Convite Cristão

Papel dos profetas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Antes quero recomendar-te a Prismuny Serviços e Sabores. É uma organização que oferece serviços de decoração alimentar e produtos como cocktails, iogurte de malambe, sobremesas como pudim, mousse, doces e bolos de malambe e muito mais para o seu evento. Mais adiante tem o contacto da Prismuny Serviços e Sabores.

Agora sim… a nossa mensagem hoje vai girar em torno da função dos profetas nos dias de hoje. Há uma diferença entre os profetas que Deus levantou antes da vinda de Jesus e os profetas levantados após a descida do Espírito Santo a esta parte. A diferença está ligada à função do seu serviço e é sobre isso que vamos aprender.

Leia comigo Efésios 2:19-20 “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”.

Antes de Jesus vir à terra, Deus era o Senhor (Isaías 43:15). Isso significa que Ele próprio Deus se encarregava de levantar profetas, sacerdotes e orientar-lhes (Êxodo 10:21). Foi nessa fase que Deus levantou profetas como Moisés; Isaías; Malaquias; e outros.

A partir do momento em que Jesus veio à terra, Deus “passou” a ser Pai (Mateus 6:9), pois entregou o Reino a Jesus (João 3:35). Daí que chamamos Jesus de Senhor (João 13:13). E Jesus como Senhor tem a função de conduzir o Reino até aniquilar todos inimigos de Deus Pai (I Coríntios 15:25-26).

Para tal, Jesus tem a autoridade para levantar pastores, apóstolos, evangelistas, doutores, e profetas (Efésios 4:11). Deixa-me abrir aspas aqui… este doutor que está nesta lista é uma pessoa que Jesus levanta/capacita para ensinar a palavra de Deus aos outros irmãos.

Pub.

Continuando… os profetas que Deus levantou (os Moisés, Malaquias, Isaías, Jeremias, e outros) tinham a função de lançar os fundamentos. Os apóstolos que Jesus nomeou (Pedro, André, Tiago e João e outros) tinham, também, a função de lançar os fundamentos.

É por isso que apóstolo Paulo disse em Efésios 2:19-20 que nós somos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas. Os fundamentos da fé cristã foram lançados pelos profetas que Deus levantou e os apóstolos que Jesus nomeou. Se prestar atenção notará que são esses dois grupos que basicamente Deus usou para escrever a bíblia.

A função dos profetas que estão no antigo testamento era lançar o fundamento. Malta profeta Isaías, Jonas e companhia não viam número de BI, nem quantos irmãos você têm [risos…]. Malta Isaías, Jonas, Oseias e companhia viam e falavam da vinda de Jesus (Miqueias 5:2). É por isso que Jesus disse “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39).

Já vimos a função dos profetas da bíblia, agora vamos ver a função dos actuais. Vamos ler Efésios 4:11-12 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

Tem gente que pensa que santo é quem morreu. Deixa-me ajudar! A bíblia chama de santo a pessoas vivas que aceitaram a Jesus (II Coríntios 1:1). Somos santos não pelas obras que praticamos, mas sim porque Jesus nos santificou morrendo por nós na cruz. Nessas todas imperfeições que você têm, você é santo. Para Jesus, você é um santo precisando de aperfeiçoamento (Efésios 4:12).

Por reconhecer que precisamos de ser aperfeiçoados o Senhor Jesus levanta pastores, apóstolos, evangelistas, doutores e profetas (Efésios 4:11-12). Ou seja, a função dos profetas actuais é aperfeiçoar a igreja. E este aperfeiçoamento tem dois objectivos: obra do ministério e edificação do corpo de Cristo (Efésios 4:12).

Os profetas actuais não lançam fundamento. Todos que vieram depois dos profetas e apóstolos que estão na bíblia são edificados sobre o fundamento já existente (Efésios 2:20). O papel do profeta de hoje não é prover princípios, quem tinha essa função são os que estão na bíblia; o profeta de hoje faz o serviço dele na base desses princípios lançados pelos profetas e apóstolos que estão na bíblia.

