Seu IP: 13.58.59.133
2024-09-20 01:33

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top