Portanto, esquece isso de que já não há profetas nos dias de hoje. Jesus ainda levanta profetas, mas estes devem servir na base dos fundamentos bíblicos. Toda revelação que o profeta de hoje recebe da parte de Deus tem de ir de acordo com a bíblia. Isso é diferente do que aconteceu com Moisés, por exemplo; o que Deus revelava a Moisés era o próprio fundamento.

O ministério de profeta não é feito de qualquer maneira. A bíblia estabelece directrizes de como deve ser feito este serviço ao Senhor. Quem não segue as directrizes da bíblia dificilmente atingirá a finalidade desse ministério e corre risco de tornar-se um vaso de desonra na casa de Deus.

A orientação que a bíblia dá especificamente para o ministério profético é que se profetize para edificar, exortar, e consolar (I Coríntios 14:3). Quando o profeta faz o seu trabalho usando esta orientação atinge o objectivo do ministério que Jesus lhe confiou, que é aperfeiçoar os crentes em Cristo.

Na edificação, o profeta dá uma melhor direcção à igreja ou aos homens. Na exortação, o profeta actua como um João Baptista [risos…], basicamente procura levar as pessoas a arrependerem-se de certas atitudes que Deus lhe revela que a igreja possa estar a tomar sem se aperceber ou em oculto.

No consolo, o profeta tira a inquietação das pessoas ou devolve a esperança a alguém. Apóstolo Paulo sabendo da tristeza dos Tessalonicenses por causa das pessoas mortas, revelado pelo Espírito Santo, falou-lhes que os que em Jesus dormem irão ressuscitar na vinda de Cristo e contou-lhes como seria o evento (I Tessalonicenses 4:13-18). Desse modo consolou o povo. Geralmente, consola-se revelando o que está por vir.

Outra orientação é que tudo que um profeta fala deve ser examinado. O próprio profeta deve examinar e a pessoa que ouve também deve examinar (I Tessalonicenses 5:20-21). Biblicamente não é errado profetizar durante o culto, mas a bíblia orienta que os outros examinem enquanto se profetiza (I Coríntios 14:29). Tudo tem de ser examinado com a bíblia. Deus não revela coisas contrárias à bíblia (Isaías 8:20).

Há alguns que dizem “deixa de falar com os seus pais porque são feiticeiros, sua vida está parada por causa dos seus pais” [risos…] profecia esquisita. A bíblia diz honra o teu pai e tua mãe para tua vida andar (Efésios 6:2-3). O Diabo sabota muita gente. A diversão do Diabo é ver crentes acreditarem nas suas mentiras.

Alguns profetas até são pessoas de boa-fé, mas por não vigiarem, o Diabo conseguiu perverter-lhes e hoje viraram vasos para vergonha. Quando Deus usa alguém não aniquila as faculdades mentais da pessoa, um servo de Deus é livre; a liberdade quando é mal utilizada o Diabo aproveita.

Mas há que separarmos. Há profetas que Jesus levanta. Mas também há profetas de Baal, e há profetizadores.

Profetas de Baal são profetas do Diabo [risos…]. Esses são perigosos. Esses até ajudam aos pobres, pregam bem, “fazem milagres”; são mansos; visitam os doentes e reclusos; atravessam mares e terras pregando evangelho; mas se você for a prestar atenção para o ensino deles, notará que discretamente estão a produzir filhos do inferno (Jeremias 23:13; Mateus 23:15).

Agora, profetizador é o nome que Deus dá a aqueles que fazem comédia (Ezequiel 13:1). Dizem que Deus lhes revelou enquanto Deus não disse nada.

Profetizadores levam visão de vaidade, sonhos mentirosos, adivinhações, coisas do seu próprio coração e dizem que é Deus que falou, fazendo pessoas esperarem o cumprimento de uma palavra falsa (Ezequiel 13:6). Deus não gosta dessa brincadeira! Se Deus não te enviou e nem te deu ordem não minta para Ele. É uma questão de tempo, Deus vai envergonhar-te e vai livrar o povo que enganas (Ezequiel 13:17-23). Arrependa-te enquanto ainda é tempo! Quem tem ouvidos para ouvir, ouça…

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top